O ELEFANTE NA SALA DE AULA: GÊNERO E CTS PARA O ENSINO DE ENGENHARIA

Autores

  • Alice Fernandes
  • Isabela Noronha
  • Lais Fraga

Resumo

O objetivo deste artigo é propor reflexões sobre a abordagem de gênero integrada ao ensino de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos cursos de engenharia. Para isso, é apresentada a proposta da educação CTS para os cursos de cunho tecnológico, com foco na potência que essa perspectiva traz para a discussão de temas frequentemente marginalizados ou omitidos nesses cursos. Em seguida, é apresentada uma revisão sobre as relações de gênero na ciência e tecnologia por meio de estudos que podem exemplificar alguns tipos de abordagem do assunto e visibilizar a importância do tema para o caso das engenharias. Por fim, ao articular as seções anteriores, propomos a reflexão sobre a possibilidade de que os estudos de gênero, assim como outros recortes relevantes para a construção de um currículo socialmente comprometido, sejam incorporados não somente às ementas das disciplinas de CTS, mas em toda a formação.

Downloads

Publicado

2017-12-01

Edição

Seção

Engenharia e gênero/Perspectiva feminista na engenharia