v. 8 n. 1 (2011): Anais do VIII Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social

UFOP

Ouro Preto, MG, BR

setembro 19, 2011 – setembro 21, 2011

Publicado: 2020-05-05

Energia, meio ambiente e sustentabilidade

  • Gustavo L. Simão, Nora B. P. Amodeo, Rafael R. Faleiros, Laércio A. G. Jacovine

    Resumo

    Buscou-se nessa pesquisa analisar os resultados socioeconômicos gerados pelas comercializações dos créditos de carbono por parte das cooperativas agropecuárias e de infraestrutura rural brasileiras. Quanto aos resultados, constatou-se que, na maioria das cooperativas respondentes, existe a participação de empresas intermediárias que são os arrendatários dos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) e que repassam também uma percentagem advinda das Reduções Certificadas de Emissões às cooperativas. Na maioria dos casos existem também benefícios secundários, resultantes do MDL, e que nesses projetos com participação de terceiros, a principal atividade econômica da cooperativa não tem ligação direta com o mecanismo. Não se constatou a participação e apoio de órgãos governamentais ou representativos do setor cooperativista na maioria dos projetos. Em conclusão, mesmo quando a cooperativa não é a proprietária do MDL, seu envolvimento se torna interessante tanto pela agregação de ganhos secundários como pela utilização de um ativo financeiro ambiental anteriormente inutilizado.

  • Isabelle M. Santana, Cristiane S. Medeiros, Nilma P. Dantas, João H. G. Silva, Haline C. Santos

    Resumo

    As energias renováveis vêm ganhando destaque no cenário internacional, em função da necessidade permanente de diminuição das emissões do dióxido de carbono (CO2), mas também porque com o aumento do preço dos combustíveis fósseis e sua possível escassez no mercado, torna-se cada vez mais rentável recorrer a esse tipo de energia. Nesse contexto, uma das fontes alternativas renováveis que vêm sendo motivo de discussão e sendo utilizada por diferentes países, é a energia obtida pela força do vento. De forma especifica, no caso do Brasil o potencial eólico é uma importante alternativa para a produção de energia renovável para diminuir as emissões de poluentes atmosféricos com a utilização de energia limpa.O uso de fontes alternativas de energia minimiza as conseqüências previstas pelo aquecimento global, perante as emissões de dióxido de carbono e poluentes relacionados com a utilização de carvão mineral e outros combustíveis fósseis. Portanto, este artigo tem por objetivo discutir o uso dessa fonte de energia, colocando em destaque o potencial do Rio Grande do Norte (RN), para a geração dessa forma alternativa de produção de energia. Ressaltando também os impactos socioambientais produzido por ele. Como procedimentos metodológicos, realizamos levantamentos bibliográficos e também levantamento em campo.

Universidade, formação na engenharia e educação

  • Maurício Dwek

    Resumo

    Por mais que se reivindique a necessidade de formar um número cada vez maior de engenheiros para suprir as demandas técnicas do país, a complexidade dos problemas com os quais os profissionais de engenharia são confrontados hoje requer uma revisão dos projetos pedagógicos dos cursos que os formam, bem como de seus currículos. O artigo explora o potencial crítico da pedagogia freiriana, do enfoque CTS e da prática de projeto na engenharia como elementos para uma renovação do ensino de engenharia no Brasil.

  • Ciciliana Regina Colombo

    Resumo

    Com base em pesquisa de campo feita através de análise dos currículos dos cursos de engenharia civil e entrevistas semi-estruturadas com engenheiros civis atuantes no ensino e nos setores públicos e privados em Santa Catarina, Brasil, foi possível perceber que a atuação do Engenheiro depende de sua visão de mundo que, em parte, é fruto da sua formação profissional. Desse processo complexo resulta a realidade da Construção Civil e suas repercussões na sociedade. Assim, tendo-se como intento mudar a forma como a Construção Civil interfere na sociedade, vista como negativamente impactante, evidencia-se a necessidade de mudar a percepção do Engenheiro quanto à sua responsabilidade nesse processo, o que é o mesmo que dizer da necessidade de mudar o paradigma que guia estes profissionais. O presente texto apresenta algumas proposições dos sujeitos do estudo empírico e de autores da área de ensino que, entendese, possibilitam à formação de profissionais capazes de tornar a Construção Civil voltada à sustentabilidade e construtora de uma melhor qualidade de vida para a Humanidade.

  • Ciciliana Regina Colombo

    Resumo

    Baseado em estudo empírico e bibliográfico visando desenvolver princípios teórico-práticos
    para formação de engenheiros civis voltados à sustentabilidade1
    , o presente texto apresenta
    um arcabouço para outro modelo curricular para cursos de Engenharia Civil, o que pode, com
    os devidos ajustes, servir como uma proposta de reformulação da organização do ensino das
    engenharias no Brasil. O que se traz aqui, não é um novo modelo curricular, mas sim,
    princípios teórico-práticos que poderão compor orientações curriculares para formação de
    Engenheiros socioambientalmente responsáveis. Busca-se, portanto, sintetizando as propostas
    destacadas pelos sujeitos do estudo de campo e pelos autores através da pesquisa
    bibliográfica, esboçar proposta para reflexão e reformulação da organização do ensino de
    Engenharia Civil, que inclui, além de aspectos da prática de ensino, também, aspectos da
    composição teórica da formação dos futuros profissionais.

  • Rosamaria S. P. Loures, Gabriel D. L. de B. Moreira, Maria Elisa C. e Souza, Érica V. Fraga, Aremita A. V. Reis, Núbia V. Cardoso, Vinícius S. Mendonça, Luiza R. A. S. Costa, Kátia S. Dias, Claudenir Fávero

    Resumo

    O padrão de desenvolvimento agrícola das últimas décadas no Brasil fundamenta-se na Revolução Verde. Associado à importação de modelos, técnicas e tecnologias, esse padrão favorece as classes dominantes e desconsidera as reais necessidades do povo. O modelo desenvolvimentista atinge também a educação, que exerce um papel relevante na difusão deste. Ao entender a importância do processo de formação na constituição de pessoas preocupadas com a transformação da sociedade e construção de uma outra realidade no Campo brasileiro, a Agroecologia surge como novo paradigma de bases não excludentes. O objetivo deste trabalho é registrar o processo de formação do Grupo Aranã de Agroecologia na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – MG e sua contribuição para a construção do conhecimento Agroecológico. Para tanto utilizou-se como metodologia o Diagnostico Rápido Participativo – DRP, tendo como principal ferramenta a “Linha do Tempo”. O resgate da historia oral do Grupo permite que este conheça com mais profundidade as diferentes etapas vivenciadas e a criação de laços de pertencimento e de identidade entre seus membros. As experiências compartilhadas podem fortalecer laços de contraposição aos modelos impostos, contribuir na afirmação da Agroecologia, e na formação de profissionais e cidadãos/ãs com ela compromissados/as.

