A Atuação do Engenheiro Frente às Tensões entre Ciência, Tecnologia e Sociedade
Palavras-chave:
CTS; Tecnologia Social; Engenheiro Educador; Diálogo entre Saberes; Pesquisa-Ação.Resumo
A partir da constatação da crise epistemológica pela qual passa a ciência moderna, identificamos a emergência de uma prática crítica na engenharia. Contudo, uma atuação crítica e reflexiva requer uma formação que abarque a tensão entre ciência, tecnologia e sociedade, reconciliando estes campos. Para tanto, apresentamos o enfoque dos estudos em ciência, tecnologia e sociedade (CTS) como contraponto à visão aparentemente neutra da ciência e tecnologia. Dentro desse contexto, a emergência da Tecnologia Social como alternativa para a atuação social do engenheiro requer um novo tipo de engenheiro: o Engenheiro Educador. Quando atua dessa forma, o engenheiro acaba por perceber a necessidade de imersão em uma realidade socioambiental específica, do desenvolvimento do diálogo entre saberes, e da prática da pesquisa-ação.