Um Olhar Crítico Sobre a Educação do Campo

Autores

  • Sidimara Cristina
  • Leonel O. Pinheiro
  • Fábio S. de Souza
  • Wederson M. Alves
  • Gabriel Dayer Lopes de Barros Moreira

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar parte dos dados da pesquisa “Atualização e Qualificação do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Território do Vale do Mucuri – MG” prioriza ao que tange à educação do campo, tendo como foco principal contribuir para o aprofundamento e disseminação da proposta de criação de uma educação do campo contextualizada que atenda as necessidades dos jovens incentivando a permanência no meio rural. Considerado que essa é uma ação que muitos acreditam ser a forma mais relevante para a consolidação do Desenvolvimento Territorial Sustentável, para a realização desse trabalho foi executado um diagnóstico participativo, onde 30 estudantes mais uma equipe técnica foram preparadas para a abordagem em campo. A análise preliminar dos dados obtidos revela que a Educação oferecida aos habitantes do Território do Mucuri é precária. De fato, os conhecimentos adquiridos por parte dos entrevistados é um dos instrumentos de perpetuação da desigualdade social no referido território. Além disso, este estudo traz à luz questões primordiais na discussão a respeito das mazelas governamentais referentes à Educação do Campo.

Publicado

2010-12-01