v. 13 n. 1 (2016): Anais do XIII Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social

UFSC

Florianópolis, SC, BR

agosto 16, 2016 – agosto 19, 2016

Publicado: 2020-05-05

Energia, meio ambiente e sustentabilidade

  • JÚLIA SANTOS SCHRAMM, EDSON BAZZO

    Resumo

    A gestão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) e a problemática de sua destinação final é assunto preocupante em escala global. Nesse contexto, este trabalho objetiva estimar o potencial energético dos RSU de Florianópolis, de forma a avaliar a técnica de incineração como alternativa de tratamento anterior à disposição final dos resíduos em aterros sanitários. O estudo dá ênfase à análise do potencial energético dos resíduos produzidos na cidade, a partir do levantamento de dados de caracterização, diferenciando os resíduos com base em seus potenciais combustíveis e recicláveis e propondo o tratamento térmico apenas àqueles que não possuam grande potencial de reciclagem. A proposta possibilita a redução do volume destinado a aterros paralelamente à reciclagem do resíduo como insumo para geração de energia. De acordo com os resultados obtidos, a incineração destes resíduos poderia gerar em torno de 2,8 MW de energia elétrica, o que possibilita a diversificação da matriz energética.

  • RAILMA ROCHELE MEDEIROS DA SILVA, JOSÉ ÍTALO MARQUES DE MEDEIROS, PEDRO OSVALDO ALENCAR REGIS, CAYO RODRIGUES NUNES DE MORAIS, AMANDA CARVALHO MOREIRA

    Resumo

    A Ecologia Industrial é um processo de melhoria das atividades e processos produtivos a fim de promover uma maior produção utilizando menos energia, recursos naturais e matérias primas, sem negligenciar a importância do lucro financeiro. A Ecologia Industrial compara um ecossistema natural com o chamado “ecossistema industrial”, analogia que permite ver o Metabolismo Industrial como um ciclo que envolve produtor, consumidor e reciclador. Uma forma de gerar a troca de produtos, fazendo com que, aquilo que seria mero insumo a uma empresa, possa servir como matéria prima de outra. Este trabalho, baseado em pesquisas bibliográficas, visa fazer uma breve análise das ferramentas de gestão ambiental utilizadas na Ecologia Industrial, discutir a aplicabilidade das ações defendidas pela Ecologia Industrial, a fim de contribuir para a difusão da discussão acerca desse tema, ainda não largamente abordado.

  • VICTOR VALÉRIO LANDIM DA SILVA, RAYRINNE STEFANI DE ABREU ROLIM, GASTÃO COELHO DE AQUINO FILHO

    Resumo

    A utilização de materiais reciclados no processo construtivo, sejam oriundos da construção civil ou não, reduz a demanda por insumos não renováveis, além de reduzir a pressão ambiental nas áreas destinadas ao descarte sendo uma alternativa de uso de materiais convencionais, os quais geram um impacto maior no ambiente devido a todo o seu processo de fabricação. Os materiais pré-fabricados maximizam os benefícios sociais e reduzem o impacto ambiental e econômico, uma vez que eles são fabricados com rígido controle de qualidade, maior durabilidade, menor desperdício na produção, menor variabilidade de características como resistência, dimensões, entre outros. O objetivo maior desta pesquisa foi promover a adição de tetra pak triturado na produção de tijolos e argamassas, estudando a possibilidade de criar um produto mais resistente e reduzindo o impacto ambiental pelo lançamento destes produtos na natureza. Inicialmente, analisou-se o estado da arte sobre o tipo de tijolo e argamassa proposto. Depois, no Laboratório de Análise de Solos no Campus Cajazeiras-IFPB, foi feita a análise do comportamento das propriedades físicas do solo selecionado em busca da granulometria ideal, a partir de coletas de regiões diferenciadas com jazidas fornecendo matéria prima em abundância. Os resultados foram comparados por curvas granulométricas de referências e analisados de acordo com as normas da ABNT: índices físicos, granulometria, limites de consistência e compactação.

