Proposta de Biblioteca em Python para Ensino de Programação

Autores

  • Victor Franklyn Martins Moreira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Matheus Felinto Tavares Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-0908-5576
  • Mauricio José Pereira de Abreu Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Daniel Lemos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Renan Passos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Fernanda Duarte Vilela Reis de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-1012-6673

Palavras-chave:

Python, ensino de programação, extensão, biblioteca de código aberto

Resumo

O Laboratório de Informática para Educação (LIpE) é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro que possui diversas ações com uma diretiva em comum: o uso da tecnologia de forma emancipatória, transformadora e crítica. Dentre as ações do LIpE surgiu o projeto de ensino de lógica de programação para alunos do ensino médio de escolas públicas. Nesse projeto são oferecidos diversos cursos, onde cada versão do curso é pensada levando em consideração as experiências das versões anteriores, buscando a melhor metodologia de ensino. Para incentivar a participação dos alunos e aumentar a permanência dos alunos no curso, foi desenvolvida uma biblioteca em Python que facilita a programação de jogos nessa linguagem. Essa biblioteca, chamada de jogos-python, foi desenvolvida pelos extensionistas e possui como base a biblioteca pygame. Uma característica interessante da jogos-python é que ela possui os comandos em português, se adequando à realidade dos nossos alunos. Além disso, ela possui funções que simplificam rotinas da pygame. Isto é, o que é feito na pygame com várias linhas de código está agrupado em poucos comandos da jogos-python, o que simplifica o código do aluno apesar de não ter tanta flexibilidade quanto a pygame. O artigo apresenta a jogos-python, destacando seus principais pontos e comparando-a com a pygame.

Publicado

2022-11-25