v. 7 n. 1 (2010): Anais do VII Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social

UFVJM

Teófilo Otoni, MG, BR

setembro 23, 2010 – setembro 24, 2010

Publicado: 2020-05-05

Artigos

  • Maurício Dwek

    Resumo

    A partir da constatação da crise epistemológica pela qual passa a ciência moderna, identificamos a emergência de uma prática crítica na engenharia. Contudo, uma atuação crítica e reflexiva requer uma formação que abarque a tensão entre ciência, tecnologia e sociedade, reconciliando estes campos. Para tanto, apresentamos o enfoque dos estudos em ciência, tecnologia e sociedade (CTS) como contraponto à visão aparentemente neutra da ciência e tecnologia. Dentro desse contexto, a emergência da Tecnologia Social como alternativa para a atuação social do engenheiro requer um novo tipo de engenheiro: o Engenheiro Educador. Quando atua dessa forma, o engenheiro acaba por perceber a necessidade de imersão em uma realidade socioambiental específica, do desenvolvimento do diálogo entre saberes, e da prática da pesquisa-ação.

  • Igor L. dos Santos, Nádia P. de Carvalho, Eduardo B. Quesado, Heloisa H. A. B. Q. Gonçalves

    Resumo

    Neste trabalho, é apresentado um estudo de caso exploratório de extensão universitária, realizado em 2009, oriundo da Disciplina Gestão de Projetos Solidários (GPS). O trabalho se insere em um contexto de sistema aberto, que visa uma aproximação entre o Restaurante Universitário da UFRJ (RU) e agricultores familiares, da zona rural do estado do Rio de Janeiro, para desenvolvimento de projetos em parceria. Assim, o objetivo deste trabalho foi conhecer a percepção e interesses declarados pelos agricultores familiares sobre o manejo agrícola isento de substâncias químicas, a formação do grupo de agricultores em cooperativas, bem como estudar a pertinência (ou não) da aplicação dos conceitos de economia solidária e agroecologia na agricultura familiar. São revistos conceitos teóricos necessários ao entendimento do caso apresentado, seguidos da aplicação da metodologia do estudo de caso exploratório, análise e discussão dos resultados obtidos. Os resultados sinalizaram que ainda é incipiente a discussão entre agricultores agroecológicos e orgânicos e o campo da agricultura familiar é um térreo fértil para a inclusão dos conceitos da economia solidária.

  • Cristiane A. Moreira, Cristina X. Cordeiro

    Resumo

    A Política da Educação é um campo travejado de disputas de poderes e lutas de classes. No início da década de 90, essas lutas acirraram-se no Brasil, pois de um lado tinha-se uma grande parcela da sociedade demandando a presença de um Estado máximo que garantisse a efetivação de seus direitos sociais e por outro lado, um pequeno grupo dominante que pressionando por uma maior liberdade de mercado. Em meio a esse contexto, ganha força o neoliberalismo e sua proposta de estado mínino, de ampliação das iniciativas privadas e de precarização dos espaços públicos, traçando assim, novos caminhos à política da educação, que passa a se orientar em favor do grande capital. Nessa perspectiva, o presente texto visa problematizar algumas questões acerca dos reflexos do neoliberalismo e da globalização na política da educação, através da expansão do ensino superior privado, de modo especial a difusão dos cursos de Serviço Social nas instituições de ensino privado, bem como as particularidades desse curso no Vale do Mucuri - Minas Gerais.

  • Sidimara Cristina, Leonel O. Pinheiro, Fábio S. de Souza, Wederson M. Alves, Gabriel Dayer Lopes de Barros Moreira

    Resumo

    O artigo tem como objetivo apresentar parte dos dados da pesquisa “Atualização e Qualificação do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Território do Vale do Mucuri – MG” prioriza ao que tange à educação do campo, tendo como foco principal contribuir para o aprofundamento e disseminação da proposta de criação de uma educação do campo contextualizada que atenda as necessidades dos jovens incentivando a permanência no meio rural. Considerado que essa é uma ação que muitos acreditam ser a forma mais relevante para a consolidação do Desenvolvimento Territorial Sustentável, para a realização desse trabalho foi executado um diagnóstico participativo, onde 30 estudantes mais uma equipe técnica foram preparadas para a abordagem em campo. A análise preliminar dos dados obtidos revela que a Educação oferecida aos habitantes do Território do Mucuri é precária. De fato, os conhecimentos adquiridos por parte dos entrevistados é um dos instrumentos de perpetuação da desigualdade social no referido território. Além disso, este estudo traz à luz questões primordiais na discussão a respeito das mazelas governamentais referentes à Educação do Campo.

