Proposta de Biblioteca em Python para Ensino de Programação
Palavras-chave:
Python, ensino de programação, extensão, biblioteca de código abertoResumo
O Laboratório de Informática para Educação (LIpE) é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro que possui diversas ações com uma diretiva em comum: o uso da tecnologia de forma emancipatória, transformadora e crítica. Dentre as ações do LIpE surgiu o projeto de ensino de lógica de programação para alunos do ensino médio de escolas públicas. Nesse projeto são oferecidos diversos cursos, onde cada versão do curso é pensada levando em consideração as experiências das versões anteriores, buscando a melhor metodologia de ensino. Para incentivar a participação dos alunos e aumentar a permanência dos alunos no curso, foi desenvolvida uma biblioteca em Python que facilita a programação de jogos nessa linguagem. Essa biblioteca, chamada de jogos-python, foi desenvolvida pelos extensionistas e possui como base a biblioteca pygame. Uma característica interessante da jogos-python é que ela possui os comandos em português, se adequando à realidade dos nossos alunos. Além disso, ela possui funções que simplificam rotinas da pygame. Isto é, o que é feito na pygame com várias linhas de código está agrupado em poucos comandos da jogos-python, o que simplifica o código do aluno apesar de não ter tanta flexibilidade quanto a pygame. O artigo apresenta a jogos-python, destacando seus principais pontos e comparando-a com a pygame.
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Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros Nacionais de Engenharia e Desenvolvimento Social - ISSN 2594-7060
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