RESGATE HISTÓRICO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO NA UFVJM: A EXPERIÊNCIA DO GRUPO ARANÃ

Autores

  • Rosamaria S. P. Loures
  • Gabriel D. L. de B. Moreira
  • Maria Elisa C. e Souza
  • Érica V. Fraga
  • Aremita A. V. Reis
  • Núbia V. Cardoso
  • Vinícius S. Mendonça
  • Luiza R. A. S. Costa
  • Kátia S. Dias
  • Claudenir Fávero

Resumo

O padrão de desenvolvimento agrícola das últimas décadas no Brasil fundamenta-se na Revolução Verde. Associado à importação de modelos, técnicas e tecnologias, esse padrão favorece as classes dominantes e desconsidera as reais necessidades do povo. O modelo desenvolvimentista atinge também a educação, que exerce um papel relevante na difusão deste. Ao entender a importância do processo de formação na constituição de pessoas preocupadas com a transformação da sociedade e construção de uma outra realidade no Campo brasileiro, a Agroecologia surge como novo paradigma de bases não excludentes. O objetivo deste trabalho é registrar o processo de formação do Grupo Aranã de Agroecologia na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – MG e sua contribuição para a construção do conhecimento Agroecológico. Para tanto utilizou-se como metodologia o Diagnostico Rápido Participativo – DRP, tendo como principal ferramenta a “Linha do Tempo”. O resgate da historia oral do Grupo permite que este conheça com mais profundidade as diferentes etapas vivenciadas e a criação de laços de pertencimento e de identidade entre seus membros. As experiências compartilhadas podem fortalecer laços de contraposição aos modelos impostos, contribuir na afirmação da Agroecologia, e na formação de profissionais e cidadãos/ãs com ela compromissados/as.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Universidade, formação na engenharia e educação