v. 2 n. 1 (2005): Anais do II Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social

Centro de Tecnologia, UFRJ

Rio de Janeiro, RJ, BR

novembro 16, 2005 – novembro 17, 2005

http://www.soltec.poli.ufrj.br/eneds/

Publicado: 2020-05-05

Artigos

  • João Gabriel Coelho, Syssa de Carvalho Felix Pereira , Thiago José Dell’Armi Loures

    Resumo

    O objetivo deste trabalho é estudar o caso da implantação de uma separadora de resíduos sólidos na comunidade da Maré, identificando suas fraquezas e pontos fortes. A questão mostra-se interessante diante do fato de muitas iniciativas solidárias não obterem êxito e sustentabilidade, levantando dúvidas a respeito do que influenciaria na eficácia da Economia Solidária. Para análise do fato, foram usadas as Nove Teses de SANTOS(2002) e as cinco circunstâncias de GAIGER(2000).
  • Marcia Almeida

    Resumo

    A questão do combate a pobreza e a exclusão em vivem parcelas expressivas da população vem despertando interesse de diversos segmentos da sociedade brasileira. Nesse sentido, o desenvolvimento de projetos que propiciem a população excluída alternativas de sobrevivência através do trabalho produtivo associado a uma renda digna, tornou-se uma exigência social. A partir do resgate da experiência profissional da autora no trabalho de acompanhamento e assessoria à projetos de geração de trabalho e renda, este trabalho além de evidenciar a necessidade de distinguir e de se conhecer melhor as experiências relacionadas a mobilização de comunidades de baixa renda e de adequar as estratégias de ação às suas limitações e potencialidades, sugere a substituição da cultura do improviso pela gestão estratégica associada ao estudo de viabilidade econômica e mercadológica. Ao se criar mais um espaço de reflexão e propor algumas idéias e sugestões esperamos que, este trabalho possa contribuir para a compreensão desse cenário e que ofereça algumas ferramentas necessárias para a construção e viabilização dos projetos de geração de trabalho e renda como alternativa de combate a pobreza e a exclusão.
  • Regis da Rocha Motta, Vicente de Faria Cunha

    Resumo

    A participação da sociedade nas decisões que envolvem riscos vêm sendo relegada a segundo plano. Os órgãos ou agentes responsáveis por essas decisões vêem, na maior parte dos casos, a opinião pública como incômoda e intrusa. Usualmente, os especialistas tomam as decisões e apenas as transmitem à sociedade. Essa postura acaba por inibir ainda mais o envolvimento do grande público que se percebe manipulado de forma a ser condescendente com essas decisões. No entanto, é a sociedade a grande afetada pelas implicações inerentes às escolhas tecnológicas nas quais ela não opinou. Este trabalho descreve alguns conceitos propostos para análise e gerência de riscos e relata uma alternativa de inclusão da opinião pública nas decisões acerca desses riscos.
  • Arlete Cândido Moreira Vieira, Fabio Ricci

    Resumo

    O presente artigo pretende estabelecer o quadro teórico e histórico de como o Estado pode, em parceria com setores organizados da sociedade civil, estimular a organização coletiva das parcelas mais pobres e menos organizadas da população, a fim de promover seu desenvolvimento. Os limites e possibilidades de uma política pública de fomento ao cooperativismo como estratégia de desenvolvimento serão considerados com base em duas abordagens principais: de um lado, os debates sobre o papel de governos para o estímulo à participação dos cidadãos e sua organização em associações dentro de um quadro de redefinição das relações Estado-sociedade civil; de outro lado, o contexto de construção da economia solidária onde as pessoas se associam para produzir e reproduzir meios de vida segundo relações de reciprocidade, igualdade e democracia. A idéia de que a formação de laços de cooperação e a organização em associações podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida de populações pobres tem adquirido força entre teóricos e atores políticos. Experiências mostram que atores estatais também podem incentivar e apoiar essas comunidades para que se auto-organizem, o que pode ser decisivo para que elas se desenvolvam em termos sociais e econômicos.
  • Elaine Irene de Oliveira Mendes

