Considerações acerca do preconceito de gênero: desafios da profissão docente

Autores

  • Leonardo N. Alves UFVJM
  • Sílvia S. Canôas UFVJM
  • Diogo P. Evangelista UFVJM

Palavras-chave:

Relações de Gênero, Formação e Trabalho Doc

Resumo

Este trabalho buscou, a partir da análise das relações sociais de gênero e sua construção a partir do desenvolvimento do ser social, situar o preconceito de gênero e suas manifestações na escola, tendo em vista o papel do professor no combate a discriminação. Desse modo, afirma-se o desenvolvimento do histórico do homem como pressuposto da conformação das relações de gênero e da sexualidade. Nesta direção, situou os desafios postos ao trabalho docente e as perspectivas a partir da formação continuada. Sendo que do ponto de vista do trabalho são identificados a relação das reformas da educação e a reestruturação do trabalho do professor. Já do ponto de vista da formação continuada são indicados alguns debates necessários de serem travados na formação do professor para que se pense o combate ao preconceito de gênero na escola.

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Publicado

2012-12-01