  • Maria Inês E. da Costa

    Resumo

    Este trabalho apresenta uma demanda que é crescente, de uma formação diferenciada para os profissionais das ciências agrárias que atuarão na especificidade da agricultura familiar camponesa, ao mesmo tempo, aponta uma alternativa que nasce do anseio dos movimentos sociais do campo em articulação com as universidades. O objetivo central é pensar sobre a primeira experiência brasileira de Residência Agrária e as contribuições que este projeto trouxe para a universidade e para os povos do campo. A partir desta análise conclui-se que a Residência Agrária faz parte de um Programa que apresenta excelentes condições de contribuir para a formação dos profissionais que atuam na especificidade da agricultura familiar, que partilham a idéia de uma reforma agrária urgente e ampliada, construída com a participação de diferentes sujeitos, dentro da perspectiva de uma Educação do Campo e do desenvolvimento sustentável. A partir de uma metodologia dinâmica, na linha da complexidade esta experiência traz novo fôlego para um redesenho da engenharia agronômica e demais cursos das ciências agrárias.

  • Ciciliana Regina Colombo, Cristina de S. Bispo, Haroldo C. V. Filho, Victor M. de A. Silva

    Resumo

    O presente trabalho apresenta um diagnóstico dos cursos de engenharia de produção vigentes nas instituições públicas de ensino da região Nordeste do Brasil quanto à formação de profissionais com responsabilidade socioambiental. Esse artigo tem como objetivos conhecer o cenário atual dos cursos de engenharia de produção no Brasil; além de identificar a existência de disciplinas direcionadas à temática socioambiental nos currículos dos cursos dessa modalidade da engenharia, com base na legislação atual e por meio de uma análise comparativa dos dados oriundos das páginas oficiais do governo federal e das instituições. A metodologia utilizada para a referida análise foi baseada em pesquisas bibliográficas e documentais, nas quais buscou-se, entre outros aspectos, as grades curriculares e ementário dos referidos cursos, observando-se a quantidade, carga horária e assuntos abordados nas disciplinas relacionadas à temática em estudo. Após a apresentação e discussão dos resultados obtidos mediante os métodos utilizados, foram feitas algumas considerações acerca da contribuição da engenharia de produção para uma formação sustentável, assim como recomendações de possíveis melhorias.

  • Adriana M. Tonini

    Resumo

    As “Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia” (DCN) - CNE/CES 11/2002 - definem um novo perfil para os egressos dos cursos de engenharia, com um conjunto de competências e habilidades que permite às escolas de engenharias pensarem e definirem que tipo de profissionais querem formar, tanto do ponto de vista político como pedagógico. Nessa linha as Atividades Complementares presentes nas DCN e implementadas nos currículos apontam para esse novo perfil que considere não somente as questões tecnicistas, mas também as humanas, sociais, ambientais e da sociedade demandada. Desse modo, para verificar o perfil do engenheiro que vem sendo formado nas Escolas de Engenharia do País, bem como, o tipo de conhecimento que vem recebendo este artigo apresenta uma pesquisa realizada com coordenadores e professores de duas modalidades de cursos de engenharia: Elétrica e Civil e de seis instituições de ensino de Belo Horizonte – Minas Gerais.

Artigos

  • Carlos Eduardo S. Araújo, Francisco R. Duarte

    Resumo

    O presente artigo objetiva analisar, através da aplicação do ciclo PDCA, de que forma o planejamento estratégico poderá contribuir através de suas práticas como ferramenta de gestão em uma organização do terceiro setor localizda na cidade de Juazeiro-Ba, no Vale do São Francisco. O levantamento de informações foi realizado através de visitas técnicas, pesquisa bibliografia, entrevistas e aplicação de um questionário objetivando identificar problemas e ao mesmo tempo prática de planejamneto estratégico adotadas pelo grupo. Este artigo apresenta, de forma mais teórica, uma discussão sobre o planejamento estratégico e a aplicação do ciclo PDCA em organizações do Terceiro Setor, analisando de forma mais estratégica o caso do Projeto Girassol. Projeto este formado por um grupo de nove mulheres, oriundas em sua maioria da prostituição. A relevância do estudo se dá pelo fato de que no Brasil, mesmo com todo poder de transformação e capacidade de melhoramento continuo das atividades operacionais que este profissional apresenta, ainda é incipiente a atuação do engenheiro de produção no Terceiro Setor.

  • Leonardo Formigon de Amorim, Ana Paula Leivar Brancaleoni, Ana Claudia Giannini Borges, Nayana Pizza Cravero Castellani

    Resumo

    A Economia Solidária (ES) vem despontando enquanto forma alternativa para geração de trabalho e renda, frente ao aumento do desemprego resultante das transformações na organização da produção que se acentuam, no país, especialmente a partir dos anos 90. Contudo, ainda que a ES tenha por pressuposto a valorização do ser humano acima do capital, um dos problemas freqüentemente enfrentados, nos empreendimentos dessa natureza, é a garantia da saúde e segurança dos trabalhadores. Este trabalho objetiva analisar de que forma a questão da saúde e segurança no trabalho são tratadas no cotidiano de uma associação de separação e comercialização de reciclados do Município de Jaboticabal. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa, dentro dos pressupostos da pesquisa-ação. Os dados foram coletados ao longo de um ano e sistematicamente registrados em diário de campo. Constatouse o não reconhecimento, por parte do grupo, de boa parte dos perigos que envolvem o desempenho do trabalho, que faz com que não tomem as devidas precauções como, por exemplo, o uso correto de EPIs. Outra observação é o fato de não compreenderem o uso do álcool como um problema. Este funciona como “facilitador” para o desempenho de um trabalho penoso, ainda que não seja dessa forma reconhecido.

