Apropriação da Cultura Digital para Aposentados e Pensionistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ):
Relato de experiências antes e durante o período de quarentena de 2020 a 2022.
Palavras-chave:
extensão, metodologia participativa, apropriação digital, idososResumo
A Apropriação da Cultura Digital no Curso para idosos do Laboratório de Informática para Educação LIpE – da UFRJ, que transcorre em várias versões desde 2017, apresenta o relato de experiencia a partir das questões do afastamento geracional e da segurança informação, principalmente durante o período de pandemia do COVID-19 (2020-2021), o qual tornou-se assunto preocupante com relação aos aposentados e pensionistas durante o curso: O passar atuar totalmente no ensino remoto para quem precisava da apropriação de conhecimentos básicos da cultura digital. Esse desafio é o foco do relato de experiencia para o XVII ENEDES. Os indicadores qualitativos são os resultados da ação vistos através das respostas do público, com resoluções de problemas decorrentes do processo de ensino-aprendizagem que envolvem desde os idosos aos graduandos extensionistas. É importante ressaltar que, neste período, a turma reduziu para sete cursistas de quatro de média de frequência por aulas, com integralidade de quatro bolsistas do convênio como Sindicato de Trabalhadores de Educação da UFRJ (SINTUFRJ) e um técnico administrativo do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES).
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Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros Nacionais de Engenharia e Desenvolvimento Social - ISSN 2594-7060
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