  • KRÍSSIA ALECRIM CARVALHO COSTA, AMANDA CAMILA LOPES LISBOA, SANDRO SILVA COSTA, DÉBORA ROSA NASCIMENTO

    Resumo

    O presente estudo propõe a revisão bibliográfica sobre os fluidos de corte orgânicos, a investigação dos tipos de fluidos utilizados em Governador Valadares – MG, além das formas de descarte comumente utilizadas. Para tanto, adotou-se no processo metodológico a revisão bibliográfica e o levantamento de dados através do cunho qualitativo em entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionário e anotações afins em um universo amostral de retíficas e mecânicas sediadas na cidade. O resultado deste estudo aponta para um cenário preocupante quanto ao manuseio, armazenagem e descarte dos resíduos do fluido. Sugere-se que este estudo tenha continuidade, principalmente com ações para a conscientização das empresas e dos trabalhadores quanto à destinação correta de resíduos do fluido e quanto às técnicas que empregam produção limpa e que pregam a economia e reciclagem de recursos.

  • TOMÉ DE ALMEIDA E LIMA, WILIAM ROMANHOLI, GABRIELA MOREIRA BORGES, THIAGO CRUZ PIMENTEL, MARIANA PEREIRA DA SILVA

    Resumo

    Os resíduos sólidos orgânicos em sua grande maioria são dispostos em aterros figurando como um passivo ambiental controlado. Por outro lado a demanda por energias renováveis vem crescendo, assim como a demanda pela destinação adequada dos resíduos. O Projeto Biogás UFRJ surge nesse contexto. O objetivo geral do projeto é desenvolver uma metodologia eficiente para operar e controlar a produção de biogás e o tratamento de resíduos orgânicos do Restaurante Universitário, através da co­digestão de resíduos sólidos e lodo de esgotos. Esse artigo busca apresentar como o monitoramento do volume e composição do biogás produzido, e de parâmetros físico­químicos do substrato e do efluente digerido, em um digestor de 2.48 m3, no ano de 2015, apontam os potenciais e desafios para uma operação mais eficiente e viabilidade técnica do tratamento biológico dos resíduos orgânicos e produção de bioenergia.

  • MARIA GABRIELA KNAPP, MATHEUS LIMA DE SOUZA, NATÁLIA SILVÉRIO, PEDRO HENRIQUE DA SILVEIRA ROCHA

    Resumo

    Essa publicação tem o objetivo de sistematizar e compartilhar a experiência de quase dez anos do Núcleo de Educação Ambiental do CTC (NEAmb) em projetos de extensão universitária na área de educação ambiental, sempre marcada pela iniciativa e protagonismo estudantil. Esse resgate histórico parte dos primeiros movimentos que impulsionaram a criação do Núcleo, passando por destaques aos projetos de maior impacto desenvolvido e explicitando aspectos metodológicos fundamentais como a construção coletiva de projetos e interdisciplinaridade. Por fim apresenta-se o momento atual do NEAmb, marcado pelo compromisso de levar adiante essa experiência de ser um espaço que possibilite que estudantes tenham autonomia para, através de projetos de extensão, fazer a diferença na construção de um mundo melhor.

  • ROZINEIDE A. ANTUNES BOCA SANTA, JARINA C. MOREIRA, CÍNTIA SOARES, HUMBERTO GRACHER RIELLA

    Resumo

    O consumo de energia e a utilização dos recursos naturais tem aumentado muito nos últimos anos. A vida na terra tem sofrido as consequências dramáticas da falta de cuidado com o meio ambiente. Tecnologias limpas que permitam inovar e crescer sem infringir os pilares da sustentabilidade devem ser priorizadas. As constantes retiradas de matéria-prima da natureza e a disposição inadequada de resíduos são fatores ecologicamente preocupantes. Educação e gestão ambiental para promover a economia dos bens naturais e a reutilização de resíduos industriais são atitudes essenciais. Os cimentos são largamente utilizados e grandes quantidades de matéria-prima são extraídas da natureza para sua produção. Nesta pesquisa foram estudadas as propriedades de geopolímeros a partir de cinzas pesadas resíduos da queima do carvão mineral e metacaulim obtido de resíduos da indústria de papel. Para ativação utilizou-se soluções de KOH e Na2SiO3. Os materiais foram analisados pelas técnicas de FRX, MEV e EDS.

