O PERFIL DO ENGENHEIRO CONTEMPORÂNEO A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES EM SUA FORMAÇÃO

Autores

  • Adriana M. Tonini

Resumo

As “Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia” (DCN) - CNE/CES 11/2002 - definem um novo perfil para os egressos dos cursos de engenharia, com um conjunto de competências e habilidades que permite às escolas de engenharias pensarem e definirem que tipo de profissionais querem formar, tanto do ponto de vista político como pedagógico. Nessa linha as Atividades Complementares presentes nas DCN e implementadas nos currículos apontam para esse novo perfil que considere não somente as questões tecnicistas, mas também as humanas, sociais, ambientais e da sociedade demandada. Desse modo, para verificar o perfil do engenheiro que vem sendo formado nas Escolas de Engenharia do País, bem como, o tipo de conhecimento que vem recebendo este artigo apresenta uma pesquisa realizada com coordenadores e professores de duas modalidades de cursos de engenharia: Elétrica e Civil e de seis instituições de ensino de Belo Horizonte – Minas Gerais.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Universidade, formação na engenharia e educação