Aprendizagem na Construção de uma Trituradora de Mandioca

uma interação entre universidade e assentamento de reforma agrária

Autores

  • Rodrigo Caride Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Luiz Gustavo de Souza Pereira Antunes de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Lucimara Conceição de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Camila Rolim Laricchia Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Maurício Aguilar Nepomuceno de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

Projeto de engenharia, Educação, Trituradora de mandioca, Casa de farinha, Assentamento de reforma agrária

Resumo

O presente relato se trata da experiência de construção coletiva de uma trituradora de mandioca automatizada para uma casa de farinha no assentamento rural Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Osvaldo de Oliveira, localizado em Macaé/RJ. O trabalho se iniciou com uma roda de conversa entre os(as) assentados(as) e uma turma da disciplina “Aprendizagem por projetos” de graduação em engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé), originando o projeto de extensão Laboratório Interdisciplinar de Tecnologia Social (LITS). Este artigo tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem dos estudantes envolvidos no projeto de construção da trituradora de mandioca automatizada. Como resultados, identificamos que a prática da engenharia na resolução de problemas reais, as experiências anteriores dos(as) estudantes e a interação entre eles(as) impulsionam o interesse e o aprendizado técnico e crítico. 

Publicado

2023-12-02

Edição

Seção

Universidade, formação na engenharia e educação