Engenharia e Sociedade

Perspectivas para o Ensino de Tecnologia Social e Engenharia Popular

Autores

  • Larissa Medeiros de Andrade Unicamp
  • Romis Attux Unicamp
  • Bárbara Cristina Dill Araújo Unicamp
  • Mariana Fiqueiredo Menezes Unicamp

Palavras-chave:

Ensino, Engenharia Popular, Engenharia e Sociedade, Tecnologia

Resumo

Nos cursos de engenharia, observa-se a retirada de aspectos econômicos, sociais e políticos do ensino, perpetuando a atuação da/o engenheira/o como representante técnica/o do capitalismo. Na tentativa de se contrapor a esse movimento, foi organizada uma disciplina a fim de incentivar o debate sobre a atuação de engenheiras/os e sua relação com a sociedade. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir sobre as possibilidades de ensino em cursos de engenharia visando uma formação voltada para a engenharia popular. Para tanto, partimos da experiência da disciplina "Engenharia e Sociedade" no curso de Engenharia Elétrica da Unicamp. A metodologia utilizada é a sistematização e a análise desse processo. Como resultado, percebemos que há, no corpo discente, uma demanda por tal formação, apesar do escasso estímulo ao longo do curso. Também concluímos que houve disposição em construir novas práticas de engenharia, para além do debate. Por fim, acreditamos que a experiência possa ser um modelo para introduzir o debate sobre engenharia popular em espaços nos quais ele ainda não ocorre. 

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Publicado

2023-12-02

Edição

Seção

Universidade, formação na engenharia e educação