A Aprendizagem Baseada em Problemas em prol da Formação Socioambiental em Cursos de Engenharia: Relato de Experiência

Autores

  • Bruna R. Barros
  • José A. Amorim
  • Cezar N. B. Candeia

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas - PBL; Pesquisa-ação; Extensão universitária; Resíduos Sólidos; Sertão alagoano

Resumo

No presente trabalho, busca-se apresentar uma experiência de emprego da Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL como recurso metodológico em uma disciplina de graduação dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas, ao longo dos semestres letivos de 2011.1 e 2011.2. Nesse sentido, através da definição de problemas reais da sociedade local, os graduandos desses cursos desenvolveram projetos de pesquisa-ação, os quais foram voltados à problemática socioambiental do Sertão alagoano, mais especificamente na questão do gerenciamento dos resíduos sólidos domiciliares e inclusão social dos catadores de materiais recicláveis de Delmiro Gouveia-AL. Essa iniciativa buscou, através da adoção das aprendizagens ativa e significativa, com a integração do ensino às atividades de pesquisa e extensão, melhorar as formações acadêmica, profissional e cidadã dos graduandos em engenharia, bem como contribuir com a comunidade local, no que se refere à geração de renda e educação ambiental.

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Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Universidade, formação na engenharia e educação