Reflexos da responsabilidade social em um curso de extensão de tecnologias digitais para idosos

Autores

Palavras-chave:

cultura digital, responsabilidade social, educação digital, idosos

Resumo

Este artigo reflete sobre as perspectivas teóricas e práticas de um curso de extensão promovido por um grupo de pesquisa e estudos vinculado a uma instituição federal no Rio de Janeiro em parceria com um núcleo de educação de outra universidade federal, no Sul. O público-alvo destinado inicialmente era de pessoas idosas, e o curso, teve por intuito a promoção da responsabilidade social e formação humana na inclusão digital dessas pessoas, alicerçado pelas discussões de Tecnologia Social. A metodologia da pesquisa utilizada foi de natureza qualitativa, e os dados coletados on-line se originaram nos materiais disponibilizados pela equipe ministrante e nas respostas dos cursistas durante interações nos fóruns de discussão em uma plataforma moddle. Como resultado, o curso possibilitou discussões que perpassavam os conceitos de Sabedoria Digital e Cibercultura, promovendo a aprendizagem e, ao mesmo tempo, desenvolvendo o senso crítico e reflexivo na utilização das tecnologias digitais.

Publicado

2022-11-25

Edição

Seção

Estudos tecnológicos, desenvolvimento e sociedade