  • ARTHUR M. Q. SIQUEIRA, PEDRO ALVIM A. SANTOS

    Resumo

    O trabalho tem como objetivo avaliar a viabilidade técnica e econômica de uma família com 5 pessoas alcançar autosuficiência energética. Para isso, desenvolveu-se o projeto de implantação de um pequeno aerogerador em uma residência familiar com 5 pessoas, localizada na fazenda da Ressacada, próxima ao aeroporto de Florianópolis, a partir dos mecânismos técnicos e financeiros acessíveis. Com o fim de calcular o rendimento do projeto eólico, foram usados dados das condições do vento obtidos através de medições no local. Para a análise da viabilidade economico-financeira utilizou-se uma metodologia que incluiu o cálculo do fluxo de caixa do projeto. Ao final são apresentados cenários alternativos, com o objetivo de avaliar a sensibilidade das variáveis para tornar o projeto economicamente viável.

Universidade, formação na engenharia e educação

  • JAVIER ANDRÉS JIMÉNEZ BECERRA, JORGE ROJAS ÁLVAREZ

    Resumo

    Esta contribución presenta la experiencia del grupo de investigación Tecnología y Sociedad de la Facultad de Ingeniería de la Universidad de los Andes, y muestra cómo este grupo apoyado en el pensamiento CTS ha venido construyendo una propuesta de formación e investigación para la ingeniería desde el año 2002.

    El escrito recoge los elementos centrales que deben tenerse en cuenta en los procesos de construcción pedagógica con los estudiantes de ingeniería, con el fin de asumir una posición responsable, crítica y proactiva frente a las realidades tecnológicas y sociales en términos de la toma de decisiones e implementación de tecnologías en Colombia.

    Concretamente, el escrito repasa el momento de inserción del tema CTS en la Facultad de Ingeniería, cuenta la experiencia tanto educativa en enseñanza activa como investigativa desde el diseño en contexto, y describe la manera en que todo este proceso derivó en la propuesta de creación de una oferta de posgrado que pone en diálogo la ingeniería con el pensamiento CTS.

  • CRISTIANO CORDEIRO CRUZ

    Resumo

    Partindo-se de Paulo Freire, pode-se dizer que o perfil do/a engenheiro/a educador(a), ou seja, do/a profissional capaz de produzir tecnologia social demandaria quatro habilidades não técnicas principais: empatia, capacidade de diálogo, censo crítico e abertura para aprender continuamente. Neste artigo, apresentamos o resultado preliminar de um estudo iniciado há pouco por seu autor, com respeito às iniciativas para se promover uma tal formação nos cursos de engenharia do país. Elas se agrupariam em dois conjuntos principais: extensionistas (núcleos de extensão e estágios interdisciplinares de vivência) e curriculares (metodologia pedagógica, disciplinas CTS e estrutura curricular; estágio curricular de vivência; e projetos universitários alternativos). Uma análise inicial dessas iniciativas ajuda-nos a enxergar tanto as fortalezas e fragilidades de cada uma no que concerne à formação para tecnologia social, quanto as disputas políticas para conseguir implementá- las ou avançá-las.

  • BRUNA MENDES DE VASCONCELLOS, FERNANDA SANTOS ARAUJO

    Resumo

    Neste artigo apresentamos e discutimos a vivência de uma mulher engenheira e pesquisadora em uma mina de carvão em luta pela autogestão em Criciuma. Buscamos, a partir desse relato, apontar a permanência de desigualdades de gênero nesse contexto, identificando diversas formas de manifestação da opressão contra a mulher, mas também dar visibilidade às atitudes provocadoras e opositivas lançadas pelas mulheres que se configuram como estratégias de resistência na busca por transformações sociais. Inspiradas pelas vertentes epistemológicas dos feminismos, nos esforçamos em romper com padrões androcêntricos de produção do conhecimento tensionando os moldes mais tradicionais de sistematização acadêmica. Empenhamos-nos em borrar as fronteiras mais rígidas da cientificidade moderna, deixando emergir diversas formas de racionalidade e emoções compreendendo que toda e qualquer produção de saber é permeada, também, pelas faces cotidianas e pessoais de nossas vivências.

