v. 14 n. 1 (2017): Anais do XIV Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social

UNIFEI - Itajubá, MG

Itajubá, MG, BR

outubro 17, 2017 – outubro 20, 2017

Publicado: 2017-12-01

Engenharia e gênero/Perspectiva feminista na engenharia

  • Resumo

    O presente artigo objetiva apresentar parte dos resultados obtidos com a pesquisa realizada para o Projeto Final de uma estudante do curso de engenharia de produção de uma instituição federal. O estudo investigou como as relações de gênero influenciam nas atividades de trabalho de engenheiras de produção formadas no CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu. A pesquisa é qualitativa, foram entrevistadas oito engenheiras de produção dentro do perfil desejado. As análises qualitativas das entrevistas deram origem às conclusões sobre as influências das questões de gênero na trajetória profissional e nas atividades das engenheiras. Ao final do artigo são colocadas as sugestões de iniciativas que contribuam para o combate às opressões no ambiente de trabalho, que foram apresentadas na defesa do Projeto Final.

  • Alice Fernandes, Isabela Noronha, Lais Fraga

    Resumo

    O objetivo deste artigo é propor reflexões sobre a abordagem de gênero integrada ao ensino de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos cursos de engenharia. Para isso, é apresentada a proposta da educação CTS para os cursos de cunho tecnológico, com foco na potência que essa perspectiva traz para a discussão de temas frequentemente marginalizados ou omitidos nesses cursos. Em seguida, é apresentada uma revisão sobre as relações de gênero na ciência e tecnologia por meio de estudos que podem exemplificar alguns tipos de abordagem do assunto e visibilizar a importância do tema para o caso das engenharias. Por fim, ao articular as seções anteriores, propomos a reflexão sobre a possibilidade de que os estudos de gênero, assim como outros recortes relevantes para a construção de um currículo socialmente comprometido, sejam incorporados não somente às ementas das disciplinas de CTS, mas em toda a formação.

  • Resumo

    Muitos cursos possuem identidade de gênero, mesmo que fique subentendido. É fácil perceber essas identidades em cursos de mecânica, por exemplo, que possui grande adesão de estudantes do sexo masculino ou em cursos na área da saúde, que têm predominância de estudantes do sexo feminino. No Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade Federal de São Paulo, no campus de São José dos Campos, é perceptível que alguns discentes iniciam a carreira acadêmica com alguns rótulos que os cursos de graduação carregam e por causa disso, muitos descobrem a realidade de cada curso durante a graduação. Alguns estereótipos determinam a identidade de gêneros nos cursos, em que alguns têm predominância masculina e outros, feminina. Desmistificar as carreiras por trás dos cursos de graduação do ICT é o propósito da pesquisa que guia este trabalho, para impedir que estudantes brilhantemente capazes se desviem de determinadas carreiras científicas por causa de preconceitos que surgem devido à construção social errônea do conhecimento. Conhecer a verdade e ser livre para julgar e escolher o que seja é um direito humano.

  • Marta da S. Batista, Rejane L. Gadelha, Ana Carolina de A. Bassous, Fabiana D. Correia

    Resumo

    O presente artigo pretende registrar a experiência de implantação de um curso de informática para mulheres num Centro de Referência para Mulheres (CRM) e os desafios que esse processo de construção tem apresentado. O curso pretende promover, de forma crítica, a apropriação de conceitos e técnicas relacionadas a atual cultura digital e ao mesmo tempo provocar reflexões em suas participantes a respeito das questões de gênero. Abordamos ainda o histórico dos atores envolvidos na parceria e sobre o estabelecimento da mesma, a importância das políticas públicas no combate à violência contra a mulher e as características e metodologia do curso.

  • Luiz Otávio Kohler, Maria Júlia Ioshiura

    Resumo

    A participação feminina no meio científico vem crescendo. Todavia, ao se analisar essa participação no âmbito das ciências exatas, nota-se que ainda há muita disparidade de gênero. Limitando essa análise ao curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (EMC), é possível observar que existe uma grande diferença entre o número de mulheres matriculadas em relação ao de homens: somente cerca de 10% do curso é composto por elas. Outro fator preocupante observado é a quantidade de mulheres que desistem do curso, sendo essa, em termos relativos, muito maior que a de homens. O foco do artigo é levantar os principais motivos das evasões femininas e verificar se há relação com a discriminação de gênero dentro do curso. Foi realizada uma pesquisa cujo alvo foram as mulheres da graduação. Coletadas e analisadas as respostas, buscou-se validar a hipótese inicial de que as desistências são motivadas pelo machismo, uma vez que o curso é formado majoritariamente por homens (alunos e corpo docente) e está instaurado um estereótipo de que os homens são mais competentes que as mulheres na engenharia.

