Ensino e Aprendizagem na Engenharia Elétrica: como as(os) engenheiras(os) estão sendo formadas(os)?
Palavras-chave:
engenharia elétrica, ensino, educação bancáriaResumo
O desenvolvimento acelerado da tecnociência traz às(aos) engenheiras(os) um inegável protagonismo. Por outro lado, há uma amplificação da desigualdade social e destruição do meio ambiente. Não obstante, nos cursos de engenharia, pouco se discute sobre o papel social da(o) engenheira(o). Tendo esse cenário, este trabalho busca trazer a discussão sobre como é visto o ensino na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) da Unicamp pelo corpo acadêmico. Realizou-se uma pesquisa, com suporte de um questionário, a fim de refletir sobre a formação que as(os) estudantes estão recebendo. Entre outras coisas, conclui-se que há, no ensino, uma grande diferença na percepção da relevância dada por discentes e docentes aos conteúdos considerados como puramente técnicos em detrimento de aspectos ambientais, sociais e econômicos, o que gera uma dificuldade para que a(o) estudante egressa(o) tenha um perfil crítico. Buscaremos, neste trabalho, tecer uma reflexão acerca dos dados levantados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros Nacionais de Engenharia e Desenvolvimento Social - ISSN 2594-7060
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.