  • Resumo

    Este artigo debate a emergência da engenharia engajada. A educação em engenharia é tradicionalmente atrelada à indústria e desconhecedora de seu papel social. Nesse contexto, surge um movimento internacional de múltiplas iniciativas advogando mudanças em escolas de engenharia e nas concepções de ensino e extensão. Reconhecendo a atual fragmentação da pesquisa na área, esse artigo destaca problemas teóricos e empíricos selecionados para o estudo do fenômeno. As seções incluem um indicativo da pluralidade das iniciativas de engenharia engajada, os desafios do design institucional e das novas propostas educacionais, a multiplicidade de autodenominações na área, as dificuldades dos projetos de extensão, e finalmente, uma abordagem das clivagens ideológicas entre modelos de extensão focados em ideais políticos ou econômicos. Sugestões para futuras pesquisas na área são realizadas.

  • FELIPE DINIZ, SANDRA RUFINO

    Resumo

    Este artigo problematiza a formação atual das engenharias que transmite uma noção falsa de neutralidade ideológica. Esse trabalho também propõe a reflexão para um novo modelo de formação capaz de verdadeiramente educar estimulando a criticidade por meio da extensão universitária e o debate sobre o papel das(os) docentes. Para tal, foi desenvolvida uma etapa de reflexão teórica a respeito do assunto e de relatos de experiências. Resultando em uma composição que integra variados aspectos da formação universitária nas engenharias, contribuindo para o despertar do possível público leitor para o tema trabalhado, de forma a aproximar a situação atual dos cursos de engenharia de uma educação libertadora dotada de valores socioambientais com embasamento ideológico abrangente.

  • FERNANDO G. SEVERO, PEDRO HENRIQUE DA COSTA BRAGA, LUCAS DE PAULA, JULIANO MARINHO, CELSO TINOCO, THAMIRES A. DOS SANTOS, EDUARDO F. DOS SANTOS ARAUJO, JÔNATHAN ELIAS S. DA COSTA, EDUARDO DE MELLO CASTANHO, HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN

    Resumo

    Este artigo tem como objetivo relatar a experiência da disciplina Computadores e Sociedade, ministrada para o curso de Engenharia de Computação e Informação (ECI) da Escola Politécnica da UFRJ no segundo semestre de 2015. Essa disciplina é parte da grade obrigatória de ECI, porém diferentemente do modelo usual de leituras de textos e discussões teóricas, experimentou-se um curso orientado a projetos. Os projetos da disciplina foram focados em trabalhos práticos de desenvolvimento de software a partir de demandas reais sugeridas pelos estudantes ou pelos professores da disciplina. Para todos os projetos, tentou-se equilibrar o lado das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), isto é, o “lado técnico”, com o das Tecnologias de Aprendizado e Convivência (TACs), o “lado social”. Na avaliação da disciplina foi usada uma moeda social e a plataforma corais.org

  • Nicolás Gaitán Albarracín, José Ismael Peña Reyes

    Resumo

    La educación de calidad en Colombia ha estado centralizada desde sus inicios, razón por la cual se presentara el Programa Especial de Admisiones y Movilidad Académica (PEAMA) como una respuesta para llevar educación superior de calidad a aquellas regiones de con fuertes limitaciones en acceso a este tipo de educación. Por esto se presentara el desarrollo de la nueva versión del programa PEAMA en la región de Sumapaz, las características de esta región y el marco pedagógico que sustenta el proyecto, el Aprendizaje Basado en Problemas (ABP). Por último se resaltara la pertinencia e importancia del ABP para la formación en ingeniería.