    Resumo

    Este trabalho estuda o processo pelo qual comunidades pobres do nordeste rural puderam adquirir tecnologias adaptadas ao clima semi-árido nordestino. Para tanto, foi analisado os projetos sociais das Comunidades Eclesiais de Base de Acopiara – CE. O estudo constatou que a capacitação técnica dos agricultores, as condições especiais de financiamento, o diálogo com as organizações financiadoras e o carisma das lideranças locais foram os fatores motivacionais que mobilizaram os agricultores em condições de trabalho voluntário, minimizando a fome local.
  • Katia Maria Braga Edmundo, Daniella de Mello Bonatto Ramos, Daniel Becker, Nilza Rogéria Andrade Nunes Estrada, Rosane Souza, Amana Mattos

    Resumo

    O presente trabalho visa discutir a aplicação de um Diagnóstico Comunitário Participativo para fundamentar as intervenções na área de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Local em uma comunidade localizada em uma região de extrema pobreza e exclusão, a comunidade de Vila Paciência. A partir desse Diagnóstico, pôde-se identificar as áreas de maior interesse dos moradores e os principais problemas, a partir dos quais foram realizados projetos locais de intervenção. A devolução dos dados contidos no Diagnóstico, sob a forma de uma cartilha ilustrada, a mobilização de moradores em torno de discussões comunitárias, a identificação e a capacitação de lideranças locais para o trabalho visando o desenvolvimento e o empoderamento da comunidade, assim como a construção de uma Cozinha Comunitária dentro de Vila Paciência a partir dos projetos de lideranças locais são ações que se iniciaram com a realização do Diagnóstico Comunitário Participativo. O CEDAPS procura acompanhar, apoiar e viabilizar essas ações, no sentido de estimular e promover o Desenvolvimento Comunitário.
  • Luis Fábio Cruz

    Resumo

    O presente trabalho insere-se no campo de estudo da economia solidária e busca realizar uma comparação entre indicadores de avaliação de cooperativas que têm sido recentemente utilizados. Tomando como referência os instrumentos de avaliação de cooperativas levantados pela pesquisa intitulada Avaliando o desempenho das cooperativas: uma contribuição para a consolidação dos indicadores, apresentamos aqui alguns dados resultantes dessa pesquisa.
  • Daniela Gomes Metello

    Resumo

    O objetivo deste trabalho é relacionar as práticas inerentes às engenharias, com destaque para a engenharia de produção, ao novo modelo proposto: o da Economia Solidária. Para ilustrar mais claramente tais práticas, foram selecionadas três áreas específicas do sistema produtivo em que a engenharia de produção é identificada e as possibilidades de atuação dessa engenharia no novo modelo foram analisadas. As áreas abordadas foram: o modelo de gestão, no caso a autogestão; o desenvolvimento de tecnologias - as tecnologias sociais; e o desenvolvimento de redes, que no âmbito da Economia Solidária, são Redes Solidárias.
  • Daniel Braga Arêas, Sandra Albernaz de Medeiros, Marcos Pereira Estellita Lins

    Resumo

    Este trabalho aborda a questão da dimensão social e humana na formação do Engenheiro. Serão apresentados resultados parciais de uma pesquisa realizada com 131 alunos do curso de graduação de Engenharia de Produção da UFRJ, que buscava aferir a consciência do grupo pesquisado com relação ao papel do Engenheiro para a sociedade, e suas motivações e preocupações sociais. Após a apresentação dos resultados, serão abordados certos tópicos que devem ser considerados na discussão sobre o reforço dos aspectos sociais na formação do Engenheiro: a formulação de um Projeto Pedagógico condizente com este fim, a revisão dos tradicionais métodos de ensino-aprendizagem, e a questão da integração das áreas do conhecimento, sob a ótica da complexidade tal como é definida por Edgar Morin.
  • Aline Mendonça dos Santos

    Resumo

    As Incubadoras Tecnológicas de Empreendimentos Econômicos Solidários (ITEES) são propostas interdisciplinares, construídas com a perspectiva de elaborar um planejamento que procura reunir pesquisa e extensão em torno do tema da Economia Solidária, voltado para o atendimento das necessidades mais prementes dos excluídos da sociedade e que ao mesmo tempo pretende responder pelos objetivos e anseios programáticos da universidade.
  • Susana Iglesias Webering