  • Lívia M. Brumatti, Ana C. G. Borges, Ana P. L. Brancaleoni

    Resumo

    O cenário de internacionalização do capital, sob os princípios neoliberais, trouxe diversas modificações na estrutura política, econômica e social do país. Neste contexto, a Economia Solidária surge como uma alternativa às pessoas que foram excluídas do mercado formal de trabalho e que necessitavam de uma fonte de renda para sobrevivência. Baseada nestes pressupostos, a Associação de Reciclagem de Jaboticabal (ARJ) se estabelece na cidade, em 2001, como uma proposta de política pública, ainda que tenha desde seu início se mantido em princípios assistencialistas. Vivencia diversas dificuldades, ao longo de sua trajetória, na organização do processo produtivo e de comercialização dos produtos. Frente a isto, tem-se por objetivo, nesse trabalho, analisar quais são as principais dificuldades vivenciadas na produção e comercialização, bem como elencar possíveis alternativas na solução dos problemas. Adotouse uma abordagem qualitativa e como instrumentos de coleta de dados: observação participante e análise documental. Constata-se a importância de políticas públicas que efetivamente visem o empoderamento dos sujeitos, que tenham um caráter contínuo e de formação para a autogestão, garantindo também as tecnologias necessárias no processo de produção.

  • Luiz Henrique B. Chaves, Shirle A. Leite

    Resumo

    O trabalho proposto parte do escopo da discussão realizada por Marx, Lukács e Mészáros sobre a problemática da ideologia, nos ditames do modo de produção capitalista, e sua relação com a ciência. Pretende-se demonstrar o movimento dialético que esta relação produz. A base de produção material predominante imprime sobre as ciências naturais o seu projeto de desenvolvimento afim de que esta lhe sirva como um instrumento de expansão do capital global, ao passo que impõe a ciências sociais uma base teórica decadente, a qual impossibilita a compreensão da essência de sua realidade social. Ela se torna um mero instrumento de controle ideológico de cunho conservador embriagado de elementos contrarrevolucionários. Assegurada assim a lei de acumulação capitalista e, mantida a ordem social, a classe trabalhadora é afetada de duas formas: através do aumento da composição orgânica do capital traduzida sobre a intensificação da extração de mais-valia em sua forma relativa; e a perda da consciência de classe. Tais manifestações da relação ciência/ideologia são demonstradas no artigo através de elementos que na atualidade correspondem, em elevado grau, pela manutenção da ordem vigente, a saber, a tecnologia atômica no campo das ciências naturais e o pensamento pós-moderno no campo das ciências sociais.

  • Bruno C. L. da C. Silva, Camila R. Laricchia, Jorge F. L. Iglesias, Mariana S. A. da Silva, Thyago de M. D. Borges

    Resumo

    O presente artigo analisa a organização da atividade artesanal de uma artífice que trabalha com fuxicos no setor turístico de Natal/RN. Aborda-se a necessidade de entender como a artesã trabalha, mostrando as características da organização do artesanato individual simples e do sistema de encomenda domiciliar. O objetivo do artigo consiste na análise da atividade artesanal no que se refere à repercussão desse trabalho e a proposta de melhorias que venham a agregar valor ao ofício dessa artesã. Nesse sentido, tem-se a necessidade de, inicialmente, descrever a organização do trabalho artesanal e seu contexto, sua inserção no ambiente e na sociedade, dando enfoque nas repercussões dessa organização para o produto, para a produção, para o mercado, e para os trabalhadores em relação às condições de trabalho. Assim, foi possível tecer algumas características marcantes nessa forma de produção e propor melhorias que potencializem essas repercussões quando positivas e melhorem as negativas. Utilizou-se como recursos metodológicos a ação conversacional aliado a registros fotográficos e pesquisa bibliográfica. Constatou-se que a maneira como a artesã realiza seu trabalho interfere na sua disposição, na quantidade e qualidade de produtos gerados/criados e na escala do mercado.

  • Laura S. C. Carvalho, Adriana S. Leite

    Resumo

    Diante de um contexto de desigualdade sócio-econômico, muitos projetos têm sido realizados visando a melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento econômico e social, daqueles considerados à margem da sociedade, através da transferência de tecnologias. O objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre a adequação e a inadequação social de tais tecnologias. Para tanto, partimos do estudo de um caso e buscamos contrapô-lo às teorias estudadas, chegando à conclusão da imperativa necessidade de um posicionamento mais crítico diante de tais ações e da singularidade de cada uma delas. A partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema e análise do caso acima citado, esperamos com este artigo contribuir para a discussão do tema em questão.

  • Resumo

    A noção de inclusão digital compreende a expansão de infraestrutura e equipamentos, para o incremento de indicadores sociais em educação, emprego, dentre outras áreas. Levando em consideração que a implantação de processos de inclusão social são mais eficazes quando acompanhados da inclusão digital, está em fase de implementação no telecentro comunitário do distrito do Guinda/Diamantina MG, em apoio com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), um projeto para assistir e capacitar a população local. Dando atenção especial aos jovens, devido à sua natural aptidão para assimilar novas informações, acesso aos benefícios advindos da Internet, tais como pesquisa acadêmica, busca por notícias, utilização de e-mails, informações relativas a temas correlatos às cooperativas, pesquisas escolares, sites de referências, dentre outros e também para habilitá-los para o mercado de trabalho. Deste modo, esperando que no final deste processo se obtenha uma melhora na qualidade de vida dos membros crentes desta comunidade, tendo como foco a utilização dos conhecimentos adquiridos nos cursos oferecidos no telecentro, na cooperativa instalada na comunidade.

  • Sérgio L. Morais, Fábio R. Oliveira

    Resumo

    Esta pesquisa-ação teve por objetivo realizar um diagnóstico socioambiental local dos impactos das extensivas plantações de Eucalyptusspp na comunidade residente no Brejão, na região do médio rio Doce, zona rural do município de Santana do Paraíso/ MG, e, a partir da situação caracterizada, realizar uma proposta de intervenção.O levantamento dos impactos socioambientais do cultivo das florestas destinadas ao reflorestamento empresarial foi diagnosticado em uma pesquisa desenvolvida no povoado do Brejão no ano de 2006. A metodologia utilizada abrangeu: levantamentos bibliográficos e cartográficos; trabalhos de campo na área de estudo e em seu entorno; aplicação de formulário de diagnóstico socioeconômico e ambiental; caracterização fotográfica do local e interpretação de imagens de satélites. Dentre os principais impactos observados está a colheita cíclica das florestas de Eucalyptusspp. ao redor do povoado do Brejão relacionando-se com a possibilidade de quedas de árvores sobre as residências e ao escoamento superficial concentrado. Ao final, propõemse como intervenção a ampliação das Áreas de Preservação Permanente existentes nas imediações, implantando uma área de transição (zona tampão), com a intenção de minimizar os impactos negativos proporcionados pelas atividades associadas a colheita das florestas plantadas ao redor do povoado em questão.

  • Miessa F. de Souza, Penha A. Vicente, Tiago Pires, Sonia Marcelino, Fabiano G. da Silva, Carlos A. Pereira

    Resumo

    As bibliotecas comunitárias têm papel relevante na disponibilização e difusão da informação para o conjunto de cidadãos, especialmente aqueles com escassos recursos financeiros e que residem em localidades afastadas ou desprovidas de serviços públicos do gênero. Por isso, o DEMIN/UFOP, em parceria com alguns professores e bolsistas do IFMG/Ouro Preto e com a comunidade dos bairros de Saramenha de Cima e Morro São Sebastião, em Ouro Preto/MG, implantaram uma biblioteca comunitária nos respectivos bairros a fim de ampliar e dinamizar as oportunidades de leitura e estudo entre crianças, jovens, adultos e idosos, combinando atividades de estímulo à leitura, reforço escolar e de valorização da cultura e do patrimônio local. Os resultados foram significativos: melhora do desempenho escolar dos frequentadores, incentivo à leitura, envolvimento e participação da comunidade nas atividades realizadas pelo projeto, dentre outros. No presente artigo, usando uma propícia fundamentação teóricometodológica, pretendemos mostrar de que forma o projeto se desenvolve e obtém seus resultados, assim como apresentaremos a importância do mesmo para a comunidade e todos os membros envolvidos.

  • Carolina C. Takano, Marina M. Lopes, Andyara P. Duarte, Camila C. Takano, Daniela de P. Gomes, Carlos A. Pereira

    Resumo

    O projeto “Educação e Arte para Crianças” é desenvolvido com o objetivo de trazer ao ambiente universitário, crianças do município de Ouro Preto. Os encontros semanais são monitorados por graduandos de diferentes áreas acadêmicas que relacionam as atividades lecionadas nas escolas regulares com atividades que promovam a conscientização da preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade de Ouro Preto. As crianças também participam de aulas práticas na Oficina de Cantaria aprendendo sobre a arte de esculpir em pedras, tão presente em monumentos do município. Os resultados observados nas crianças foram um melhor desempenho escolar, um conhecimento e interesses maiores sobre a História da cidade, o que gerou um interesse e empenho maiores pela preservação do Patrimônio Cultural do município, e a auto-valorização dessas crianças devido ao crescimento pessoal obtido. Os graduandos, em contrapartida, tornam-se mais conscientes e comprometidos com as questões sociais. Além disso, adquirem experiências relevantes para a vida acadêmica e profissional ao aprimorarem fatores como articulação, sensibilização e coordenação quando executam e avaliam as ações realizadas no projeto. O projeto tem se destacado também na introdução do futuro engenheiro de minas nas questões humanísticas, algo relevante na formação de todos os profissionais.

  • Amanda S Cleto G, Danilo Pereira, Danielli Fittipaldi, Flaviane C. da Silva, Gustavo H. L. Silva, Hernani C. Santana, Jacqueline C. A. da Silva, José O. Neto, Rafael F. F. Silva, Lia de M. Porto, Vania M. Veloso, Vera Lúcia de M. Guarda

    Resumo

    Reciclagem, compostagem, qualidade de água, resíduos sólidos e saneamento, para prevenir e manter a saúde do planeta e dos seus habitantes, são alguns temas de carater ambiental. A Cátedra UNESCO: água, mulheres e desenvolvimento tem o compromisso de levar às mulheres o conhecimento sobre esses assuntos, oferecendo-lhes melhores subsídios para que possam cuidar das águas e do meio ambiente. Assim, este trabalho tem por objetivo criar uma consciência sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos, explorando o ato de cuidar tão inerente às mulheres e a sua função de educadora e multiplicadora. Utilizando a metodologia multidisciplinar participativa de ensino, estudantes e professores, de áreas variadas, inclusive Engenharia Ambiental, fizeram palestras para mulheres em condições de vulnerabilidade social, em cursos de capacitação, promovidos pela Cátedra UNESCO. Além de Educação Ambiental, elas receberam aulas de psicologia organizacional, serviços de camareira ou na área de alimentos para ingressarem no mercado de trabalho respeitando e preservando o meio ambiente e os recursos hídricos. Após o seminário, houve discussões e a conscientização sobre a importância da contribuição feminina nos cuidados com os recursos hídricos e o meio ambiente. Como resultados mais de vinte mulheres foram capacitadas, 20% das mesmas foram contratadas por empresas locais e o programa vem ganhando o reconhecimento da comunidade como Associações de Empresários da Indústria Hoteleira, Assistência Social e além disso, observou-se um crescimento considerável em relação a participação das mulheres da comunidade e dos estudantes de Engenharia Ambiental, na procura da capacitação.

  • Fabricio L. Pereira, Samara S. Menezes, Almiro S. Junior, André P. de Oliveira, Fabiano G. da Silva, Carlos A. Pereira

    Resumo

    A técnica de cantaria consiste em lavrar a rocha em formas geométricas ou figurativas para aplicação em construções, com finalidade ornamental e/ou estrutural. Em Ouro Preto, durante o século XVIII, o uso e a disseminação de rochas nas construções públicas, religiosas e civis caminharam concomitantemente com a consolidação do núcleo urbano de Vila Rica. Na tentativa de preservar essa peculiaridade do patrimônio local, desde 2000 o Projeto Cantaria elucida uma série de medidas no âmbito da extensão universitária no intuito de manter a arte e conservação dos patrimônios petreos da cidade e seu entorno. Destaca-se ainda as pesquisas históricas sobre os ofícios mecânicos dos séculos XVIII e XIX, os programas de educação patrimonial para crianças e os cursos ministrados para novos canteiros. Propomos neste artigo salientar como durante esses 11 anos o projeto se consolidou como importante ferramenta para a preservação dos monumentos de cantaria de Ouro Preto e como este contribuiu para a melhoria da formação de diversos estudantes de engenharia da Universidade Federal de Ouro Preto.

  • Eduarda G. S. Cunha, Évelin C. C. Silva

    Resumo

    A Mata do Paraíso localiza-se no município de Viçosa, aproximadamente 6 Km da Universidade Federal de Viçosa e possui uma área de 194 hectares. A Instituição, utiliza a área, para a realização de aulas práticas e pesquisas científicas, tendo-a como um laboratório natural de grande valia para desenvolvimento do aprendizado in situ, bem como fonte de dados concretos das relações e inter-relações de um ecossistema. Para atuar em prol da conservação do local de estudo, tem-se um Grupo de Educação e Interpretação Ambiental Mata do Paraíso-GEIA MATA, cujo objetivo é o de difundir a Educação Ambiental de modo a promover total inclusão na vida das pessoas, permitindo uma interpretação ampla de relação entre a natureza e o indivíduo. As atividades são desenvolvidas de acordo com os objetivos dos visitantes e identidade de cada grupo. Conclui-se que o aprendizado e reconhecimento sobre a importância da conservação ambiental, através de visitas em uma área de proteção, no caso a referida Mata do Paraíso, tende a proporcionar sentimento de responsibilidade nos indivíduos, aumentando nestes a percepção de necessidade de recuperação e conservação ambiental.

  • Alessandra Praxedes, Gabriel N. Machado, Heloisa H. A. B. Q. Gonçalves, Maria das Graças S. da Rocha, Mônica C. Mitkiewicz, Natanael N. de M. Junior, Rafael P. de Lima

    Resumo

    Como funciona, na prática, um Empreendimento de Economia Solidária, considerando os sete princípios do cooperativismo e tendo como caso particular o da Cootrabom (Cooperativa dos Trabalhadores do Complexo de Bonsucesso), uma cooperativa de catadores de lixo? Para investigar esta questão foi organizada uma pesquisa de campo a fim de levantar as percepções dos cooperados e dos não cooperados sobre o assunto. Para tal, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário composto por perguntas diferenciadas para quem era membro da cooperativa e para quem não era. Os dados coletados das perguntas foram tabulados com base nas declarações dadas referentes a cada princípio e foram posteriormente analisadas sob a ótica de aproximação ou distanciamento da sua prática na Cootrabom. De acordo com os resultados foi feita a análise de como estão presentes os sete princípios do cooperativismo no dia a dia desta cooperativa. Esse artigo é o resumo de um trabalho acadêmico feito para a disciplina Gestão de Projetos Solidários, oferecida em conjunto pela UNIRIO, UFRJ e CEFET-RJ em janeiro e fevereiro de 2011, pretendemos com ele mostrar como o trabalho foi desenvolvido e os resultados que obtivemos.

  • Denise N. de Araújo

    Resumo

    Este trabalho propõe reflexão sobre o processo de implantação da Disciplina Economia Solidária no Currículo da Educação de Jovens e Adultos no Município de Salvador. No primeiro momento, apresenta histórico da implantação da EJA como modalidade no município (Resolução CME 11/2007), destacando a inclusão da disciplina Economia Solidária na matriz curricular do segundo segmento da EJA. No segundo momento, contextualiza a Economia Solidária no cenário nacional, apresentando os indicativos do Ministério da Educação para desenvolvimento de estudos e atividades que desenvolvam a Economia Solidária a partir do contexto escolar. Por ser um artigo baseado em um projeto de pesquisa, apresenta as perspectivas metodológicas para compreensão do processo de implantação da disciplina na Rede Municipal de Ensino de Salvador.

  • Bruna Maria S. de Oliveira, George D. Leal, Janderson S. dos Santos, Maria da Conceição de M. Soglia

    Resumo

    Os resíduos sólidos constituem um dos maiores problemas enfrentados pela humanidade, devido a sua disposição em locais inadequados. Uma das soluções encontrada é a reciclagem dos resíduos sólidos, processo no qual se tem a figura do catador como um dos principais agentes econômicos da cadeia produtiva. Este trabalho consiste na estruturação de um grupo de catadores da cidade de Cruz das Almas, chamado Cata Renda, cujo objetivo é contribuir para a estruturação de um grupo de catadores através do processo de incubação promovendo assim com a geração de trabalho e renda contextualizada em uma política de desenvolvimento territorial sustentável, pautado nos princípios da economia solidária. Nesse modelo, os catadores aprendem não só a partilhar os ganhos obtidos pelo trabalho coletivo e a importância da reciclagem no gerenciamento dos recursos naturais, mas cooperar para avançar social e economicamente. Tem-se conseguido também com este trabalho a integração da extensão universitária, da pesquisa e do ensino

  • Andréa K. Barros, Thaís A. Oliveira, Juliana J. dos Santos

    Resumo

    O projeto de extensão articula pesquisa e extensão aproximando a Universidade e os bairros ao entorno do campus. Visa analisar as políticas públicas implementadas nesses bairros e as contradições envoltas nessas implementações. O projeto oferece cursos a partir das demandas apontadas pelos sujeitos envolvidos nos cursos e pelas comunidades participantes. Buscamos compreender a formação da consciência/concepções dos moradores dos bairros sobre políticas públicas, procurando demonstrar que a consciência presente na vida cotidiana do cidadão revela as contradições presentes na sociedade, permitindo entrever elementos de senso comum e bom senso, na acepção gramsciana, anunciando a necessidade de formação/capacitação permanente. A metodologia escolhida para nossos cursos é participativa, tendo por fundamento epistemológico a relação teórico-prática, isto é, vinculação e articulação entre as demandas, falas, contribuições, e contradições presentes na empiria com os conhecimentos, métodos, teorias produzidos na academia. Trata-se enfim de um Programa de Formação Permanente de lideranças comunitárias. Participam dele alunos bolsistas e voluntários, proporcionando articulação com a graduação e a formação sóciopolítica das comunidades. Os resultados desse projeto são expostos publicamente em seminários, congressos de pesquisa, extensão, artigos e revistas científicas. O projeto contribui com as reflexões acadêmicas e com ações de democratização do conhecimento.

  • Josiane S. Freitas, Lucas T. Cerri

    Resumo

    Este trabalho está sintetizando o Projeto PET/Conexão de Saberes, o Programa Conexão de Saberes e o Projeto Construindo a Economia Solidária: Conexões possíveis sob a coordenação da Profa. Dra. Marlene Grade. Estes Programas e Projetos estão em andamento, registrando que os resultados são parciais. As propostas se constituem em uma aproximação entre a realidade social da comunidade periférica de Mariana e os alunos da UFOP, visando o fortalecimento desses dois eixos. Os trabalhos desenvolvidos dentro do programa propiciam um processo de retroalimentação entre universidade e comunidade. Os alunos passam por um processo de intensificação do pensamento crítico e a oportunidade da elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico dentro e fora da sala de aula. O PET no ICSA é inovador e pioneiro por oferecer aos alunos uma formação humanística e integral, com caráter diferenciado; gera oportunidade do aluno se aproximar da realidade social local, desenvolvendo soluções para situações e problemas diversos, interagindo com os espaços populares. Tendo como objetivo complementar e ampliar a perspectiva convencional de educação.

