DA RESIDÊNCIA MÉDICA À RESIDÊNCIA AGRÁRIA: O PROJETO CAMPONÊS E A ESTRATÉGIA UNIVERSITÁRIA.

Autores

  • Maria Inês E. da Costa

Resumo

Este trabalho apresenta uma demanda que é crescente, de uma formação diferenciada para os profissionais das ciências agrárias que atuarão na especificidade da agricultura familiar camponesa, ao mesmo tempo, aponta uma alternativa que nasce do anseio dos movimentos sociais do campo em articulação com as universidades. O objetivo central é pensar sobre a primeira experiência brasileira de Residência Agrária e as contribuições que este projeto trouxe para a universidade e para os povos do campo. A partir desta análise conclui-se que a Residência Agrária faz parte de um Programa que apresenta excelentes condições de contribuir para a formação dos profissionais que atuam na especificidade da agricultura familiar, que partilham a idéia de uma reforma agrária urgente e ampliada, construída com a participação de diferentes sujeitos, dentro da perspectiva de uma Educação do Campo e do desenvolvimento sustentável. A partir de uma metodologia dinâmica, na linha da complexidade esta experiência traz novo fôlego para um redesenho da engenharia agronômica e demais cursos das ciências agrárias.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Universidade, formação na engenharia e educação