Aplicação da Análise Estratégica em uma Organização Sem Fins Lucrativos: O Caso de uma ONG do RN
Resumo
Em meio competitivo, as empresas percebem a necessidade de se implantar estratégias de produção para poderem sobreviver. No entanto, percebemos que as empresas sem fins lucrativos não estão incluídas o bastante nesse posicionamento, visto ser um assunto pouco estudado, mas que estão enquadradas nesse mercado ao buscar financiamentos. O presente trabalho tem o objetivo de discutir a validade de estratégias de produção para a sobrevivência e crescimento das organizações sem fins lucrativos, mostrando o planejamento estratégico de uma Organização Não Governamental, localizada em Natal-RN, em situação emergencial reconhecida nacionalmente pelo trabalho que desempenha na área de educação e participação popular de jovens e adolescentes. De tal modo, verificamos o cenário atual da organização através de pesquisas e coleta de dados com os seus funcionários, fazendo uma análise da matriz SWOT, critérios competitivos e estágio em que se encontra o nível operacional, sendo possível propor melhorias e observar os benefícios desse planejamento.