Energia, meio ambiente e sustentabilidade

  • Ana Sulamita Bezerra da Silva, Jacimara Villar Forbeloni

    Resumo

    Uma das maneiras de se atenuar a escassez hídrica nas regiões do Nordeste Brasileiro, causada pelos longos períodos de estiagem, são as barragens de regularização. Entretanto, a construção destas é alvo de críticas por causar grandes impactos sobre os meios atingidos. Isto posto, o intuito deste trabalho é levantar, identificar e avaliar os impactos socioambientais gerados pela construção da Barragem de Oiticica (Jucurutu/RN), sobretudo em sua área de influência direta. Para isso, realizou-se análises dos estudos de impactos ambientais da obra, observações de campo e análise de discursos dos atingidos pela obra. Verificou-se que já na fase de construção a obra apresenta grandes impactos: degradação do solo, assoreamento, destruição da vegetação, poluição e problemas sociais. A não adoção de medidas de proteção socioambiental caracterizariam a obra como mal definida e inviável, assim, percebe-se a importância da realização integral dos programas de proteção ambientais nesta obra.

  • Verônica Dantas Bezerra, Mário Fernandes Biague

    Resumo

    O objetivo do presente trabalho é analisar, após dez anos, em que medidas o acesso à energia elétrica afetou a vida da população de uma comunidade beneficiada com o Projeto São José. A pesquisa foi realizada na comunidade de Varjota, localizada no município de Aracoiaba no estado do Ceará. O trabalho foi fundamentado em pesquisa de campo com a aplicação de questionários voltados para produtores rurais e para um total de 25 famílias beneficiadas. Os resultados compravam que os benefícios da eletrificação rural modificaram em grande ou pequena magnitude aspectos sociais e econômicos da comunidade, com impactos que ultrapassaram suas fronteiras. O acesso à eletricidade também permitiu a otimização das atividades agrícolas e aumentou o consumo de bens duráveis. Apesar de todos esses benefícios, a eletrificação rural deve estar combinada com efetivos programas de gestão econômica dos espaços rurais para propiciar maior desenvolvimento e alavancar o setor agrícola do país.

  • Lucas Lima Reis de Pinho

    Resumo

    Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento, etapas e principais resultados das ações da Insolar na comunidade do Morro Santa Marta localizada no Rio de Janeiro. A Insolar é um negócio social dedicado à democratização do acesso à energia solar através de instalação de sistemas fotovoltaicos e qualificação profissional em comunidades de baixa renda. O projeto em questão possibilitou a instalação de 35 sistemas fotovoltaicos capazes de gerar até 75 MWh/ano de energia limpa e renovável, beneficiando instituições com economias mensais que podem ser direcionadas para maximizar o impacto social de suas ações na comunidade.O outro resultado principal foi a capacitação profissional de 40 moradores que participaram da instalação dos sistemas fotovoltaicos, contribuindo para o empoderamento tecnológico da comunidade e criando condições para que moradores de comunidades de baixa renda tenham acesso à empregos qualificados.

  • F. E.F.Gomes, A. S.Cartaxo, A. D.Esmeraldo, M. I.Brasileiro

    Resumo

    A indústria de construção civil é a maior consumidora de recursos naturais, representando grandes impactos ambientais em todas as etapas do seu processo. Observa-se na região do Cariri-Ceará que
    o aquecimento deste setor tem gerado grandes aglomerados de resíduos, principalmente em terrenos e propriedades das fábricas produtoras de cerâmica vermelha. Os impactos ambientais causados
    pelas excessivas extrações de matéria-prima, junto à geração desenfreada de resíduos são o mote deste trabalho, que tem como objetivo estudar a possibilidade de incorporação desses resíduos à
    massa cerâmica para geração de novos produtos cerâmicos.

  • Hiliene da Costa de Carvalho, Romário Fernandes de Sousa

    Resumo

    As regiões do Maciço de Baturité localizadas no interior do estado do Ceará destacam-se pela potencialidade da radiação solar incidente, o que favorece o desenvolvimento de sistemas de geração de energia a partir do aproveitamento dessa fonte renovável. O presente trabalho, desenvolvido nos municípios de Redenção, Acarápe e Barreira, reflete a experiência de ensinar a construir aquecedores solares de baixo custo a partir de materiais pós-consumo para que famílias de baixa renda possam se beneficiar desta forma de energia renovável sem custo algum. Esses materiais, que a princípio são descartados na natureza, podem ser reutilizados para construir aquecedores solares que permitem aquecer água a partir da luz solar, sem a utilização de energia elétrica. Com o objetivo de disseminar este projeto foram realizadas palestras e oficinas em escolas e outras instituições sociais dos municípios com o intuito de favorecer a economia na energia elétrica familiar e a reutilização de materiais.