  • Magno B. Dias

    Resumo

    Este artigo visa apresentar o processo de implantação do parque da ciência da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) por meio de um relato da experiência vivida pelo seu idealizador/pesquisador. O estudo parte de uma conceituação de museus, de uma forma geral e transita pelas concepções que caracterizam suas abordagens temáticas ao longo dos tempos. O relato é apresentado, tendo como base os documentos sobre o assunto. Posteriormente, ele é analisado e discutido em seus momentos de maior relevância estratégica para a concretização do projeto, sendo que a avaliação dessas experiências evidenciam aspectos de natureza social que envolvem a busca pelo desenvolvimento da ciência na região. As parcerias que se construíram ao longo desse processo resultaram em maior afirmação do que inicialmente era apenas um plano de intenção A conclusão que se chegou é que o Parque da Ciência, assumido pela UFVJM, permanece ainda em construção, sendo necessário que sua equipe atual estabeleça um novo plano de trabalho que possa atender aos objetivos de difundir a ciência e a tecnologia, tendo em vista a sua nova realidade institucional.

  • Gabriel Dayer L. de B. Moreira, Erasmo C. Almeida, Rosamaria S. P. Loures, Leonel de O. Pinheiro, Antônio de B. Assumpção

    Resumo

    Mudanças no contexto e abordagem da política de desenvolvimento territorial trouxeram a necessidade de um ciclo de atualização do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável – PTDRS do vale do Mucuri - MG. A primeira versão do Plano foi elaborada em 2005 com referência no Diagnóstico Participativo da Agricultura Familiar. Para aprimorar e qualificar o processo de gestão, o Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar da UFVJM e a Associação Regional Mucuri de Cooperação dos Pequenos Agricultores - ARMICOPA executam, desde dezembro de 2009, o projeto “Atualização e Qualificação do PTDRS do Mucuri - MG”. A opção metodológica do projeto referencia-se na pesquisa-ação como premissa para a construção participativa e empoderamento dos sujeitos sociais. Além dos diálogos e aproximação com as realidades do campo, a metodologia proporcionou a formação de um grupo pesquisador atento a suas questões e desafios concretos, ampliando a rede de pessoas qualificadas para viabilizar uma proposta de (des)envolvimento centrada no fortalecimento e valorização cultural da Agricultura Familiar e dos Povos Tradicionais. Espera-se que a socialização da experiência da primeira fase do projeto ofereça subsídios para elaboração de planos estratégicos em outros territórios.

  • Ana P. L. Brancaleoni, Ana C. G. Borges

    Resumo

    Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de promoção e desenvolvimento da autonomia e autogestão de um grupo para geração de trabalho e renda, através do planejamento e implementação de uma horta urbana. Pretende-se ainda, compreender o processo de empoderamento dos sujeitos e as dificuldades vivenciadas ao longo do mesmo, destacando as relações estabelecidas com a Universidade e o Poder Público Municipal. Utiliza-se a metodologia participativa como proposta de atuação e análise. Constatou-se que mesmo que tenham ocorrido avanços no que se refere ao empoderamento do grupo para a autogestão e auto-suficiência, ainda há um percurso significativo para sua efetivação, em muito dificultado pelo posicionamento do Poder Público Municipal, bem como pelas contraditórias e imbricadas relações estabelecidas entre os agentes institucionais e grupo ao longo do processo. Assim, reproduzem-se, em muitos momentos, expectativas e relações assistencialistas e clientelistas, sustentando processos de exclusão e dominação. Indica-se, portanto, a necessidade de construção de novos saberes e posturas, inclusive, por parte desses agentes, frente ao risco da reprodução de práticas autoritárias, pautadas em visões estereotipadas que não só dificultam, mas inviabilizam a promoção da autogestão por parte dos grupos.