Estudos tecnológicos, desenvolvimento e sociedade

  • CELSO ALEXANDRE SOUZA DE ALVEAR, CRISTIANO CORDEIRO CRUZ, PEDRO BARRETO MIRANDA

    Resumo

    No geral, a prática da engenharia está profundamente atrelada ao desenvolvimento do ordenamento sociotécnico capitalista hegemônico. Assumir tal atividade como caminho que, se quisermos, também pode produzir desenvolvimento (ou transformação) social – ou seja, a subversão desse ordenamento – é algo relativamente recente no mundo. No Brasil, trocas de experiências e adensamento da reflexão sobre o tema estão grandemente associadas ao Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (ENEDS). Por conta disso, iniciou-se um trabalho de pesquisa que, tendo como base os 392 artigos apresentados nas doze primeiras edições anuais do encontro, busca, em um primeiro momento, descrever o campo de engenharia e desenvolvimento social no país. Neste artigo, apresentamos os primeiros dados que este trabalho nos propiciou, assim como algumas hipóteses iniciais para eles. Ao seu final, descrevemos preliminarmente os próximos passos pretendidos nessa empreitada e aquilo que se busca com eles.

  • MAURILLIO ATILA CARVALHO DE SANTANA, JOÃO PAULO LACERDA ROCHA MEHL, OFELIA ORTEGA FRAILE

    Resumo

    A não-neutralidade da tecnologia é um tópico importante de ser discutido nos ambientes de formação educacional no país. Pois desde este debate podemos pensar quais as características da tecnologia que almejamos como grupo e como sociedade. Para enriquecer o debate trazemos a tona em nosso artigo um pouco sobre o pensamento em torno da tecnologia e a critica de alguns autores sobre a neutralidade da tecnologia. Para contribuir o debate apresentamos o software delibera que possui atributos que desvelam que por trás de sua construção existe um posicionamento politico de caráter emancipador. Gerando assim tecnologias mais próximas dos anseios populares. Algo em que devemos pensar ao propor novas soluções tecnológicas baseadas nos conhecimentos científicos.

  • GABRIELA BELLEZE, VIVIANE GUIMARÃES PEREIRA, KALAHAN DE MELLO BATTISTTON, SAMANTA BORGES PEREIRA, CARLOS ALBERTO M. PIMENTA

    Resumo

    Esta pesquisa propõe estudar os impactos da mineração nas comunidades rurais dos municípios de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim–MG pelo projeto Minas-Rio. O foco do estudo está voltado para a compreensão da situação das comunidades em estudo, revelando o que há por trás da atividade minerária na região e em demais projetos de mineração em todo o Brasil, de modo a apresentar um contraponto a forma como este setor é abordado na formação de engenheiras e engenheiros. A metodologia consiste na pesquisa qualitativa, sendo a entrevista semiestruturada e a observação os principais métodos utilizados. Foram identificados em campo diversos problemas relacionados a mineração que as comunidades rurais da região estão enfrentando. É evidente a urgência da formação de engenheiras e engenheiros comprometidos com valores éticos e sociais que a sociedade demanda para enfrentar os problemas decorrentes da busca pelo progresso, crescimento econômico e acumulação financeira.

  • CAMILA ROLIM LARICCHIA, ALLAN FRANÇA DE CASTRO BARBOSA, BARBARA LIMA BARBOSA, MARIA EDUARDA MACHADO COITÉ, VINÍCIO VILLAR ALVERA, FELIPE RODRIGUES ESPINDOLA, DAYSE DA SILVA PACÍFICO

    Resumo

    Espera-se trazer à luz a discussão sobre o que realmente pode ser encarado com desenvolvimento na sociedade em que vivemos, confrontando o conceito de tecnologia convencional (comumente difundida nos cursos de engenharia como neutra) daquela chamada de tecnologia social. O assunto abarca o pilar da extensão universitária enquanto oportunidade para concepção de tecnologias que estejam mais direcionadas a interesses populares e não somente para o capital. Na expectativa de fomentar a reflexão de engenheiros(as) (e estudantes de engenharia) sobre o assunto, o presente artigo tem como objetivo discutir o papel da engenharia popular, apresentando alguns conceitos que a envolve e demandas de atuação, com abordagem predominantemente teórica, e, por fim, citando o caso da Cooperativa de Produtos Agroecológicos Terra Fértil (Coopaterra).

