AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL DE UMA IES UTILIZANDO LÓGICA FUZZY

Resumo

O método tradicional de classificar (quantificar) o desempenho acadêmico do aluno usando técnicas aritméticas e estatísticas não oferece necessariamente a melhor maneira de avaliar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências mínimos necessários ao aluno. A ciência e o uso de novas tecnologias podem fornecer subsídios à condução de um processo de avaliação menos subjetivo. O estudo propõe um Sistema Especialista de Avaliação Fuzzy para avaliação de desempenho de alunos da Engenharia Civil em uma Instituição de Ensino Superior – IES- da cidade de Montes Claros, MG. Utilizamos o software Matlab® para desenvolver o sistema. As variáveis NP1, NPI e NP2 foram às entradas e o conceito final foi a saída do sistema. A análise final dos dados sugere que a comunidade acadêmica amplie o debate sobre a metodologia de avaliação do desempenho dos alunos, que reflita com maior clareza os anseios, expectativas e motivações dos envolvidos.

Downloads

Publicado

2017-12-01

Edição

Seção

Universidade, formação na engenharia e educação