Educação e Economia Solidária: Trajetória dos sujeitos e desafios estratégicos da UFPB no Vale do Mamanguape Paraibano
Palavras-chave:
Educação; Extensão; Economia solidária; Feiras Agroecológicas.Resumo
O artigo trata sobre o desenvolvimento do projeto de pesquisa “EDUCAÇÃO E ECONOMIA SOLIDARIA: Sujeitos e desafios estratégicos da UFPB no Vale do Mamanguape” vinculado ao GEPeeeS–PIBIC–UFPB tendo como objetivo estratégico “identificar os empreendimentos econômicos e solidários no Vale do Mamanguape (PALHANO SILVA, 2011). Utilizar-se a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002) por considerar o arcabouço metodológico que investiga construir resultados de referencia e possibilita o empoderamento dos sujeitos nas ações do projeto. Para tal, utilizar-se-á a base de dados da Secretaria Nacional de Economia Solidária–SENAES/MTE, identificando os empreendimentos e as características da ação requerida aos Cursos da UFPB no CCAE. Observação da realidade, diálogos, aplicação de questionários, sistematização, analises, produção de relatório, visitas técnicas, apresentação dos resultados do relatório a comunidade, validação dos resultados e publicização dos achados. Processo permeado e fortalecido por aporte teórico-metodológico com os momentos reflexivos sobre a temática da economia solidaria e os dados da realidade.A pesquisa revela singularidades da educação em economia solidária e destaca os traços requeridos para a inserção da universidade. As feiras em foco são locais ecopedagógicos, onde saberes circulam tendo como base a matrizes da agroecologia e da economia solidária.