    Resumo

    Este artigo constitui um resumo da dissertação de Mestrado concluído no Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ em 22 de setembro de 2005. Aborda o tema da Economia Solidária, justificando a necessidade de sua discussão a partir das lacunas não preenchidas pelo pensamento único e a concepção de desenvolvimento. O que é questionável em uma determinada realidade deve fazer surgir uma nova proposta, configurando o que viria a ser a teoria crítica e, a partir desse ponto, analisar a própria Economia Solidária como uma nova forma de produção, consumo e trocas. A falta de um diagnóstico mais preciso sobre a realidade da Economia Solidária, no entanto, surge como dificuldade para as suas elaborações e na formulação políticas públicas adequadas. O mapeamento de empreendimentos solidários que está sendo realizado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária em parceria com o Fórum Brasileiro de Economia Solidária aparece como um instrumento para o conhecimento dessa realidade.
  • Thales Paradela

    Resumo

    A formação de boa parte das cooperativas autogestionárias no setor industrial brasileiro tem sido feita sem um projeto organizacional tipicamente autogestionário. Isso, por vezes, gera um vácuo organizacional que dificulta o sucesso das experiências de autogestão. Nesse contexto, essa pesquisa propõe uma investigação acerca do desenvolvimento de uma metodologia de projeto organizacional que leve em consideração a nova realidade emergente a partir da possível adoção de uma prática de autogestão em uma pequena indústria situada no Rio de Janeiro. Para tanto, sugere uma abordagem ergológica do projeto que privilegia a transdisciplinaridade e o debate entre os polos de saberes constituídos (formal) e investidos (práticos). Nesse sentido, a ergonomia aparece como abordagem fundamental para a compreensão da realidade do trabalho necessária à construção de um primeiro nível de modelagem organizacional (com base na Análise Ergonômica do Trabalho - AET) e para a formalização do debate entre os saberes, privilegiando a emerção das diversas lógicas internas na organização, num quadro de simulação dos modelos anteriormente construídos (com base na Análise da Atividade Futura – AAF).
  • Ariana Mata Oliveira, Priscila Formoso da Cunha, Renata Santos Leitão

    Resumo

    O presente artigo apresenta de forma sintetizada um estudo feito no bairro Turma 26 da cidade de Cachoeira Paulista, São Paulo, onde alunas universitárias e profissionais de engenharia do Rio de Janeiro dispuseram-se a visitar o local e conhecer, a pedido da Secretaria Municipal de Saúde, os principais problemas que dizem respeito à falta de urbanização do bairro em questão. Para a criação de soluções implementáveis de melhoria no bairro, primeiramente foi realizada uma pesquisa domiciliar a fim de se coletar informações da população local e, com isso, facilitar a identificação dos principais problemas do bairro Turma 26. Conclui-se que, além de um projeto de urbanização, no qual deverá ser criada a rede de esgoto do bairro, é preciso melhorar a qualidade de vida da população dentro das suas residências. Para isso, decidiu-se aplicar a metodologia do programa de qualidade “5S” nas moradias da região, a fim de aumentar a organização interna das casas e, por conseqüência, torná-las mais agradáveis e saudáveis para seus moradores.
  • Maria das Graças Medeiros , Isabel Fernandes de Souza, Roberto Cintra Martins

    Resumo

    Este artigo pretende fomentar a continuidade do debate sobre a viabilidade da economia de comunhão no contexto hegemônico econômico, em curso, nacional e internacional. O propósito é difundir a temática economia de comunhão na liberdade e estimular novos estudos sobre o assunto. Apresenta a economia de comunhão na liberdade - EdC a partir da "hermenêutica da emergência", conceito cunhado por Boaventura Santos. Coteja os princípios da tradição cooperativa com os princípios da economia de comunhão, anunciados por Chiara Lubich, em 1991, no Brasil, à luz da prática dos fundamentos da EdC nos processos organizacionais de 890 pequenas e médias empresas familiares, que estão em processo de aprendizagem organizacional, no Brasil e no exterior. O artigo indaga se é possível considerar os princípios da EdC na gestão empresarial, a princípio no âmbito micro do movimento social que deu origem a EdC, como prática viável no contexto do capitalismo. Por ser um estudo de caráter preliminar, o artigo destaca indícios a serem aprofundados em outros estudos bem como aponta na direção da possibilidade da EdC ser reconhecida como uma hermenêutica da emergência.
  • Henrique Cunha Jr., Maria Estela Rocha Ramos, Norval Cruz

