Motivos de não participação em ações de extensão

percepção de estudantes das áreas tecnológicas

Autores

  • Wagner Ragi Curi Filho Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP https://orcid.org/0000-0002-8420-5710
  • Rafael Lucas Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Fernanda Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Lucas Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Viviane Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Palavras-chave:

motivos, período de ingresso, estudantes de áreas tecnológicas, participação em ações de extensão

Resumo

Este artigo possui como objetivo analisar os motivos pelos quais estudantes das áreas tecnológicas participam ou não de ações de extensão durante sua graduação. Para tal, foi realizada uma coleta de dados por meio de formulário eletrônico, tendo sido obtidas 68 respostas de 4 cursos distintos que responderam questões sobre: Período de ingresso e sentimento em relação à universidade e ao curso; Participação dos estudantes em atividades acadêmicas e; Participação dos estudantes em atividades de extensão. Os respondentes foram alunos de uma universidade pública brasileira, situada em um campus fora de sede, no interior de Minas Gerais. Os principais motivos para não participar de ações de extensão são: 1) não possuem tempo, pois trabalham (27,7%); 2) nunca tiveram vontade de participar, embora conheçam ações de extensão (14,9%); 3) não sabem como participar de ações de extensão (12,8%) e não possuem coeficiente para terem bolsa e não participariam como voluntários (12,8%). 

Biografia do Autor

Wagner Ragi Curi Filho, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Possui Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP, Mestrado em Engenharia de Produção, área de concentração Produto e trabalho pela UFMG. Graduado em Engenharia de Produção também pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é Professor Adjunto IV do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Ouro Preto - Campus João Monlevade. Desde março/2019 ocupa os cargos de Coordenador do curso de graduação em Engenharia de Produção da UFOP em João Monlevade bem como o Coordenador do Centro de Extensão e Cultura de João Monlevade. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Índices de desempenho, competências, gestão de serviços, organização do trabalho, economia solidária, autogestão e avaliação de impacto de universidade na comunidade.

Rafael Lucas, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestrado em Engenharia de Produção e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como professor da Universidade Federal de Ouro Preto, campus João Monlevade, onde leciona disciplinas para o curso de Engenharia de Produção. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia de Fabricação, Projetos e Sistemas, Materiais e Engenharia da Qualidade.

Viviane, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Mestra em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa Estudos Sociais do Trabalho, da Tecnologia e da Expertise (ESTTE). É graduada em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Ouro Preto, no campus de João Monlevade - Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA). Atualmente está cursando MBA Executivo em Gestão de Projetos na Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Atualmente é professora substituta do Departamento de Engenharia de Produção (DEENP) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atuou como bolsista no projeto de extensão intitulado Programa INCOP (Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da UFOP) por quatro anos, onde participou da incubação de um empreendimento voltado na área de Saúde Mental. Foi coordenadora discente da INCOP por dois anos onde auxiliou na gestão da incubadora. Realiza pesquisas nas áreas de: Economia Solidária, Catadores de Materiais Recicláveis, Gestão de Pessoas, Engenharia de Produção, Gestão da Qualidade, Gestão de Projetos, Planejamento e Controle da Produção I e II, Gestão de Projetos Sociais, Saúde Mental, Ética e Responsabilidade Social.

Publicado

2022-11-25

Edição

Seção

Universidade, formação na engenharia e educação