A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS NO NORDESTE: A PARTICIPAÇÃO DE DISCIPLINAS SOCIOAMBIENTAIS
Resumo
O presente trabalho apresenta um diagnóstico dos cursos de engenharia de produção vigentes nas instituições públicas de ensino da região Nordeste do Brasil quanto à formação de profissionais com responsabilidade socioambiental. Esse artigo tem como objetivos conhecer o cenário atual dos cursos de engenharia de produção no Brasil; além de identificar a existência de disciplinas direcionadas à temática socioambiental nos currículos dos cursos dessa modalidade da engenharia, com base na legislação atual e por meio de uma análise comparativa dos dados oriundos das páginas oficiais do governo federal e das instituições. A metodologia utilizada para a referida análise foi baseada em pesquisas bibliográficas e documentais, nas quais buscou-se, entre outros aspectos, as grades curriculares e ementário dos referidos cursos, observando-se a quantidade, carga horária e assuntos abordados nas disciplinas relacionadas à temática em estudo. Após a apresentação e discussão dos resultados obtidos mediante os métodos utilizados, foram feitas algumas considerações acerca da contribuição da engenharia de produção para uma formação sustentável, assim como recomendações de possíveis melhorias.