Curricularização da extensão e adequação às DCNs 2019 nos cursos de engenharia
processos, desafios e oportunidades
Palavras-chave:
Educação em engenharia, Curricularização da extensão, Diretrizes curriculares nacionais, Cursos de EngenhariaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar parte dos resultados de uma pesquisa que buscou identificar o panorama sobre como anda o processo de implantação da curricularização da extensão e das DCNs nos cursos de engenharia no Brasil. A pesquisa se deu a partir de um survey, no qual obteve-se respostas de 128 cursos em um universo de 720 Os resultados da pesquisa permitiram constatar que a maioria dos cursos está preocupado em atender às DCNs antes de curricularizar a extensão. As competências mais buscadas são a aprendizagem autônoma e capacidade de desenvolver soluções de engenharia. A maioria dos cursos estão preocupados em formar egressos para trabalharem em empresas capitalistas. Os cursos buscaram realizar o processo de curricularização da extensão sem alterar as estruturas do curso. Espera-se que os resultados deste trabalho suscitem novos debates para quem e para quê, os cursos de graduação em engenharia de universidades públicas estão formando seus egressos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros Nacionais de Engenharia e Desenvolvimento Social - ISSN 2594-7060
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.