  • Resumo

    Este artigo propõe ajudar no debate sobre a extensão universitária e apresentar dados, coletados em pesquisa científica, que possam contribuir para reestruturar as práticas de programas de extensão, em especial as do PROCAD - Programa Cidadão do Curso de Administração da UFSJ. Com base nos conceitos de Terceiro Setor e Empoderamento, serão evidenciadas as dificuldades que esse Setor encontra no processo de empoderamento dos grupos com os quais atua, e como a extensão universitária tem condição de catalisar esse processo, considerando que este empoderamento é fundamental para a construção de uma sociedade mais solidária. A partir dessa discussão, pontuaremos problemas tanto nas práticas das instituições como também nas da extensão, para posteriormente apresentar algumas alternativas que visam o aperfeiçoamento das ações nas mesmas. Serão considerados argumentos presentes na literatura consultada, como também, os resultados do trabalho de campo realizado na pesquisa de iniciação científica, “Desafios na construção de um terceiro setor de contraposição: olhares sobre as formas de gestão e inserção social das entidades filantrôpicas de São João del-Rei”, com base nos dados colhidos nas entrevistas, análises documentais e observações de instituições que o PROCAD atua.

  • Cezar Luiz de Mari, Andrea Kelmer de Barros, Sidmara Cristina de Souza

    Resumo

    O artigo tem por objetivo descrever a comunidade do Pindorama – “Terra das Plameiras”
    (Bairro Solidariedade) da cidade de Teófilo Otoni em suas dimensões política, econômica e
    social. Trata-se de um bairro de periferia urbana com grandes reflexos da questão social. Ao
    longo dos anos de 2008 e 2009, a partir da realização de atividades de extensão que envolveu
    a UFVJM e os moradores da supracitada comunidade, buscou-se uma intervenção ativa e
    propositiva em termos de troca de conhecimentos. A itinerância metodológica previu
    aproximação entre a universidade e as lideranças comunitárias na perspectiva de refletir a
    realidade local e promover processos de formação de modo interativo. Os resultados apontam
    que os moradores vivem em condições econômicas desfavoráveis, baixa escolaridade, parco
    apoio governamental, seja na esfera Estadual,ou municipal. Ao mesmo tempo encontramos
    grupos organizados como a creche, jovens e mulheres buscando mecanismos de superar tais
    condições pela afirmação das políticas públicas.

  • Natasha S. F. Oliveira, Susana I. Webering

    Resumo

    Este artigo aborda o tema Economia Solidária, tendo como objetivo central compreender a relação da Universidade e a Extensão Universitária no suporte ao Empreendimento Econômico Solidário. O procedimento usado nesta pesquisa foi o estudo de caso do Projeto de Extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: Sabor do Tinguá. Foi realizada a aplicação de um questionário junto aos trabalhadores da agroindústria Sabor do Tinguá. O trabalho busca fundamentar e contextualizar algumas bases conceituais voltadas para uma melhor compreensão da Economia Solidária e da Extensão Universitária; compreender qual o papel da Universidade e da Extensão Universitária diante da sociedade; descreve a agroindústria Sabor do Tinguá, compreendendo sua origem, sua trajetória e sua gestão; faz uma análise interpretativa através do questionário para a identificação de fatores internos que a classifique como um Empreendimento Econômico Solidário; e analisa se o empreendimento Sabor do Tinguá recebeu o apoio necessário para se tornar uma agroindústria autosustentável.

  • Magda M. Tirado-Soto, Fabio L. Zamberlan

    Resumo

    A Economia Solidária surge criando identidade aos empreendimentos populares e instituindo novos princípios para os modos de produção. A maioria das pessoas que conformam estes empreendimentos são pessoas excluídas no mercado de trabalho, seja por idade, por falta de qualificação ou por inexistência de postos de trabalho. Este público alvo coloca a necessidade de dotar os empreendimentos da economia solidária com instrumentos que permitam a sua sustentabilidade e competitividade no mercado, assegurando assim, a inclusão social e econômica de enorme parcela da sociedade. Assim, estes empreendimentos representam grandes desafios para que sejam verdadeiramente solidários, autogestionarios, sustentáveis economicamente e ecologicamente corretos, e que por tanto; também representam um desafio para a teoria existente em descrever e explicar suas operações e variáveis de sucesso. Neste sentido propõe-se com este trabalho, uma reflexão sobre as variáveis que entram em jogo para que os empreendimentos solidários alcancem seus objetivos. Assim sendo, se elaborou uma matriz para relacionar a influencia do ambiente na organização, no grupo social, no indivíduo e, vice-versa, pois; mudanças importantes podem ocorrer a partir da conscientização do indivíduo. Conclui-se que a identificação das variáveis correspondentes a um empreendimento solidário pode ser determinante para provocar as mudanças almejadas pela economia solidária.

