METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE ENGENHARIA: SUBVERTENDO A LÓGICA MERCANTIL NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Resumo
O espaço comum do ensino de engenharia segue limitante para a formação do estudante. Na sala de aula convencional, é comum aos cursos de engenharia, o estudante receber uma massa, amorfa, enorme de informações que agrupa os conhecimentos da engenharia em caixas isoladas, e os cursos consideram a habilidade ou competência de juntar essas informações como algo inato ao estudante, não pensando um espaço pedagógico que contemple esse exercício. O que tem se mostrado um grande erro, pois os estudantes têm dificuldade de correlacionar essas informações com a realidade em que vivem e com as informações recebidas nas outras disciplinas, com isso boa parte dessa informação recebida será perdida rapidamente. Neste trabalho será mostrada uma forma de superar estes entraves que prendem a educação de engenharia no Brasil como uma formação para o mercado de trabalho, com caixas estanques do conhecimento que colocam as caixas disciplinares sem um diálogo transdisciplinar real, e como realizar um diálogo teoria e prática com uma lógica dialética. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o modelo de ensino de engenharia e suas implicações na formação do estudante e na transformação social, analisando uma experiência prática vivenciada na disciplina de Aprendizagem por Projetos no curso de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé.