PESQUISA INTERDISCIPLINAR: UM NOVO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE ENGENHARIA

Autores

  • Ciciliana Regina Colombo

Resumo

Baseado em estudo empírico e bibliográfico visando desenvolver princípios teórico-práticos
para formação de engenheiros civis voltados à sustentabilidade1
, o presente texto apresenta
um arcabouço para outro modelo curricular para cursos de Engenharia Civil, o que pode, com
os devidos ajustes, servir como uma proposta de reformulação da organização do ensino das
engenharias no Brasil. O que se traz aqui, não é um novo modelo curricular, mas sim,
princípios teórico-práticos que poderão compor orientações curriculares para formação de
Engenheiros socioambientalmente responsáveis. Busca-se, portanto, sintetizando as propostas
destacadas pelos sujeitos do estudo de campo e pelos autores através da pesquisa
bibliográfica, esboçar proposta para reflexão e reformulação da organização do ensino de
Engenharia Civil, que inclui, além de aspectos da prática de ensino, também, aspectos da
composição teórica da formação dos futuros profissionais.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Universidade, formação na engenharia e educação