  • Tatiana R. Velloso, Ronalda B. Silva

    Resumo

    A economia solidária supõe que através da organização de trabalhadores em cooperativas, associações, empresas recuperadas, grupos informais e outros, venham a contrapor ao modelo vigente de relações econômicas excludentes. Essas organizações estabelecem os valores de posse coletiva e de gestão democrática dos meios de produção, distribuição, comercialização e crédito, sendo adequadas às necessidades sociais e econômicas destes trabalhadores. Entre esses empreendimentos, estão as empresas recuperadas para sistema de autogestão. Este trabalho apresenta e discute a realização de um estudo de viabilidade econômica que supera a visão tradicional dicotomizada da viabilidade e da gestão, e como um estudo desta natureza pode assumir aspecto de inovação social, condição necessária para a construção de outro paradigma que estabelece a construção da cooperação consciente. Como resultado se tem a recuperação da empresa com a constituição da COOPERPLÁSTICO BAHIA, em 2007, no município de Simões Filho – BA, com 28 trabalhadores do setor da indústria de reciclagem plástica e, que, apesar de inúmeros desafios, demonstra a possibilidade dessa ação a partir da interação com outras experiências em curso em âmbito nacional.

  • Airton C. Cançado, Naldeir S. Vieira, Ioná Q. Nascimento, Ana Cláudia A. Gonçalves

    Resumo

    Este trabalho visa apresentar os resultados da incubação de cinco empreendimentos solidários, situados na cidade de Camaçari no estado da Bahia, realizada pelo Instituto de Economia Solidária – IES, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. A pesquisa se enquadra em um estudo multicaso (cross case), onde a método utilizado foi a pesquisa-ação. Como resultado da pesquisa, observou-se que a metodologia de incubação utilizada não se tornou inflexível e aumentou a capacidade de auferir resultados de maneira objetiva, e, facilitou o planejamento das ações e o acompanhamento dos resultados. Observou-se, também, que a incubação de empreendimentos da economia solidária deve prezar pela manutenção da autonomia dos grupos. Mesmo quando existe uma metodologia de intervenção direta como o caso da incubação, suas premissas devem prever uma intervenção discutida e aprovada pelos cooperados.

  • Ricardo F. de Mello, Ruth E. S. de Mello

    Resumo

    Este artigo buscou discutir questões derivadas da proximidade entre as teorias circunscritas à economia solidária e o papel da tecnologia social em um contexto em que esta agregaria à economia solidária uma maior concretude, elemento importante considerando o caráter utópico dos seus princípios. A sinergia entre ambos os campos do conhecimento são claras e também variadas. Iniciativas são apresentadas e agrupadas de modo a possibilitar a formulação de questões temáticas em torno de teorias circunscritas à tecnologia social e economia solidária. Ditos agrupamentos identificam a tecnologia social em empreendimentos econômicos solidários sob a ótica da inovação e soluções técnicas; da organização e desenvolvimento comunitário; e da participação popular e controle social da esfera pública. Tal enfoque é precedido por ponderações sobre o lugar que a tecnologia tem na agenda dos agentes da economia solidária brasileira. Nesse processo, os valores não são a patente, a propriedade e a competição, mas a valorização da capacidade endógena, o do conhecimento tácito, do saber local acumulado tacitamente ainda que não sistematizado e, muitas vezes sequer refletido, pelas populações que trabalham em busca de formas de como sobreviver e de como se inserir no mercado com dignidade e autonomia.