Universidade, formação na engenharia e educação

  • Natalia D’Alessandro, Natalia Margarido, Ligia Monteiro da Silva

    Resumo

    O perfil homogêneo encontrado em algumas carreiras, como a de engenharia, promove de certa forma um distanciamento na sociedade, em especial das camadas de menor renda. Nesse contexto, destaca-se a necessidade de se fomentar iniciativas que aproximem jovens de diferentes realidades com a Universidade e a profissão de Engenharia. Este artigo apresenta o projeto educacional da ONG Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo São Paulo, o qual tem como objetivo promover visitas técnicas a laboratórios de engenharia, aproximando a realidade da profissão à vida de jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2016 e 2017, foram realizadas visitas técnicas em laboratórios da Universidade de São Paulo, com a aplicação de dinâmicas e questionários de avaliação do impacto no aprendizado e motivação de jovens de baixa renda. Os resultados foram positivos e demonstram os benefícios de se realizar projetos como esse para incluir camadas sociais com pouca representatividade na Engenharia.

  • Resumo

    A extensão universitária apresenta-se como um dos pilares das instituições de ensino superior como forma de superação da realidade vigente, por meio de uma interação dialógica com saberes populares
    locais. Para viabilizar as práticas extensionistas, metodologias que incitam ações coletivas tem sido moduladas. Desta forma, este trabalho traz uma análise comparativa sobre como se deram as intervenções de dois projetos de extensão de duas instituições de ensino superior (uma no Brasil e outra na Irlanda) que buscaram a participação coletiva entre usuários, familiares e profissionais de saúde na construção de novos serviços de saúde mental em suas localidades. Para nortear as análises e discussões, foram adotados critérios comparativos como procedimento: estratégias para extensão universitária, objetivos dos projetos, estrutura dos projetos e intervenções. Ainda que os métodos tenham sido diferentes, há resultados parecidos no que diz respeito ao crescimento da coletividade.

  • Gabriela Rodrigues Valadão de Mello, Beatriz Zaroni Martins, Guilherme Prado Alves, Leonardo Silva dos Santos

    Resumo

    Considerando a relevância na formação social dos universitários do pilar da extensão e a importância da educação ambiental para um profissional que tem o próprio meio ambiente como como principal local para realização das suas atividades, objetiva-se discutir as principais dificuldades para a realização de um projeto de extensão vinculado a Universidade Federal de Itajubá. Para tanto procedeu-se diversos encontros entre alunos da graduação de engenharia ambiental com alunos da escola técnica de agropecuária. Desse modo observa-se algumas barreiras aqui discutidas como: falta de informação, comodidade, cultura, entre outros, o que permite concluir que a educação ambiental moldada à extensão universitária possui grande prestígio na formação social durante a graduação.

  • Ana Sofia Nunez, Anni Provietti, Gabriel Freire, Karoline Kaiser, Lucas Mulim

    Resumo

    Este artigo realiza um estudo de caso à luz do conceito de tecnologia social de duas metodologias inovadoras no ramo da educação: O Líder em Mim e Mandala de Saberes. Reconhecendo o cenário incerto e ultrapassado da educação no Brasil, buscamos duas inovações, a primeira originada de escolas particulares e a segunda aplicada em escolas públicas, para realizar o estudo de caso. Posteriormente, a partir do conceito de tecnologia social, realizamos uma análise crítica sobre ambas.

  • Resumo

    O método tradicional de classificar (quantificar) o desempenho acadêmico do aluno usando técnicas aritméticas e estatísticas não oferece necessariamente a melhor maneira de avaliar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências mínimos necessários ao aluno. A ciência e o uso de novas tecnologias podem fornecer subsídios à condução de um processo de avaliação menos subjetivo. O estudo propõe um Sistema Especialista de Avaliação Fuzzy para avaliação de desempenho de alunos da Engenharia Civil em uma Instituição de Ensino Superior – IES- da cidade de Montes Claros, MG. Utilizamos o software Matlab® para desenvolver o sistema. As variáveis NP1, NPI e NP2 foram às entradas e o conceito final foi a saída do sistema. A análise final dos dados sugere que a comunidade acadêmica amplie o debate sobre a metodologia de avaliação do desempenho dos alunos, que reflita com maior clareza os anseios, expectativas e motivações dos envolvidos.

