ESTRATÉGIAS PARA VIABILIZAR A PERMANÊNCIA DE DISCENTES ORIUNDOS DE COMUNIDADES URBANAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

Resumo

Nos últimos anos, é notório o avanço do Ensino Superior no Brasil, fator influenciado pelo contexto da globalização que exige dos profissionais uma maior qualificação. A Constituição Federal de 1988 define a educação como direito de todos e, para garantir a equidade no ambiente acadêmico, é necessário que sejam criadas políticas de inclusão, acesso e permanência de discentes oriundos de comunidades urbanas na Universidade. Este artigo trata das medidas tomadas e resultados iniciais obtidos e esperados pelo Programa de Educação Tutorial (PET) “Estratégias para Diminuir a Retenção e a Evasão” no âmbito institucional e extensivo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Instituição, essa, localizada em uma das regiões com um dos piores indicativos sociais e econômicos do estado de Minas Gerais: o Vale do Jequitinhonha. Os projetos desenvolvidos pelo Programa PET têm caráter de pesquisa, ensino e extensão e objetivam combater a evasão e a retenção de alunos nos cursos de graduação da UFVJM, através de medidas preventivas e corretivas.

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Publicado

2011-12-01