  • Kamila B. A. Maurício, Ana C. P. Dias

    Resumo

    A presença do comércio ambulante das “Negras do Tabuleiro” ocorreu em várias regiões do Brasil, porém, cada local tem a sua peculiaridade cultural e histórica. No Arraial do Tijuco, atual cidade de Diamantina, devido à descoberta dos Diamantes, houve a imposição da Coroa no desenvolvimento local, onde as atividades eram vigiadas pelo poder da política de controle. Na intenção de dificultar e controlar o comércio ambulante foram impostas algumas formas de repressão, como o bando de 1º de março de 1743. Diante desse contexto, foi imprescindível o valor histórico e cultural formado pelas atividades das mulheres conhecidas como “Negras do Tabuleiro”. Neste sentido, este trabalho levantou dados referentes para o presente estudo dessas importantes “figuras” no processo social e econômico do Arraial do Tijuco, no período colonial. A intenção não é esgotar o tema, mas possibilitar uma discussão a esse respeito, dando a possibilidade de que outros trabalhos sejam posteriormente desenvolvidos.

  • Bianca P. Cambiaghi, João Luiz Passador

    Resumo

    Atualmente vive-se num contexto de recuperação da importância da presença do Estado nas sociedades modernas, onde governos têm adotado políticas públicas de desenvolvimento local com foco na geração de trabalho e renda para a população, especialmente no âmbito municipal. Tais estratégias de gestão local vêm adotando os conceitos de economia solidária no combate ao desemprego e proporcionando a construção de organizações autogestionáveis, baseadas na cooperação e na valorização dos conceitos de democracia, participação e cidadania. Novas formas de organização social têm surgido e se desenvolvido, com particular destaque para as redes que envolvem o setor público, as universidades e a sociedade civil organizada. Assim, busca-se neste ensaio fazer uma reflexão acerca da formação de redes entre organizações que podem ser usadas como uma estratégia para implementação de políticas públicas de economia solidária.

  • Arlete Cândido Monteiro Vieira, Roney Rezende Rangel

    Resumo

    Este estudo apresenta uma análise teórico-conceitual da Política Pública de fomento à Economia Solidária e tem como objetivo, discutir a evolução e a inserção desta política como agenda pública nos governos e sua efetiva implantação como estratégia de desenvolvimento econômico, social e político, considerando que ela reforça os princípios políticos dos movimentos e organizações da sociedade civil e houve uma crescente “politização” da economia solidária na perspectiva de sua incorporação pelo Estado (políticas públicas) e na sua visibilidade pública como uma nova questão para a agenda pública. Para tanto, utilizou-se do estudo bibliográfico; rede eletrônica; observação participante em seminários, conferências, feiras e encontros. Conclui-se que o fomento à economia solidária deverá ser entendido como política de desenvolvimento, portanto não deve ser relegada às políticas de corte assistencial ou compensatório porque tem potencial também para ser uma estratégia emancipatória para os beneficiários dessas outras políticas, elas devem reconhecer e fortalecer a organização social dos trabalhadores e a constituição do sujeito político deste segmento, elementos fundamentais para a institucionalização dos direitos e para o fortalecimento das esferas públicas democráticas no país.

  • Daniela da G. e S. V. M. de Moraes, Farid Eid

    Resumo

    O artigo tem por objetivo apontar as principais políticas públicas de apoio à economia solidária, através de uma revisão bibliográfica. Apesar dos vários desafios enfrentados pelos empreendimentos que participam da economia solidária- empreendimentos econômicos solidários-, a economia solidária pressupõe mudanças importantes no mundo do trabalho, ao incentivar a equidade, a democracia, a cooperação e a solidariedade. Nesse sentido, buscar o seu fortalecimento através de políticas públicas que a apóiem confere um sentido emancipatório ao trabalho, revelando uma possibilidade de transformação da nossa sociedade e o fortalecimento do movimento. O futuro da economia solidária pressupõe o desenho de uma estratégia de inclusão social, capaz de combinar o fortalecimento de medidas comprometidas com a redistribuição de renda e com caminhos de emancipação social, política e econômica. Dessa forma, se faz necessário o incentivo ao fortalecimento de políticas públicas de economia solidária de caráter permanente.