  • Javier Jimenez

    Resumo

    Este documento, propone un diálogo entre la propuesta de los estudios de Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS) y la pedagogía tradicional como alternativa para comprender el papel de determinado objeto en el proceso de enseñanza aprendizaje, como base de las propuestas pedagógicas donde la tecnología, como es el caso del ingeniería, tiene un papel central.

Tecnologia na agricultura familiar e agroecologia

  • Izabelle Rodrigues Ferreira Gomes, Danilo Andrade de Castro Praxedes, Raoni Fernandes Azeredo, Washington José de Sousa

    Resumo

    Trata-se de resultado de pesquisa-ação, desenvolvida sob a forma de incubação de empreendimento econômico solidária na agricultura familiar, mais especificamente junto a trabalhadores de uma área da reforma agrária reunidos na Associação Camponesa Bernardo Marin no município de Pureza/RN. São destacados estratégia e elementos de prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) implementados por um grupo acadêmico da UFRN, qual seja, a Organização de Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Solidárias e Estudos no Terceiro Setor (Oasis), responsável pela concepção, implantação e gestão do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Cooperativas da UFRN fomentado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) cuja execução ocorre sob direção do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A Oasis é, também, linha de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFRN). Dessa forma, estudantes e docentes do grupo Oasis vivenciam, no domínio da gestão social, experiências integradas de ensino (de graduação e de pós-graduação), pesquisa e extensão envolvendo as várias áreas do conhecimento. O processo de incubação aqui narrado sistematiza experiência com tal perfil acadêmico e permite concluir que, mesmo constituindo ação coletiva desafiadora em área do Semiárido, a extensão universitária em Ater pode se converter em propulsor de transição agroecológica, fomentando mudanças em direção a estágios mais avançados de sustentabilidade econômica, social e ambiental ao tempo em que constrói alternativas de contenção do êxodo rural.

  • Ítalo de Paula Casemiro, Heloisa Teixeira Firmo, Ana Lúcia do Amaral Vendramini, Hélio de Mattos Alves

    Resumo

    Tecnologias sociais são o resultado da ação de um coletivo de produtores sobre um processo de trabalho numa propriedade coletiva dos meios de produção. Aliado a este conceito, a agroecologia é cada vez mais reconhecida como modelo capaz de responder aos desafios de produzir alimentos, ao mesmo tempo em que respeita a cultura de famílias que vivem desses sistemas produtivos e conserva os recursos naturais. Este estudo teve por objetivo analisar as potencialidades da agroecologia como tecnologia social, para isso, foram avaliadas as tecnologias sociais sob a temática da agroecologia certificada. Como estudo de caso, optou-se por um levantamento de editais disponibilizados pela Fundação Banco do Brasil. Após a análise foi possível identificar a relação das tecnologias voltadas à agroecologia com diversas temáticas, o que mostra o potencial da agroecologia na inserção social e no emprego de tecnologias sociais, assim como na promoção do desenvolvimento de forma sustentável.

  • Igor Rosa Dias de Jesus, José Ronaldo de Macedo

    Resumo

    O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma avaliação de impactos do sistema de produção de tomate em cultivo o sustentável, o Tomatec. Este sistema de produção está estruturado em um conjunto de práticas agronômicas que se direcionam ao melhoramento do cultivo e das condições de plantio. A avaliação de impactos foi realizada tendo por base os eixos social, ambiental e de gestão do conhecimento. A metodologia utilizada foi o Ambitec, uma ferramenta de avaliação quali-quantiativa desenvolvida pela Embrapa, que se norteia pela realização de entrevistas junto aos produtores rurais que adotam o sistema de produção. Os resultados encontrados apontam para um impacto positivo em todos os eixos estudados, com destaque para os aspectos ambientais e de gestão do conhecimento. Este trabalho é relevante porque permite um conhecimento aprofundado sobre o sistema de produção Tomatec, tendo por base a demanda dos produtores rurais que efetivamente o utilizam, o que permite futuras correções de rumo em relação às práticas preconizadas pelo sistema.

