A SUSTENTABILIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL E REFERENCIAL DA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO CIVIL
Resumo
Com base em pesquisa de campo feita através de análise dos currículos dos cursos de engenharia civil e entrevistas semi-estruturadas com engenheiros civis atuantes no ensino e nos setores públicos e privados em Santa Catarina, Brasil, foi possível perceber que a atuação do Engenheiro depende de sua visão de mundo que, em parte, é fruto da sua formação profissional. Desse processo complexo resulta a realidade da Construção Civil e suas repercussões na sociedade. Assim, tendo-se como intento mudar a forma como a Construção Civil interfere na sociedade, vista como negativamente impactante, evidencia-se a necessidade de mudar a percepção do Engenheiro quanto à sua responsabilidade nesse processo, o que é o mesmo que dizer da necessidade de mudar o paradigma que guia estes profissionais. O presente texto apresenta algumas proposições dos sujeitos do estudo empírico e de autores da área de ensino que, entendese, possibilitam à formação de profissionais capazes de tornar a Construção Civil voltada à sustentabilidade e construtora de uma melhor qualidade de vida para a Humanidade.