A Sociedade do Cansaço
o papel da lógica dominante na imobilização do ensino em Engenharia
Palavras-chave:
Ensino em Engenharia, Sociedade do cansaço, Doenças neuronais, Psicopatologias, DesmobilizaçãoResumo
O presente artigo busca levantar e avaliar de forma qualitativa fatores que caracterizam a sociedade do cansaço e seus efeitos dentro da sociedade e como isso reverbera no ensino de Engenharia. É feito um compilado de documentos publicados ao longo dos anos com a intenção de entender pelo contexto histórico o modelo de trabalho presente hoje na sociedade assim como as iterações entre as pessoas que a compõem. Busca-se também entender como a tecnologia está interferindo na saúde das pessoas sendo um grande vetor do aumento do índice de ocorrência de doenças neuronais ou psicopatologias entre jovens e adultos. Por fim, explora-se como esse contexto contribui para o afastamento da sua própria discussão dentro do ensino de Engenharia, através da crítica à lógica dominante de ensino reacionário, preparando os futuros engenheiros para um trabalho puramente técnico e imobilizado, atendendo os interesses neoliberais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros Nacionais de Engenharia e Desenvolvimento Social - ISSN 2594-7060
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.