Estudos tecnológicos, desenvolvimento e sociedade

  • Cristiano Cordeiro Cruz

    Resumo

    Neste artigo, partindo da compreensão de que a tecnologia incorpora valores sociais e, nisso, conforma a sociedade em que é utilizada, será analisado parte do pré-requisito epistemológico da engenharia popular (EP). Com efeito, uma vez que toda solução técnica demanda conhecimentos produzidos pela ciência e pela engenharia, desenvolver soluções populares depende também da existência de conhecimentos capazes de subsidiá-la. Estaremos particularmente interessados em uma categoria específica de conhecimento engenheiril necessária para o projeto técnico. Aquela que Walter Vincenti chama de instrumentalidades do projeto, e que, por encerrar elementos que a engenharia tem em comum com a arte, naquilo que os gregos chamavam de poiesis, será por nós chamada de arte da engenharia. Para além de outras coisas, buscaremos, ao longo do texto, não apenas caracterizar essa categoria de conhecimento, como demonstrar a importância de explicitamente considerá-la e desenvolvê-la na prática da EP.

  • Tiago Rohrsetzer, Alexandre Steglich Souto, Walter Antonio Bazzo, Luiz Teixeira do Vale Pereira

    Resumo

    A tecnologia progride a cada dia, sempre à mercê das vontades humanas, mas até quando? Desenvolvimentos no campo da inteligência artificial são substanciais, e novos algoritmos já compreendem e predizem nossos hábitos e comportamentos apenas com alguns cliques no computador. À luz deste avanço, buscar-se-á discutir e refletir quanto aos limites dessa tecnologia, suas eventuais complicações e o caso de uma possível singularidade tecnológica, que é o momento em que o avanço tecnológico é tão rápido e complicado que a sociedade e as próprias relações humanas mudarão de forma incompreensível e incontrolável. Esta teoria vem sendo discutida nas últimas décadas por muitos pensadores do mundo moderno, como Raymond Kurzweil, que chega a professar o seu acontecimento para 2045. A relação homem-máquina, mais relevante e complexa com o passar do tempo, impacta o papel do engenheiro no desenvolvimento tecnológico, podendo torná-lo secundário em algum momento do futuro.

  • Angel Alonso Gutiérrez Pérez, Ernesto Lleras Manrique

    Resumo

    Mostramos que históricamente la ingeniería se soporta y ha soportado relaciones sociales de dominación. Es una situación que a nuestro parecer es inconveniente, por lo que presentamos una forma alternativa de hacer ingeniería, que busca reconfigurar las relaciones de dominación presentadas a lo largo del artículo. Metodológicamente, miramos las relaciones complejas entre ingeniería, tecnología y sociedad desde el pensamiento crítico, con el fin de aportar a la comprensión de la “ingeniería en contexto”, que en el caso de los llamados “países en desarrollo” generalmente implica relaciones de poder específicas, como aquellas heredadas de la tradición colonial.

Universidade e políticas públicas

  • Ana Célia de Souza Nogueira, Bernardo Aleixo de Souza Cruz, Sonaly Cristina Rezende Borges de Lima

    Resumo

    Um dos pilares do direito humano à água, tema central desse estudo, é a acessibilidade financeira. O desenvolvimento de estudos norteadores de políticas públicas que abordem essa temática é de extrema relevância para que o referido direito se torne uma realidade. O presente artigo visa apresentar o comprometimento da renda de um grupo populacional de baixa renda, residente em uma comunidade rural no interior do Ceará, em virtude de gastos com o abastecimento de água. Tem como elementos de análise algumas variáveis que denotam o impacto do gasto com água na vida da referida população, explorando-se, também, a opinião que as famílias têm acerca dos valores gastos com a própria provisão de água. Os dados foram coletados em um Survey realizado com os moradores da comunidade e com os responsáveis pela organização da distribuição de água. Foi possível inferir, a partir dos resultados obtidos, que a maior parte da população de baixa renda compromete uma porcentagem alta de suas rendas no gasto com água, inclusive maiores do que as recomendadas pela literatura (entre 2,5% e 5%).

  • Resumo

    Esse trabalho apresenta uma proposta de extensão universitária em engenharia sob a denominação de Serviço Modelo de Engenharia. Uma revisão da prática de extensão e sua concepção foi feita passando por vários atividades extensionistas, entretanto, alguns desses, não solucionam os problemas da sociedade. Também foram apresentados importantes iniciativas que servem de referência. Uma revisão sobre a ideia de neutralidade da tecnologia, da formação do engenheiro e da economia solidária foi apresentada. Por fim, embasado nesses elementos, apresentou-se uma proposta de serviço de engenharia, oferecida pela universidade, que contempla as necessidades sociais do Brasil.