Universidade e políticas públicas

  • IGOR ANDRADE ROCHA, MANUEL F. MEYER, MICHEL BALASSIANO, RONALDO BALASSIANO

    Resumo

    Em um contexto de excesso de carros, e de problemas resultantes deste excesso, um grupo de alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) se junta para formar o Caronaê UFRJ, o sistema oficial de caronas da UFRJ. O propósito é conectar os membros da comunidade acadêmica por meio de um aplicativo e pontos de carona, possibilitando melhor ocupação dos veículos privados. Com apenas dois meses de operação, já foram contabilizados 8.831 usuários cadastrados, 2.642 viagens compartilhadas, com média de 65 viagens por dia, e taxa média de ocupação de 3,0 pessoas por veículo entre os usuários do sistema. O Caronaê UFRJ gera dados indicativos da deficiência na oferta de transportes, sugerindo pesquisa mais aprofundada para validação, auxiliando o poder público a melhorar o sistema de transportes. A solução colaborativa estreita laços entre os membros da comunidade, construindo uma universidade em que todos (alunos, professores e técnicos­administrativos) tem seu papel e importância.

  • JACQUELINE A. DOS SANTOS, NÁDIA F. DE SOUZA, TARCILA M. ATOLINI

    Resumo

    Neste trabalho procura-se investigar gênero e raça no ensino superior e mais especificamente na Ciência e Tecnologia. Objetiva-se fazer uma análise histórica observando o impacto da expansão na Educação Superior juntamente com a implantação das Políticas de Ações Afirmativas. Analisa-se também a participação de mulheres negras na UFVJM, fazendo uma comparação entre os cursos de BCT, BHU e Odontologia, sendo os dois primeiros implantados em tempos de expansão do ensino, e este último, o curso mais antigo e tradicional da universidade. Toma-se uma reflexão das oportunidades da democratização educacional na construção de uma sociedade justa e sem discriminação. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e posteriormente análise de dados, que foram disponibilizados pelo DRCA. Explora-se as condições de igualdade e oportunidade das mulheres negras no meio acadêmico, espaço ocupado e suas conquistas.

Tecnologia e Inovações Social

  • TOMÉ DE ALMEIDA E LIMA, LIVIA SANTIAGO MICHEL DA MOTTA, WENDELL ESTEVES ANDRADE, HELOISA TEIXEIRA FIRMO, PAULA FERNANDES DE BRITO

    Resumo

    O objetivo geral do Projeto de Extensão MUDA - Mutirão de Agroecologia é testar e disseminar soluções harmônicas para a vida urbana e rural, a partir dos conceitos agroecologia, permacultura e tecnologias sociais. A área experimental do projeto na universidade é denominada Laboratório Vivo de Agroecologia e Permacultura (LaVAPer), que vem se consolidando como Centro de Tecnologias Sociais pela interação das atividades de extensão, pesquisa e ensino do Projeto como um todo, em um espaço laboratorial vivo e aberto a visitação. Para tanto, são realizadas visitas guiadas, cursos de capacitação, oficinas, mutirões, educação ambiental com escolas, participação na Feira Agroecológica da UFRJ, atuação no fortalecimento da agricultura urbana, pesquisa em recuperação de áreas degradadas e saneamento ecológico, aulas práticas da disciplina de extensão oferecida à graduação, além da atuação na construção da Rede de Agroecologia da UFRJ e Rede dos Grupos de Agroecologia do Brasil (REGA Brasil).