    Resumo

    Este artigo apresenta e discute a experiência da concepção e projeto de um Centro de Cultura numa comunidade negra rural, com estatuto de comunidades tradicionais afrodescendentes, localizada no interior do Ceará. O projeto do centro é uma atividade multidisciplinar, com base nas culturas de matriz africana, com enfoque na territorialidade e na cultura material e imaterial local. Parte de atividades de pesquisa participantes na área de educação brasileira. O processo de estudo do projeto e decisão sobre a edificação e das atividades previstas é realizado em estreita e continua colaboração entre o corpo técnico e a comunidade rural através de reuniões e atividades lúdicas. A compreensão do sentido da tecnologia voltado para o desenvolvimento social é foi fundamental para elaboração do projeto. As atividades realizadas servem de reflexão para a formação de profissionais das áreas tecnológicas quanto à apropriação da cultura e compreensão do papel social de engenheiros e arquitetos.
  • Mario Santos Ferreira, Antonio Carlos Araújo de Souza, Fabiane Azevedo de Souza

    Resumo

    O texto descreve a problemática da ausência de dados sobre a população de idosos no país, em nível nacional e regional. A falta de informação a respeito não permite uma fundamentação, em bases científico-tecnológicas dos conceitos de ambientes, espaços e utilidades para este grupo humano. O trabalho aborda, ainda, a confusão conceitual entre idosos e deficientes e estabelece premissas de requisitos e condicionantes para adoção em conceitos de produtos e ambientes para a terceira idade.
  • Ana Beatriz Pinheiro da Silva do Nascimento

    Resumo

    Esta dissertação traça um histórico do movimento cooperativista na Europa e no Brasil. O foco da discussão é o tratamento das cooperativas como uma alternativa aos problemas sócio-econômicos gerados pelo sistema capitalista, respeitando-se os princípios basilares do cooperativismo e garantindo o exercício do controle judiciário no combate as fraudes dos direitos trabalhistas vigentes em nossa Carta Magna.
  • Iuri Kothe, Bruno R. C. Ayres

    Resumo

    A ferramenta V2V (voluntário-a-voluntário) é uma Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para web desenvolvida pelo Portal do Voluntário para superar gargalos tradicionais entre o potencial voluntário e a oportunidade de ação. Baseia-se no entendimento de que quem deve promover o voluntariado é o próprio voluntário, com autonomia e de forma descentralizada.
  • Carlos A. Lisboa

    Resumo

    Este trabalho tem como objetivo principal destacar a importância dos cuidados e das conseqüências, ao nos depararmos com portadores de necessidades especiais no que se refere à sua inclusão e oportunidades na sociedade. Observa-se que houve bastante progresso quanto ao assunto, principalmente após Salamanca(1994), mas estamos ainda longe do que se estabeleceu na ocasião. No Brasil, com a Lei de Diretrizes e Bases (9394/96), verificou-se avanços em seus artigos 58 a 60, mas continuamos ainda um pouco distantes do que poderemos chamar de ideal. Com relação ao mercado de trabalho para pessoas portadoras de necessidades especiais, também houve progressos, mas espera-se mais das autoridades governamentais, dos empresários e da sociedade em geral. No campo educacional esperamos que governo e sociedade despertem para a preparação de professores especializados, capacitando-os, incentivando-os enfim, valorizando-os.
  • Gabriela Borsatto, Salomão Almeida Pereira, Renata Melo e Silva de Oliveira, Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas, Alvaro G. Rojas Lezana

    Resumo

    Atualmente, a demanda da sociedade pela atuação responsável de organizações públicas, privadas e do terceiro setor tem crescido significativamente. No âmbito das instituições educacionais, o empreendedorismo social igualmente tem se tornado uma necessidade para prover oportunidades de integração dos discentes no ambiente que irão encontrar nas organizações onde atuarão profissionalmente. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato baseado no estudo de caso das ações do Centro Acadêmico Livre de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. Faz-se reflexão sobre a influência de tal atividade na sensibilização de estudantes de graduação no que se refere à Responsabilidade Social.
  • Vinicia Cardozo, Climárcio Caetano