  • Geórgia F. Barros

    Resumo

    O presente artigo tem por objetivo a apresentação e análise do microcrédito produtivo orientado enquanto ferramenta que potencializa o fomento dos empreendimentos econômicos solidários. Parte-se do principio que tais empreendimentos ainda se deparam com uma série de constrições ao seu desenvolvimento e que tais fragilidades podem ser superadas pela ação das políticas públicas de promoção e fomento. Nesse sentido, o acesso ao (micro)crédito pode ser considerado um dos caminhos viáveis para superação de grande parte dos desafios que afligem os pequenos negócios, em especial, se esse crédito vier acompanho de informação e aprendizado.

  • Tairo G. de Sousa, Dimas A. Gazolla, Lílian dos S. F. Pereira

    Resumo

    O trabalho apresenta uma metodologia de mobilização e participação popular e alguns de seus resultados aplicados no processo de elaboração do Plano Diretor Participativo-(PDP) do Município de Novo Oriente de Minas - (N.O.M.), no Vale do Mucuri, como resultado do projeto da participação do Programa de Internato Curricular - PIC/EEUFMG, em uma experiência de ensino e extensão universitária junto à Prefeitura de Novo Oriente de Minas. O PDP estabelece diretrizes para ocupação planejada da cidade, sendo um instrumento básico da política de desenvolvimento sustentável do município. O PDP, em resumo, realiza um completo diagnóstico da situação atual do município, nos aspectos histórico-cultural, do meio físico, infraestrutura, demográfico, socioeconômico, que subsidia as diretrizes de planejamento, os instrumentos de implementação e os objetivos a serem alcançados, para melhoria da qualidade de vida da sua população, traduzidos posteriormente em Lei Municipal. O sucesso do PDP depende principalmente do grau de participação e envolvimento da população desde a fase de elaboração até a fase de execução. Em N.O.M. o processo de participação popular foi realizado com o desenvolvimento de metodologia alternativa, adaptada para realidade local, com base na metodologia do Ministério das Cidades, metodologia essa que será apresentada no presente trabalho.

  • Camila R. Laricchia, Victor M. D. A. Silva, Ana B. C. S. Gama

    Resumo

    Em meio competitivo, as empresas percebem a necessidade de se implantar estratégias de produção para poderem sobreviver. No entanto, percebemos que as empresas sem fins lucrativos não estão incluídas o bastante nesse posicionamento, visto ser um assunto pouco estudado, mas que estão enquadradas nesse mercado ao buscar financiamentos. O presente trabalho tem o objetivo de discutir a validade de estratégias de produção para a sobrevivência e crescimento das organizações sem fins lucrativos, mostrando o planejamento estratégico de uma Organização Não Governamental, localizada em Natal-RN, em situação emergencial reconhecida nacionalmente pelo trabalho que desempenha na área de educação e participação popular de jovens e adolescentes. De tal modo, verificamos o cenário atual da organização através de pesquisas e coleta de dados com os seus funcionários, fazendo uma análise da matriz SWOT, critérios competitivos e estágio em que se encontra o nível operacional, sendo possível propor melhorias e observar os benefícios desse planejamento.

  • Bruno A. Ramos, Ricardo F. de Mello

    Resumo

    Os circuitos turísticos representam uma nova concepção de relacionamento entre as diversas esferas do poder público e da sociedade civil, pois exigem um esforço no sentido de construir, coletivamente, um novo modelo de gestão. Na perspectiva de garantir a apropriação pública de seus resultados, o projeto envolve negociações permanentes entre as instâncias envolvidas, articulações de acordos diversos e planejamento das ações de forma participativa, visando à integração entre os municípios participantes. Diante disso, o presente trabalho analisa alguns efeitos da complementaridade da função turismo nos circuitos turísticos do Estado de Minas Gerais, mais especificamente no circuito turístico Campo das Vertentes, ao mesmo tempo em que procura gerar subsídios para as iniciativas no campo das políticas públicas em apoio ao desenvolvimento e planejamento turístico regional.