  • VERÔNICA ALVES BIGÃO, WAGNER RAGI CURI FILHO

    Resumo

    Foi estudada uma proposta de reestruturação do arranjo físico do galpão de produção de uma cooperativa de costura industrial localizada no município de João Monlevade – MG. Busca-se promover melhorias relacionadas à produção das peças confeccionadas, além do bem estar para o grupo de cooperadas. A discussão que este trabalho pretende alcançar não se restringirá apenas a elaboração de um arranjo físico. Pretende-se encontrar uma Tecnologia Social para uma organização industrial do ramo têxtil que se compõe como uma cooperativa e que, portanto, possui os preceitos da Economia Solidária, como base ideológica- organizacional. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi o estudo de caso ainda que o trabalho também possui um breve caráter de pesquisa-ação tendo em vista a ampla participação das cooperadas. Com base nos resultados obtidos, a proposta foi elaborada juntamente com o grupo de cooperadas ratificando a ideia da Tecnologia Social.

  • CARLOS SANTIUSTI GUTIÉRREZ

    Resumo

    Hoy en día el teletrabajo es promovido como uno de los factores de cambio más trascendentales en los modos de producción postmodernos, ya que supuestamente su uso mejora tanto la productividad como la calidad de vida de los trabajadores Sin embargo, a pesar de que el estado colombiano ha realizado importantes esfuerzos por difundir su uso, las cifras de teletrabajadores en Colombia son insatisfactorias. De acuerdo a lo anterior, este artículo expone un análisis que recoge diferentes aproximaciones teóricas y empíricas, con el fin de no sólo identificar en qué radica la baja efectividad de las estrategias de difusión, sino además de esclarecer su impacto real en las dinámicas laborales. Finalmente de acuerdo a lo encontrado dentro de un marco conceptual apoyado en la iniciativa ciencia, tecnología y sociedad; se plantea una propuesta de gestión y uso adecuado de la modalidad del teletrabajo, orientado a una emancipación laboral genuina acorde al contexto colombiano.

  • ERNESTO LLERAS MANRIQUE, JAVIER ANDRÉS JIMÉNEZ BECERRA, MÓNICA BUSTAMANTE SALAMANCA, ÁNGEL ALONSO GUTIÉRREZ PÉREZ, JORGE ROJAS ÁLVAREZ

    Resumo

    Esta contribución presenta un estudio de caso basado en investigación con enfoque en comunidades de aprendizaje que se realizó entre una comunidad de Bogotá, Colombia, las autoridades locales y la Universidad de los Andes. El propósito del proyecto se dirigía a afrontar los problemas de pobreza que afectan a la comunidad, y el papel de la apropiación social tecnológica en la superación de esos problemas.

    En la perspectiva de comunidades de aprendizaje, el diseño no sólo es entendido como el proceso de construcción de artefactos tecnológicos, sino en las prácticas de estructuración para la construcción de mundo consciente en la cual los artefactos tecnológicos están diseñados participativamente como parte de un proceso más amplio.

Economia, trabalho, gestão e empreendedorismo social

  • BRUNO FERREIRA MARTELATO, PEDRO LUIS DE CARVALHO SILVA, LUIZ HENRIQUE RAMBURGO

    Resumo

    O descarte do lixo tem causados inúmeros impactos no cotidiano das grandes cidades, com isso, o

    gerenciamento de resíduos sólidos urbanos (RSU) tem se destacado como um dos grandes desafios

    a ser enfrentado pelo poder público. Dentro desse cenário se encontra os catadores de matérias

    recicláveis, que há décadas, coleta e reinsere esse material na cadeia produtiva da reciclagem. Esse

    trabalho tem como objetivo central a analise do Programa de Coleta Seletiva realizado pela

    Cooperativa de Catadores de Matérias Reciclais de Ourinhos(CCMRO), bem como a espacialização

    dos resíduos sólidos no Município de Ourinhos-SP. Para a efetivação deste estudo foram efetuado

    trabalho de campo, onde foram realizadas entrevistas junto as lideranças da Cooperativa, além do

    mapeamento das áreas onde ocorre a coleta. Palavra chave: Resíduos Sólidos, Programa de Coleta