Tecnologia e Inovações Social

  • Sandra Rufino, Clécio de Albuquerque Melo Júnior, Estefhany Marreiros de Lima, Filipe Praxedes da Silva, João Victor Nascimento Costa

    Resumo

    Em um mundo tomado pelo capitalismo, a economia solidária surge como novo modo de produção, embasado na autogestão e no cooperativismo. Os empreendimentos econômicos solidários enfrentam problemas diante de um mercado altamente capitalista. Notando uma carência de ferramentas de gestão adaptadas à autogestão, o grupo PEGADAS/UFRN auxilia os empreendimentos do Rio Grande do Norte, através da produção de uma série de cartilhas e de oficinas baseadas nessas. Este artigo objetiva apresentar o processo de construção de uma das cartilhas da série, “Pensando o produto no mercado: comercialização e marketing”, e relatar a elaboração e aplicação da oficina baseada nesta, ambas sempre abertas a alterações de acordo com avaliações dos empreendimentos. Tendo suas temáticas levantadas em um diagnóstico rápido participativo, as cartilhas e oficinas foram elaboradas em uma linguagem adaptada a realidade destes empreendimentos. Até então, foram atingidas 179 pessoas de cinco territórios do estado.

  • Sandra Rufino, Érica Ricelle Costa e Silva, João Eduardo Rebouças Pereira de Medeiros, Luana Pereira Nogueira, Lucas Matheus Dias de Lima

    Resumo

    O presente trabalho foi desenvolvido com o propósito de discorrer sobre as atividades relacionadas à aplicação de oficinas sobre o conteúdo da cartilha de Gestão Financeira do grupo PEGADAS nos territórios do Rio Grande do Norte. Atividades essas que vão desde a concepção da linguagem, adaptada para os empreendimentos econômicos solidários (EES), ao roteiro e a aplicação da oficina. Considerando esse contexto e por meio do contato direto com a comunidade que vive da economia solidária, houve um repasse de conhecimento técnico sobre o assunto proposto, um fomento sobre as temáticas trabalhadas pelo grupo através da Educação Popular afim de alcançar pessoas que serão multiplicadores dos princípios da economia solidária e possíveis articuladores nos seus campos de trabalho e comunidade local.

  • Arthur Oscar de Castro, Arthur Guilherme Souza, Pedro Jullian Medina Torres Graça, Pedro Henrique da Costa Braga, Camille Costa Perissé Pereira

    Resumo

    Em um contexto que cada vez mais estão presentes as interações com tecnologias da informação na sociedade garantindo uma maior qualidade e facilidade na comunicação e acesso a informação, se faz então necessário se debater essa interação. A militância de grupos políticos não escapa desse cenário, dadas diversas ferramentas que estão disponíveis para aprimorar a organização e ação, porém ao mesmo tempo aumenta sua exposição, visto que o aparelho repressivo garante cada vez
    mais uma vigilância massiva em rede. Este trabalho vem apresentar a forma como se organizou um curso de segurança da informação para movimentos sociais utilizando a metodologia da pesquisaação e como se deu sua utilização para adequar-se às condições específicas desta ação.

  • Julia Dedini Felício, Camila Barcellos Bugelli

    Resumo

    Este projeto teve como objetivo implementar uma tecnologia social no Assentamento Nova São Carlos, localizado na cidade de São Carlos – SP, com a finalidade de aprimorar as condições de saneamento de uma família, promovendo a melhoria das condições ambientais e da saúde dos assentados. A escolha da tecnologia social no lote se deu a partir de estudo das características locais do meio e da comunidade, exigindo a interface de estudos ecológicos e sociais e análise do
    diagnóstico realizado para o projeto. A implementação da tecnologia teve formato de oficina, contando com a participação ativa da comunidade universitária e a família de assentados.

  • Luciana dos Santos Duarte, Silvia Resende Xavier, Raoni Guerra Lucas Rajão

    Resumo

    Este trabalho apresenta os resultados de um projeto focado na valorização das catadoras de materiais recicláveis em Belo Horizonte. Buscou-se trazer melhorias para o trabalho das catadoras, promovendo sua visibilidade e fomentando a discussão sobre gênero e igualdade nesse contexto. Para o desenvolvimento dessa pesquisa teórico-prática foi feita uma revisão de literatura sobre o trabalho de catação no Brasil; foram realizadas entrevistas com catadoras; e foi executado o projeto
    Pimpex BH – Mulheres Guerreiras, que incluiu a reforma de carrinhos e uma roda de conversa. Como resultados, promoveu-se a melhoria das condições de trabalho das catadoras participantes e a ampliação da discussão sobre gênero e catação. Verificou-se a relevância desta pesquisa para evidenciar as demandas específicas das catadoras e a contribuição do Pimpex para trazer mais visibilidade e voz para estas trabalhadoras.

  • Camila Cristina de Oliveira Silva, Marina Oliveira de Souza Dias

    Resumo

    De acordo com o Plano Nacional de Educação, estabeleceu-se a obrigatoriedade de que 10% do total de créditos em cursos de graduação sejam voltados para projetos de extensão, o que deve ser implantado nos próximos anos na Universidade Federal de São Paulo. Um dos programas de extensão do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT/UNIFESP), o NETES (Núcleo Educacional em Tecnologia Social e Economia Solidária), tem promovido ações voltadas ao desenvolvimento de Tecnologias Sociais e Economia Solidária. Visando o cumprimento dos objetivos do NETES e do Plano Nacional de Educação, é proposta a criação de um laboratório em Tecnologias Sociais no ICT/UNIFESP para propiciar aos discentes um ambiente adequado para a criação de tecnologias sociais voltadas a atender demandas da comunidade. Neste trabalho são descritas algumas propostas para este Laboratório, visando compartilhar informações e promover uma discussão sobre as metodologias alternativas para sua implantação.

  • Alexandre Hild Aono, James Shiniti Nagai, Selma Regina Simões Santos, Juliana Garcia Cespedes, Luciana Ferreira da Silva

    Resumo

    PluviApp é uma ferramenta Web desenvolvida em conjunto com o município de Lorena. Seu objetivo é contribuir para leitura, visualização e análise de dados pluviométricos oriundos de pluviômetros semiautomáticos instalados no munícipio em um projeto do CEMADEN e monitorado e mantido pela Defesa Civil do município. Como tecnologia social pretende contribuir para analises sobre esse conceito, seus limites e avanços.

  • Deisiane Lima dos Santos, Climene Laura de Camargo

    Resumo

    Este trabalho trata-se de uma pesquisa-ação multidisciplinar e interinstitucional de caráter bibliográfico, exploratório e  descritivo que possui como objetivo contribuir para o desenvolvimento social e sustentável da comunidade quilombola de Praia Grande/ Ilha de Maré através da implementação da tecnologia social e organização trabalhista cooperativada. Visando a produção de placas acústicas como meio de geração de renda, foram utilizados resíduos de fibra de canabrava, outrora descartados do trabalho artesanal da ilha. Os painéis foram reavaliados quanto suas propriedades físicas, e o processo de fabricação e o produto final estão em fase de aprimoramento. Pode-se afirmar que os painéis possuem potencial de comercialização para outros fins que não precisem necessariamente do coeficiente de absorção do artefato. Além disso, a pesquisa possibilitou a atuação multiprofissional, no intuito de promover o desenvolvimento sustentável de comunidades em situação de vulnerabilidade social.

  • Ligia Monteiro da Silva, Felipe Niski Zveibil, André Simões Kenez, Giovanna Nigro Scognamiglio, Felipe Xavier de Camargo Rodrigues

    Resumo

    A falta de moradia adequada é um dos principais problemas enfrentados atualmente no Brasil. Na Região Metropolitana de São Paulo, estima-se que o déficit habitacional seja de mais de 600 mil domicílios, o que corresponde a 10% do déficit total brasileiro. Diante desse contexto, o projeto Permacultura no Movimento tem como objetivo empoderar jovens em situação de vulnerabilidade social usando técnicas de permacultura e bioconstrução, tornando-os pulverizadores do conhecimento em suas comunidades. Em 2016, o projeto teve como público-alvo 50 jovens participantes da construção do Condomínio Residencial Barra do Jacaré, na região noroeste de São Paulo, realizada na forma de autogestão no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades. Este artigo apresenta o desenvolvimento do curso de capacitação em permacultura e bioconstrução elaborado pela ONG Engenheiros Sem Fronteiras – São Paulo e as etapas necessárias para sua implantação.

  • Lucas S. de Paula, Lucas L. Rolim, Matheus G. Andrade, Rafael G. Damasceno, Rodrigo C. de Jesus

    Resumo

    Este artigo tem como objetivo propor uma nova abordagem de comunicação e interação dos cidadãos com o setor público utilizando tecnologias de automatização de chats em redes sociais. O PrefeitoBot é um software integrado com a plataforma Messenger, do Facebook, e permite acesso a informações da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, bem como o registro de ocorrências de problemas existentes na cidade de forma rápida, simplificando e, consequentemente, desburocratizando o atual sistema de comunicação e acesso a informação pública, que é não satisfatório. No texto, definimos todas as funcionalidades do sistema e apresentamos uma breve análise do seu impacto no cotidiano.

