Computadores e Sociedade: TICs e TACs em uma disciplina de engenharia

Autores

  • FERNANDO G. SEVERO
  • PEDRO HENRIQUE DA COSTA BRAGA
  • LUCAS DE PAULA
  • JULIANO MARINHO
  • CELSO TINOCO
  • THAMIRES A. DOS SANTOS
  • EDUARDO F. DOS SANTOS ARAUJO
  • JÔNATHAN ELIAS S. DA COSTA
  • EDUARDO DE MELLO CASTANHO
  • HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência da disciplina Computadores e Sociedade, ministrada para o curso de Engenharia de Computação e Informação (ECI) da Escola Politécnica da UFRJ no segundo semestre de 2015. Essa disciplina é parte da grade obrigatória de ECI, porém diferentemente do modelo usual de leituras de textos e discussões teóricas, experimentou-se um curso orientado a projetos. Os projetos da disciplina foram focados em trabalhos práticos de desenvolvimento de software a partir de demandas reais sugeridas pelos estudantes ou pelos professores da disciplina. Para todos os projetos, tentou-se equilibrar o lado das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), isto é, o “lado técnico”, com o das Tecnologias de Aprendizado e Convivência (TACs), o “lado social”. Na avaliação da disciplina foi usada uma moeda social e a plataforma corais.org

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Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Universidade, formação na engenharia e educação