    Seletiva, Recicla Ourinhos,

  • DÉBORA ALICE COELHO, TAÍS EBERT MEIADO

    Resumo

    O núcleo de estudos em cooperação (NECOOP) de Laranjeiras do sul desenvolve atividades na área de ensino, pesquisa e extensão. Atuante na área de ensino fazendo ligação com as disciplinas da Universidade Federal da Fronteira Sul; na área de pesquisa, tem foco na atuação das grandes cooperativas do estado do Paraná e na área de extensão trabalha com a Planes de viabilidade em agroindústrias de assentamentos e comunidades rurais do município em questão. A Planes de viabilidade é uma ferramenta feita a partir do aplicativo da microsoft excel. Ela tem a finalidade de fazer uma prévia do andamento do grupo antes do processo de incubação, a mesma também acompanha o andamento e as evoluções do grupo durante o período de incubação, e por fim, quando a agroindústria é desincubada, a planes de viabilidade guarda todo o processo ocorrido para o desenvolvimento da agroindústria, e permite que a agroindústria caminhe e se desenvolva sozinha.

  • SANDRA RUFINO, ANDRESSA KATIUSSE DE SOUSA DAMASCENO, ANDRIELLE MIRANDA DE LIMA, SAULO DE SOUZA CUNHA

    Resumo

    O presente artigo retrata de resultados preliminares da pesquisa-ação em andamento na empresa recuperada por trabalhadores COMTERN, do seguimento têxtil e tem sua forma jurídica como cooperativa. A metodologia utilizada buscou protagonizar os trabalhadores da empresa pois é proposta da pesquisa-ação que quem está no processo diário é necessário ser inserido diretamente na construção metodológica que tem finalidade beneficia-los. Ao longo da pesquisa buscou-se novos passos para compreender como a empresa se organiza utilizando ferramentas tradicionais da engenharia de produção como o mapeamento de processos, fluxogramas e diagnósticos ajustando-as a realidade da cooperativa e a proposta participativa. A metodologia apresentada está sendo realizada pelo grupo de Projetos de Engenharia e Gestão Aplicados ao Desenvolvimento Ambiental e Social (PEGADAS) em parceria com o Grupo de Pesquisa em Empresas Recuperadas por Trabalhadores (GPERT), com o intuito de compartilhar nossa experiência e incluir nas ciências está temática, além de visibiliza-la no meio tecnológico afim de aproximar as áreas de engenharia, exatas e administrativas da universidade a uma forma metodológica participativa.

  • SARAH AFFONSO FERNANDES, LEILA OLIVEIRA DE ALMEIDA, SUZANNE CRISTINA PADILHA, MIRELA ALVAREZ DE OLIVEIRA

    Resumo

    Neste artigo, descreve-se as experiências em um Empreendimento Econômico Solidário Social na construção coletiva e participativa de ações em Saúde e Segurança do Trabalho. Partindo da observação metodológica da ergonomia cognitiva e as atuações em oficinas em ações educativas em educação popular em saúde, buscou-se melhorar convívio social com foco na prevenção de doenças para o bem-estar coletivo no ambiente de trabalho.

  • FRANCISCO FELIPE PEDROSA BEZERRA, FRANCISCO ALYSON VIEIRA BRAGA, GASTÃO COELHO DE AQUINO FILHO, ROBSON ARRUDA DOS SANTOS, BRUNA SAMPAIO MATIAS

    Resumo

    As questões de segurança e saúde do trabalho no âmbito dos trabalhadores de materiais recicláveis se torna veemente, uma vez que os que dependem deste meio são expostos a ambientes nocivos à sua saúde e segurança sem conhecimento dos meios necessários para prevenção. A pesquisa foi realizada pelos alunos de engenharia civil do IFPB no município de Cajazeiras, alto sertão paraibano, do tipo exploratória. O trabalho foi direcionado aos catadores vinculados a ASCAMARC- Associação de catadores de materiais recicláveis de Cajazeiras, que realizam o trabalho de colher o lixo sem nenhuma proteção. Os coletores relatam que já sofreram algum tipo de enfermidade por consequência da exposição ao lixo. Diante disso, torna-se veemente que o poder público elabore praticas visando a proteção destes trabalhadores que ao mesmo tempo que colaboram fortemente com a preservação ambiental tiram do lixo o seu único sustento.