Desafios na gestão de um banco popular de crédito: avanços e percalços no processo de assessoria sociotécnica

Autores

  • Carla Danielle Araújo Costa
  • Wagner Ragi Curi Filho
  • Lucineide Ferreira dos Santos

Resumo

Neste artigo, são apresentados os avanços e percalços do trabalho de assessoria sociotécnica realizado pelo programa de extensão INCOP - Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da UFOP no BANPOPE, um banco popular situado na cidade de João Monlevade, MG. O banco existe desde 2000, mas vem passando por inúmeras dificuldades financeiras e organizacionais. O trabalho vem sendo realizado por meio de reuniões semanais entre formadores da INCOP e participantes do Banco. Nessas reuniões, a partir de um processo dialógico, são definidas as metas e elaborados planos de ações que permitam o alcance das mesmas. Como ações já realizadas destacam-se a realização de um seminário sobre finanças solidárias e desenvolvimento local e elaboração de uma cartilha sobre crédito rotativo. Ademais, a INCOP vem trabalhando com estudantes que vem ocupando o papel de estagiários no banco. Espera-se que o trabalho com os estagiários contribua para um aprofundamento do conhecimento acerca dos problemas banco. É possível concluir que já ocorreram avanços, embora ainda haja muito a fazer, mesmo depois de mais de 1 ano de trabalho.

Downloads

Publicado

2017-12-01

Edição

Seção

Economia, trabalho, gestão e empreendedorismo social