  • Rogério F. Macedo, Roziane F. da S. Cerqueira

    Resumo

    Este artigo trata da experiência do projeto de extensão chamado Formação Popular, vinculado aos departamentos de Ciências Econômicas, de Serviço Social e de Ciências Exatas, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM e com registro na Pró-reitoria de Extensão e Cultura desta mesma universidade. O projeto Formação Popular tem como objetivo geral proporcionar melhores condições teóricas e práticas à reversão do problemático quadro socioeconômico em que vivem os moradores dos bairros e região da cidade de Teófilo Otoni, Minas Gerais. Sua forma de ação é a criação de lideranças que, por meio de mostras de filmes e documentários seguidos de debates, auxiliem a população a tomar consciência sobre sua condição de risco socioeconômico e político cultural, levando-as à busca pela transformação deste cenário.

  • Vinícius M. Maia, Leonardo N. Alves, Lizian M. S. Martins, José C. Freire

    Resumo

    O presente trabalho tem por objetivo apontar elementos para a discussão da importância da articulação política entre o movimento estudantil e os movimentos sociais. Inicia-se um debate sobre a categoria práxis como essencial para compreender a atuação dos/as estudantes para além das atividades internas da universidade. Adverte que é necessário entender a práxis como instrumento de análise para a transformação social. Visa o fortalecimento das organizações do movimento estudantil e estreitar a relação destes como os movimentos sociais dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Relata as experiências vivenciadas pelos estudantes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM que participaram do 8º Estágio Interdisciplinar de Vivência de Minas Gerais – EIV MG. Este trabalho ainda enfatiza o EIV MG como uma ferramenta política que potencializa e acumula para a elevação do nível de consciência de classe dos/as estudantes.

  • Raoni F. Azeredo, Maurício S. de Faria

    Resumo

    A presente comunicação aborda o processo de desenvolvimento de uma tecnologia social para a gestão dos empreendimentos econômicos solidários realizado durante as atividades de Incubação promovidas pela equipe da Incubadora de Empreendimentos Solidários da UFPB. A partir do relato da situação vivenciada pelos empreendimentos quanto à gestão dos seus processos econômicos, são recuperados os passos realizados para o desenvolvimento, em conjunto com os grupos, de uma ferramenta gerencial que envolve a contabilidade social, a identificação dos custos e definição dos preços dos produtos. Entende-se que esta ferramenta auxilia no processo de gestão dos empreendimentos solidários tanto quanto favorece ao processo de autogestão dessas atividades econômicas, na medida em que democratiza o acesso à linguagem contábil e sua efetivação pressupõe a participação ativa de todos os/as trabalhadores/as envolvidos/as.

  • Diana Helene, Elis A. F. Nascimento, Marília A. Gonçalves, Rebeca Windsor

    Resumo

    Este artigo conta a história do Portal Comunitário da Cidade de Deus, sítio criado a partir de um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O sítio reúne Organizações Sociais de Base Comunitária do bairro em questão. Pretende-se relatar a experiência do Portal, passando pelos pontos de sucesso e pelas dificuldades do projeto, e dando especial atenção à metodologia utilizada – participativa – e aos seus resultados. No caso, vê-se como a extensão, a metodologia e a comunicação comunitária podem atuar na ampliação da cidadania.

  • Resumo

    A estrutura das Universidades é baseada no ensino, pesquisa e extensão, teoricamente indissociáveis e fundamentais para uma graduação com o máximo de aprendizado. Porém, o que se observa é que a extensão é pouco desbravada pelos alunos de graduação e com isso se perde muito em experiência prática, responsabilidade social e desenvolvimento de pensamento crítico em relação à sociedade. A extensão universitária pode ser vista como uma oportunidade de minimizar a distâncias entre o meio acadêmico e o social. A aplicação de ferramentas de Engenharia de Produção focadas na qualidade e excelência podem promover transformações e desenvolvimento empreendedor nas comunidade em que estão inseridos. Este artigo tem por objetivo adaptar, aplicar e perpetuar metodologias e técnicas em empreendimentos sociais e também contribuir para a formação integrada de seus envolvidos. O programa de extensão apresentado utiliza da metodologia SAG – Saber, Atuar e Gerir, de forma a minimizar a distância entre a universidade e a comunidade, promovendo um ambiente propício a um real desenvolvimento social. A metodologia valoriza os princípios da andragogia, que se baseia no mútuo aprendizado e valorização das experiências. A Cootrop – Cooperativa de Trabalho de Ouro Preto, entidade parceira do programa, é uma cooperativa de costureiras com grandes desafios.

  • Resumo

    Este trabalho tem por objetivo relatar o contexto de formação do Núcleo de Estudos em
    Tecnologias Sociais (NETS), criado a partir da iniciativa de um grupo de estudantes do curso
    de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) da Universidade Federal dos Vales do
    Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) que esteve à frente da organização do VII Encontro
    Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (ENEDS), realizado no campus Mucuri
    em 2010. No artigo serão apresentados os trabalhos e parcerias que vêem sendo
    desenvolvidos pelo núcleo nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

  • Resumo

    Este estudo é uma comparação entre teoria e prática na captação de recursos para instituições do terceiro setor. Este setor é composto por organizações sem fins lucrativos e com finalidades públicas, caracterizadas pelo trabalho de voluntários que protagonizam atividades não realizadas pelo estado. Para a sobrevivência dessas organizações é necessário financiamento externo de organizações do segundo e primeiro setores. Para adquirir financiamentos externos, as organizações da sociedade civil devem realizar uma série de atividades de captação de recursos. Este artigo faz uma breve revisão da literatura sobre captação de recursos e a compara com atividades realizadas pelo Lar Espíria Irmã Zilá, instituição de assistência social de uma comunidade carente da cidade de Volta Redonda - RJ. Para a realização deste estudo, além da revisão literária, realizou-se entrevista qualitativa de roteiro semi-aberto com os gerentes da organização estudada. Assim apresenta-se a realidade de uma instituição do terceiro setor, mostra como esta lida com a captação de recurso e com a limitação destes recursos na aplicação de seus objetivos.

  • Ana C. A. Gonçalves, Erick F. G. Amaral, Jaíne G. M. Lacerda, Otávio S. Pereira, Sidmara C. Souza, Antônio G. Sant'Anna, Ernani A. Amaral, Carlos Ignácio, Arlete B. Reis

    Resumo

    O distrito Guinda em Diamantina - MG apresenta dados de estagnação econômica. Sendo assim, pensando em suas necessidades socioeconômicas, propôs-se um projeto de implantação de uma cooperativa, no qual os moradores se interessaram e optaram por produzir sabão a partir de óleo vegetal. O destino do óleo vegetal é de extrema importância ambiental, no sentido de que seu mau descarte acarreta problemas de poluição de rios e solos. O quesito social também faz parte de benefícios trazidos pela implantação da cooperativa, pois pode trabalhar a cidadania, a solidariedade e a troca de conhecimentos entre os associados. Para ilustrar os dados socioeconômicos a respeito dos associados, fez-se um questionário para saber, entre outros assuntos, a renda familiar, o número de pessoas que vivem em cada casa, o nível educacional e se eles conheciam o conceito de economia solidária. A análise dos dados demonstrou que a maioria das famílias vive com apenas um salário mínimo, e muitas delas sobrevivem com renda per capita de um quarto deste, demonstrando a baixa renda da comunidade. Levando-se em conta o contexto socioeconômico local, percebeu-se ser recorrente a implantação de uma cooperativa como uma possibilidade de melhorar os aspectos econômicos e sociais dos moradores da região.

  • Priscila K. Shiogiri, Ana P. L. Brancaleoni, Ana C. G. Borges

    Resumo

    O presente trabalho estuda a Economia Solidária, mais especificamente seus princípios para uma Associação de Reciclagem de lixo do município de Jaboticabal – SP. A Associação de Reciclagem surgiu em 2001 e hoje conta, em média, com 20 membros. Esta associação trabalha com a Economia Solidária, devendo, portanto, seguir os seus princípios, que são: ação econômica, autogestão, solidariedade e cooperação. Assim, o estudo engloba os princípios e como os associados compreendem e interiorizam estes, ou seja, objetiva-se compreender como se dá a aplicabilidade destes nas ações do cotidiano dentro da associação, bem como os entraves para o empoderamento. Para tal, utilizou-se a metodologia participativa, dentro dos pressupostos da pesquisa-ação. Identificou-se que os princípios de economia solidária estão, em parte, presentes nos documentos legais da associação, bem como em algumas ações. No entanto, não se observa um empoderamento efetivo, pois o grupo apresenta grande rotatividade de seus membros, que apresenta histórico de vida e trabalho marcado pelos princípios norteadores do modo de produção capitalista.

  • Rafael P. Juliani, Letícia Q. Macca, Ana C. G. Borges , Ana P. L. Bracaleon, Ana P. L. Bracaleon, Nayana P. C. Castelini

    Resumo

    Nas décadas de 80 e 90, o Estado brasileiro passa por uma reforma orientada pelos preceitos neoliberais, flexibilizando os contratos de trabalho e desresponsabilizando-o frente às demandas sociais. Assim, surge a Economia Solidária, visando a reorganização dos processos de trabalho e a propriedade dos meios de produção coletivos tendo por base a autogestão e os conceitos de igualdade, democracia e cooperação. Este molde de economia vem sendo utilizado por grupos de pessoas que, por terem alguma característica que as alija do mercado formal, não conseguem inserir-se em um emprego formal e garantir renda para suas famílias. Isso somado a um modelo de consumo que produz uma quantidade gritante de resíduos sólidos faz com que pessoas vejam no lixo uma oportunidade de gerarem emprego e renda. Com o surgimento das associações, como por exemplo, as ligadas à separação e venda de materiais recicláveis, surge também dificuldades internas e externas que impactam negativamente no empoderamento dos sujeitos envolvidos na administração. Através de uma metodologia qualitativa dentro dos moldes da pesquisa-ação, este trabalho objetiva identificar e analisar os fatores internos e externos que impactam negativamente no empoderamento das funções do Conselho Fiscal de uma Associação de Reciclagem de Jaboticabal-SP. Pôde-se observar que o grupo apresenta dificuldade em empoderar suas funções, em parte por preferir a gestão centrada em um “patrão” ao invés da autogestão e, também, por permitir interferências externas, ao repassar a terceiros suas obrigações. Isso impacta negativamente na apropriação das funções do Conselho Fiscal e, portanto na credibilidade da associação

  • Resumo

    A cooperação é uma das possibilidades de organização do trabalho humano, em que muitas pessoas exercem suas atividades juntas. Vários modos de produção utilizam da cooperação como modo de organização do trabalho. E devido aos diferentes interesses que permeiam as relações de produção, as quais se expressam sob o antagonismo de classes. Estas de tempos em tempos, entram em combate direto, como ocorreu em 1840, com expulsão em massa dos trabalhadores de seus postos de emprego, gerando reações contrárias por parte da classe trabalhadora, dentre outros, a criação de cooperativas no século XVIII. Na década de 1980, houve uma reatualização desse movimento, sob a forma da economia solidária É neste momento que surge uma experiência autogestionária local, a Associação Aprender a Produzir Junto (APJ), na cidade de Teófilo Otoni, MG, com o intuito de fazer frente ao desemprego que crescia na cidade. Ela foi objeto de estudo da pesquisa intitulada, “O estudo entre a relação da Associação Aprender a Produzir Junto e as políticas públicas”, sob o apoio da instituição UFVJM e CNPq/PIBIC. Alguns dos dados coletados foram expostos neste artigo, o qual serve para discutir o movimento de economia solidária, e as relações existentes dentro desse tipo de experiência

  • Resumo

    Este artigo visa analisar os casos de Fábricas Recuperadas (FR´s) existentes no Brasil e na
    Argentina e como se desenvolveu o processo de autogestão nas empresas. A análise feita
    pretende explicar, através de pesquisas e revisões bibliográficas, como as fábricas recuperadas
    se formaram, quais são suas características principais e de que forma ocorreu a nova
    organização, depois de serem tomadas pelos seus trabalhadores, enfatizando a autogestão e
    analisando alguns casos de FR’s existentes nos países ditos acima. Na tentativa de explicar o
    que são fábricas recuperadas, assunto este ainda pouco difundido e até mesmo pouco
    conhecido no Brasil, objetiva-se dizer como se constituíram alguns casos dessas experiências,
    como contribuíram para alavancar a economia e de que modo estão colaborando para uma
    melhoria da qualidade de vida da comunidade na qual estão inseridas.

