Educar por meio do brincar
um relato de experiência da aplicação de uma gincana socioambiental
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, Escola Pública, Metodologia AtivaResumo
O objetivo deste trabalho é relatar e discutir sobre as experiências de um projeto de Educação Ambiental lúdica, desenvolvido pela ONG Livelab e o Instituto Orizon Social, sistematizando de forma crítica as etapas realizadas em seis escolas públicas localizadas na região lindeira dos ecoparques da empresa Orizon no Estado de São Paulo. O projeto utiliza metodologias ativas, baseada em jogos cooperativos, com a implementação de gincana socioambiental, evento e visitas em campo, aplicados com 2.990 estudantes acima do 8º ano do Ensino Fundamental, com realização no período de março a junho de 2023. A partir da gincana a comunidade escolar propôs soluções viáveis dentro das escolas como implementar coleta de resíduos eletrônicos, construir e fazer o uso de composteiras e hortas, além de outras. Portanto, o desenvolvimento de projetos e atividades lúdicas baseadas na experiência do indivíduo e aplicadas em ciclos de mobilização e de engajamento comunitário, demonstra ser um recurso pedagógico efetivo para fomentar a Educação Ambiental em instituições que atendem o público infantojuvenil.
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Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros Nacionais de Engenharia e Desenvolvimento Social - ISSN 2594-7060
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