Aprendizagem na Construção de uma Trituradora de Mandioca
uma interação entre universidade e assentamento de reforma agrária
Palavras-chave:
Projeto de engenharia, Educação, Trituradora de mandioca, Casa de farinha, Assentamento de reforma agráriaResumo
O presente relato se trata da experiência de construção coletiva de uma trituradora de mandioca automatizada para uma casa de farinha no assentamento rural Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Osvaldo de Oliveira, localizado em Macaé/RJ. O trabalho se iniciou com uma roda de conversa entre os(as) assentados(as) e uma turma da disciplina “Aprendizagem por projetos” de graduação em engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé), originando o projeto de extensão Laboratório Interdisciplinar de Tecnologia Social (LITS). Este artigo tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem dos estudantes envolvidos no projeto de construção da trituradora de mandioca automatizada. Como resultados, identificamos que a prática da engenharia na resolução de problemas reais, as experiências anteriores dos(as) estudantes e a interação entre eles(as) impulsionam o interesse e o aprendizado técnico e crítico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros Nacionais de Engenharia e Desenvolvimento Social - ISSN 2594-7060
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.