  • Resumo

    Nos últimos anos, é notório o avanço do Ensino Superior no Brasil, fator influenciado pelo contexto da globalização que exige dos profissionais uma maior qualificação. A Constituição Federal de 1988 define a educação como direito de todos e, para garantir a equidade no ambiente acadêmico, é necessário que sejam criadas políticas de inclusão, acesso e permanência de discentes oriundos de comunidades urbanas na Universidade. Este artigo trata das medidas tomadas e resultados iniciais obtidos e esperados pelo Programa de Educação Tutorial (PET) “Estratégias para Diminuir a Retenção e a Evasão” no âmbito institucional e extensivo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Instituição, essa, localizada em uma das regiões com um dos piores indicativos sociais e econômicos do estado de Minas Gerais: o Vale do Jequitinhonha. Os projetos desenvolvidos pelo Programa PET têm caráter de pesquisa, ensino e extensão e objetivam combater a evasão e a retenção de alunos nos cursos de graduação da UFVJM, através de medidas preventivas e corretivas.

  • Resumo

    Este artigo analisa a relação entre a formação do profissional em engenharia e sua atuação como projetista/executor de projetos de habitação de interesse social. Foi usado como referência o curso de Engenharia Civil da Universidade Federal da Paraíba/UFPB e sua inserção no contexto da habitação social em João Pessoa/PB. A pesquisa consiste na analise dos componentes curriculares do curso de Engenharia Civil da UFPB à luz das necessidades demandadas do profissional que atua na elaboração e execução de projetos de habitação popular. As informações acerca da política de habitação social em João Pessoa/PB foram obtidas através de entrevista com o engenheiro responsável pela Secretaria Municipal de Habitação Social (SEMHAB) da cidade, onde foi traçado um perfil de competências da equipe executora dos projetos da referida secretaria. Com o resultado das informações da SEMHAB, foi direcionada a análise dos componentes curriculares do curso de engenharia em referência, que teve reformulação em 2006, pela Resolução 15/06 do CONSEPE. Verificou-se que o curso oferece praticamente o conteúdo básico utilizado nesta atividade. No entanto, ainda existem lacunas no curso em relação às áreas de ciências sociais e humanidades. Identificou-se ainda a necessidade de se ampliar o leque de disciplinas optativas que permitam uma maior flexibilidade e adequação dos estudos do aluno a demanda local, como exemplo, a oferta de disciplinas relacionadas com legislação ambiental e programas habitacionais.

  • Resumo

    O trabalho apresenta os resultados de um estudo de caso da Cooperativa CONCAVES, de
    Belém do Pará, localizada no bairro da Terra Firme, e da Universidade Federal do Pará, na
    relação dada através do Decreto Federal Nº 5.940/061
    , que institui obrigatoriedade dos órgãos
    federais em destinar seus resíduos segregados a Cooperativas e acaba por se constituir em
    Política Pública. O gérmem plantado a partir de iniciativas como a do decreto federal podem
    causar perspectivas de avanço, retrocesso ou estagnação no movimento de Economia
    Solidária através das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis, uma vez que
    podem tanto reproduzir as relações de dependência dos catadores e causar impacto positivo a
    quem utiliza-se da sua imagem, ou aumentar sua autonomia e geração de renda, causando
    impacto positivo de outro modo nas novas relações sociais entre instituições públicas e
    movimentos sociais. No que refere-se a este trabalho, a situação será exposta para análise e
    considerações acerca da elucidação pública do caso em questão, com vistas a subsidiar novas
    propostas e referenciar novas provocações a partir das políticas públicas existentes.

  • Thiago A. S. de Melo, Camila Ananias, Sandra Rufino

    Resumo

    O artigo, inicialmente, faz uma reflexão sobre os conceitos básicos que envolvem a Economia Solidária (ES). São trabalhados os principais conceitos da matéria, como o de autogestão, basilares para o desenvolvimento da discussão, e que são analisados à luz de diversos pesquisadores e de entidades que representam e reúnem em âmbito nacional os empreendimentos e / ou estudos sobre Economia Solidária no Brasil. Após a apresentação de algumas definições, trabalha-se a questão das políticas públicas que envolvem a ES. Discorrese sobre a importância da regulamentação legislativa e o impacto que a ausência de uma lei federal causa para os empreendimentos solidários. Dessa forma, na ausência de uma lei federal na área de Economia Solidária, faz-se uma análise da política pública de fomento à Economia Solidária do estado de Minas Gerais, a lei 15.028 de 2004. São destacados os principais dispositivos da lei mineira e suas principais implicações para os empreendimentos solidários do estado.

  • Resumo

    Este artigo apresenta reflexões sobre o papel do educador buscando compreender de que maneira pode ocorrer o enfrentamento das questões de gênero no âmbito da escola. A partir das reflexões sobre a educação e situando o professor como um formador, busca referenciar que a escola deve ser um local onde haja democracia, tolerância e liberdade. Aponta-se a perspectiva dialógica, estudada por Paulo Freire, como instrumento de combate ao preconceito e a partir desta, busca-se refletir sobre a dimensão ideológica do ato de ensinar. Nesta relação, observa-se a perspectiva de que todos e todas somos mestres e aprendizes. Sendo assim, procura-se compreender a realidade em sua totalidade buscando entender como o preconceito de gênero se multiplica na escola, como este pode ser enfrentado e se manifesta na perspectiva de uma sociedade do futuro.

  • Ricardo Mello, Antônio Oscar Vieira, Alan Freihof Tygel

    Resumo

    Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre extensão universitária e políticas públicas a partir da atuação dos autores no projeto Rio Economia Solidária. O projeto, mais conhecido como RIOECOSOL, tem como objetivo mapear o tecido sócio-produtivo de 4 comunidades do Rio de Janeiro, e construir estratégias de desenvolvimento baseadas nos princípios da economia solidária. Para isto, conta com uma pareceria entre prefeitura, universidade (SOLTEC/UFRJ) e organização da sociedade civil (CEDAC). A análise sobre a parceria entre estes atores e sobre o andamento do projeto permite tecer considerações sobre o papel da Universidade, especificamente da Engenharia, na construção e implementação de políticas públicas. O artigo consiste de uma breve explanação sobre o projeto, se debruçando com maior atenção sobre o processo de pesquisa-ação realizado nas comunidades. Em especial, tratamos sobre os processos de mobilização e interlocução com a população local. Finalmente, analisamos o papel da universidade na execução do projeto e na consolidação dos princípios da economia solidária nas comunidades.