  • Daniela da G. e S. V. M. de Moraes, Farid Eid

    Resumo

    O crescente aumento de resíduos sólidos que são gerados diariamente no mundo moderno leva a uma crescente preocupação sobre o destino adequado que deve ser dado a esses resíduos. Os resíduos sólidos devem ser tratados de forma prioritária tanto no setor público, pela sua função institucional de coleta pública, quanto no setor privado, pela possibilidade de redução de custos da produção. O presente artigo propõe a discussão de uma alternativa viável à gestão de resíduos sólidos domiciliares, através de políticas públicas que apóiem a formação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, levando em consideração que tais cooperativas se constituem em valioso instrumento de inclusão social e gerenciamento ambiental. Além disso, é levantado o debate sobre a necessidade da adoção de políticas públicas integradas às ações da sociedade civil e da iniciativa privada, o que, sem dúvida, conferirá maior eficiência aos processos.

  • Núbia V. Cardoso

    Resumo

    A cultura do patriarcado não se reduz aos papéis direcionados ao homem e a mulher dentro do seio da família ou da comunidade, ela também influencia as políticas públicas lançadas pelo Estado. O presente artigo é baseado na vivência de campo durante a primeira fase da atualização e qualificação do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável - PTDRS do Vale do Mucuri, localizado na região Noroeste de MG. Baseia-se também nos depoimentos das mulheres e nas reflexões realizadas entre o grupo temático e todo o grupo pesquisador, participante do processo. Dentre os principais problemas identificados que atingem as trabalhadoras rurais do Vale do Mucuri, chamou atenção a formulação de políticas públicas que não reconhecem a necessidade de promoção da igualdade de gênero. Além disso, a acentuada migração sazonal dos homens, o fenômeno de pecuarização da agricultura e a desvalorização cultural do campo tornam-se impasses à emancipação dessas trabalhadoras e a sua participação enquanto ser social na esfera pública da sociedade. Portanto, é necessária uma reflexão com todas e todos os agentes dispostos a promover a igualdade de gênero para que se construam novas caminhadas.

  • Lílian S. F. Pereira, Dimas A. Gazolla, Tairo G. de Sousa

    Resumo

    A Universidade Federal de Minas Gerais, através do Programa de Internato Curricular (PIC), realiza convênio com prefeituras municipais de Minas Gerais e conduz a elaboração do Plano Diretor Participativo, de acordo com a metodologia do Ministério das Cidades. O PIC tem o objetivo de realizar projetos que colaborem para o desenvolvimento socioeconômico do município assim como promover o aprendizado dos graduandos envolvidos.O presente estudo de caso refere-se ao município de Novo Oriente de Minas, localizado no Vale do Mucuri, cuja prefeitura conveniou-se à UFMG em Julho de 2009, dando início à elaboração do Plano Diretor Participativo, com destaque ao projeto de requalificação urbana da área da Lagoa Central da Sede Municipal e às implicações da metodologia participativa no processo. No desenvolvimento de estudos de diagnósticos, foi observado ser de fundamental importância a revitalização e recuperação da área que compreende a Praça do Mercado e a Lagoa Central da cidade. As etapas do estudo desenvolvido consistiram em consulta bibliográfica e de base cartográfica, medições de campo, entrevistas com moradores, análises de qualidade da água da lagoa, estudos de adequação da área ao uso futuro, para elaboração de propostas preliminares de intervenção no meio urbano.

  • Alberth A. Rodrigues, Aline A. G. R. Santos, Douglas de M. Carvalho

    Resumo

    No ano de 2006 , moradores do Bairro Solidariedade procuraram a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM – com o intuito de que esta conhecesse a sua região e enquanto instituição pública, propusesse melhorias para a vida da população do bairro. Após longo processo de discussão entre estudantes e professores do curso de Serviço Social, surgiu o projeto “Café Filosófico: Cidadania e Participação Popular”, que tem como objetivo debater com a comunidade, através de encontros mensais, temas variados referentes à política e à cidadania. A partir de reflexões dos próprios moradores durante estes encontros, a criação de um pré-vestibular de caráter público e com viés crítico se colocou como uma possibilidade rica para o bairro e como uma forma de a universidade pública cumprir com uma de suas obrigações cruciais que é a extensão. Aborda-se neste artigo o processo de concretização do Curso de formação popular, com o intuito de que, através da apresentação de suas dificuldades e conquistas, sirva de exemplo a outras experiências, neste modelo.