  • Paulo Mário Machado Araujo, Jorge Vieira dos Santos Junior, Wallas de Oliveira Santos, Isau de Souza Alves Junior

    Resumo

    O presente artigo relata o desenvolvimento de um Restaurante Universitário Solar (RUS) que funcionará de forma híbrida, utilizando tanto a energia solar como também a energia proveniente da combustão do Gás Liquefeito de Petróleo - GLP. Assim, o objetivo principal é atender a demanda de refeições do restaurante universitário da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Para isso, está sendo desenvolvido um sistema que capte a energia térmica emitida pelo Sol e a utilize na geração contínua de vapor com a finalidade de cozer os alimentos. Para um melhor desenvolvimento do projeto, este foi dividido em dois subsistemas, concentrador e reator, sendo o primeiro responsável por concentrar os raios solares e o segundo por usar a energia térmica concentrada para gerar vapor. Como resultados, obteve-se os parâmetros necessários para a construção desses componentes. Pretende-se oferecer uma opção sustentável ao uso do gás de cozinha, promovendo o uso da energia solar em detrimento ao uso do GLP.

  • Guilherme Pinho Oncken

    Resumo

    O presente artigo trata da implementação de um curso para fabricação de peças cimentícias destinado a mutirantes de dois empreendimentos de conjuntos habitacionais financiados pelo programa Minha Casa Minha Vida - Entidades. Foi o trabalho de formatura de um grupo de cinco estudantes de engenharia civil, e se inseriu no projeto Construindo Uma Morada Para o Futuro, elaborado em conjunto com a Associação dos Trabalhadores Sem Teto da Zona Oeste e Noroeste, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo do município de São Paulo. Trata-se de uma busca por novas formas produtivas na cadeia da construção civil, que caminhem na contramão da sua tendência à informalidade, almejando melhorar as condições de trabalho e contribuir para o incremento de renda de populações em situações vulneráveis. O trabalho foi, posteriormente, analisado criticamente, considerando as discussões sobre Tecnologia Social.

Economia, trabalho, gestão e empreendedorismo social

  • Carla Danielle Araújo Costa, Wagner Ragi Curi Filho, Lucineide Ferreira dos Santos

    Resumo

    Neste artigo, são apresentados os avanços e percalços do trabalho de assessoria sociotécnica realizado pelo programa de extensão INCOP - Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da UFOP no BANPOPE, um banco popular situado na cidade de João Monlevade, MG. O banco existe desde 2000, mas vem passando por inúmeras dificuldades financeiras e organizacionais. O trabalho vem sendo realizado por meio de reuniões semanais entre formadores da INCOP e participantes do Banco. Nessas reuniões, a partir de um processo dialógico, são definidas as metas e elaborados planos de ações que permitam o alcance das mesmas. Como ações já realizadas destacam-se a realização de um seminário sobre finanças solidárias e desenvolvimento local e elaboração de uma cartilha sobre crédito rotativo. Ademais, a INCOP vem trabalhando com estudantes que vem ocupando o papel de estagiários no banco. Espera-se que o trabalho com os estagiários contribua para um aprofundamento do conhecimento acerca dos problemas banco. É possível concluir que já ocorreram avanços, embora ainda haja muito a fazer, mesmo depois de mais de 1 ano de trabalho.

  • Resumo

    Os problemas sociais, bem como as suas consequências, podem ser minimizados com a ajuda de empreendimentos que lutam por essas causas. Nesse sentido a Associação Maria Efigênia tem como principal objetivo combater os problemas da desigualdade com a produção de uma multi mistura como reforço nutritivo e doação de alimentos e roupas para pessoas necessitadas da comunidade. O objetivo geral desse artigo é apresentar a associação, caracterizada como direito social bem como seus avanços e limitações observados no processo de incubação. Em um primeiro momento foram descritas os principais temas constituindo o referencial teórico, abordando os principais aspectos da economia solidaria como autogestão e associações. Para cumprir o objetivo do artigo foi utilizada uma pesquisa qualitativa, em que de forma descritiva são apresentados os resultados.

  • Nathália Regina Silva Vieira, Williane Cristina Ribeiro, Matheus de Araujo Butinholi, Carla Danielle Araújo Costa

    Resumo

    Neste artigo, será apresentado um plano de negócio para a Associação Comunitária de Crédito de João Monlevade - Banco Popular do Pequeno Empreendedor de João Monlevade (BANPOPE), localizada na cidade de João Monlevade - MG. O banco é uma organização do Terceiro Setor e
    trabalha a partir dos princípios da Economia Solidária. Atualmente, ele passa por uma crise econômica e neste sentido foi elaborado um plano de negócio com finalidade de buscar potenciais doadores para que seja possível recapitalizar o banco.