Educação ambiental, saneamento e tecnologia social
Os desafios na favela da Maré
Palavras-chave:
educação ambiental, educação popular, saneamento, tecnologia social, geração de dados cidadãResumo
A problemática de saneamento nas favelas revela mais do que a falta ao saneamento básico o racismo ambiental e desinteresse político em garantir o direito e a dignidade humana nesses territórios. Através da inconformidade com a realidade imposta nasce o projeto LUTeS, Lutas Urbanas Tecnologias e Saneamento. Neste artigo, abordaremos os desafios da educação ambiental e da construção de tecnologias sociais no contexto da Favela da Maré, mais especificamente na Escola João Borges de Moraes. Na nossa abordagem metodológica seguimos os princípios da educação popular e dialógica, inspirados em Paulo Freire, a Politecnia, a metodologia do Teatro do Oprimido e a práxis. Nossas aulas são ministradas em uma escola pública estadual que sofreu e ainda sofre com as consequências da pandemia e do desgoverno. Pudemos observar o engajamento dos estudantes ao longo desse processo, visando a transformação da sua realidade.
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- 2022-11-28 (2)
- 2022-11-25 (1)
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Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros Nacionais de Engenharia e Desenvolvimento Social - ISSN 2594-7060
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