    Resumo

    O presente trabalho tem como objetivo ajudar na compreensão de estudos relacionados a problemas que envolvam transporte e inclusão social; buscando definir, através de propostas, o papel do sistema ferroviário da cidade do Rio de Janeiro como um possível instrumento de inclusão.
  • Joana Braconi da Silva, Thales Ribamar Miranda, Marco Alexandre Sapoznik Fisbhen, Rachel Edelman Kovacs

    Resumo

    O presente trabalho visa avaliar o que consideramos um dos paradoxos da atual reestruturação produtiva: a relação entre terceirização e organização do trabalho. Dessa forma, faz-se, através do estudo de uma empresa contratante de serviço terceirizado na área de manutenção, uma análise da relação existente entre os trabalhadores contratados e os terceirizados. A aplicação de um questionário à maioria os funcionários da área tornou possível adentrar mais afundo no verdadeiro sentimento do trabalhador e, com isso, montar um diagnóstico revelando aspectos significativos da forma de trabalho no local. Por fim, buscou-se sugerir um projeto de reorganização do trabalho, buscando melhorar determinadas situações encontradas.
  • Jeovana Nunes Ribeiro, Sarita Brazão Vieira, Francisco Soares Másculo

    Resumo

    O presente artigo é fruto de um trabalho de dissertação de mestrado em Engenharia de Produção na UFPB e traz uma síntese sobre quem são as pessoas portadoras de deficiência, o direito destas ao mercado de trabalho bem como a utilização do método ergonômico por parte das empresas como uma forte contribuição à inserção destas pessoas num trabalho que não agrave a deficiência existente e, conseqüentemente, a saúde dos seus funcionários.
  • Antonio Nunes Barbosa Filho, Natalia Asfora Frej

    Resumo

    Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados em três atividades distintas utilizadas como elementos de formação profissional e do perfil cidadão de alunos do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Duas disciplinas de graduação (Teoria do Trabalho, ministrada ao início do curso, e Engenharia de Produto, ao final deste) e o programa radiofônico “Tecnologia & Sociedade”, de veiculação semanal na Rádio Universitária AM, são analisados em suas contribuições na formação de profissionais comprometidos com as dimensões humana e social associadas à sua atuação enquanto engenheiros. O interesse demonstrado pelos discentes e sua a narrativa sobre as contribuições das disciplinas e da atividade extracurricular para a sua formação indicam o êxito das iniciativas.
  • Fatima Priscila Morela Edra

    Resumo

    Este documento apresenta o modelo de parceria entre a iniciativa privada e a comunidade para a viabilização e operacionalização de um projeto estratégico de turismo visando o desenvolvimento econômico e social da comunidade carente residente no bairro da Rocinha, maior favela vertical da América Latina, localizada na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.
  • Maria Dalva Casimiro da Silva, Rodrigo Felix Cardoso

    Resumo

    As reflexões contidas no presente artigo fazem parte de algumas conclusões obtidas do “I Seminário Nacional sobre Universidade & Cidadania”, que teve como tema central “Transformação Social: o quê dá certo?” promovido pelo projeto “Universidade&Cidadania” em 2003. O mesmo projeto deu origem ao Instituto Universidade Brasil – INUB, recentemente fundado. Neste artigo, pretendemos discorrer sobre o papel da universidade na sociedade e o
    exercício da cidadania através das várias áreas do saber, tomando como caso específico a área de Engenharia. Podemos dizer que as instituições de ensino superior são determinadas a serem instrumentos de desenvolvimento humano e da sociedade, quando numa perspectiva de promoção da vida cumprem seu papel de investigação científica, produção cultural e tecnológica, ensino e extensão. Neste sentido devem estar sempre próximas à sociedade, com a qual devem ter compromisso de promover, de formular respostas aos desafios que se apresentam e de formar cidadãos tecnicamente competentes, eticamente comprometidos e socialmente
    engajados.             To enable screen reader support, press Ctrl+Alt+Z To learn about keyboard shortcuts, press Ctrl+slash