v. 3 n. 1 (2006): Anais do III Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social

Centro de Tecnologia, UFRJ

Rio de Janeiro, RJ, BR

agosto 31, 2006 – setembro 1, 2006

http://www.soltec.poli.ufrj.br/eneds/

Publicado: 2020-05-05

Artigos

  • Cauam Ferreira Cardoso, Victor Bustani Valente, Gabriela Reses de Leon Nobrega Reses, Luiz Sérgio Philippi
    8

    Resumo

    Diante de um crescimento urbano cada vez mais insustentável, fruto da falta de planejamento e da desigualdade social, o número de áreas habitadas sem a infra-estrutura adequada tem aumentado significativamente no país. No ano de 2003, teve início em Florianópolis, o projeto Ações Ambientais na Comunidade da Serrinha e a Cidadania, numa comunidade adjacente ao campus universitário. A parte habitada do morro compõe-se, em sua maioria, por moradias em situação precária e com uma grave problemática relacionada à falta de saneamento básico. O projeto baseou-se, inicialmente, na construção um diagnóstico socioambiental participativo, que determinou como principal demanda da região, a falta de coleta de resíduos sólidos. Nesse sentido foi realizada uma parceria com a companhia responsável para que o serviço fosse oferecido em toda a comunidade. Uma vez transformada a infra-estrutura, teria de haver um processo educacional à altura dos avanços conseguidos. Com este intuito, a partir segundo ano a equipe planejou e realizou aulas regulares na escola local. Atualmente, a equipe conta com 30 pessoas atuando em três escolas de diferentes comunidades do entorno universitário, promovendo alternativas não só preventivas, mas inovadoras, que têm servido de exemplo e abrem precedentes para ações de caráter semelhante em outras localidades.

  • Heloisa Helena Albuquerque Borges Quaresma Gonçalves
    8

    Resumo

    Esta comunicação de pesquisa apresenta os resultados de um levantamento realizado no âmbito do Comitê Comunitário da Cidade de Deus, por quatro estudantes de graduação em engenharia de produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O estudo é uma atividade extensionista da Disciplina Gestão de Projetos Sociais e Solidários (GPS). Responde à quais são as visões e percepções de 11 presidentes de instituições que vivenciaram a historicidade do Comitê. Apresenta ainda o resultado da análise de conteúdo dos depoimentos que resultou em 17 categorias. Na conclusão destaca a relevância da inserção de um ator-pesquisador morador na Cidade de Deus na pesquisa de campo.

  • Arlete Candido Monteiro Vieira, Fabio Ricci
    8

    Resumo

    Esta pesquisa tem como objetivo geral, a verificação do Cooperativismo de Trabalho como uma possível alternativa à geração de trabalho e renda. Sendo assim, procurou-se descrever os principais conceitos que definem a Economia Solidária e o Cooperativismo, dando um maior enfoque à experiência brasileira, mostrando suas origens históricas e evolução contemporânea. Passou-se a analisar a Cooperativa e sua atuação que vai além da geração de emprego e renda. A pesquisa foi do tipo exploratória, com os dados coletados por meio de pesquisa bibliográfica e analisada de forma documental. Apesar da crise do mercado de trabalho apresentar um quadro de complexo enfrentamento e dos desafios enfrentados pelas cooperativas não serem poucos, pôde-se concluir que essa forma de trabalho pode ser considerada uma alternativa aos trabalhadores excluídos, desde que estes desfrutem de uma ideologia de vida que permeie a colaboração, a cooperação e a solidariedade, sejam direcionados por políticas públicas de apoio e incentivo, e organizem suas ações por um projeto, tendo como objetivo principal o resgate social e a cidadania.

  • Maria Estela Rocha Ramos, Henrique Cunha Jr.
    9

    Resumo

    No âmbito de projetos de escritórios de suporte técnico a comunidades que vivem em bairros de baixa renda, em construções precárias e de desenvolvimento sustentável de comunidades negras rurais desenvolvemos práticas que nos faz questionar a formação de Arquitetura e Engenharia para a habilitação de uma intervenção social. O país tem elevadíssimo número de moradias resultantes da autoconstrução em regiões sem urbanização e sem políticas públicas. São problemas nacionais para os quais deveríamos estar preparados. Este artigo aborda os problemas de concepção, de compreensão e da intervenção social ainda ausente dos currículos de graduação da Arquitetura e Engenharia. Quais conceitos e preconceitos guiam a formação do arquiteto e do engenheiro? Como ensinar, na formação do engenheiro e do arquiteto, a ler a realidade? E a organização do conhecimento como imposição geral? Qual significado de valores implícitos e explícitos nos currículos como sociedade ocidental, economia de mercado, neutralidade e universalidade do conhecimento tecnológico? Porque as formações são tão alheias à realidade?

  • Silvana Salomão, Angela Paula Simonelli, João Alberto Camarotto, Reynaldo Norton Sorbille
    9

    Resumo

    A estimativa para pessoas com deficiência no município de São Carlos é de 22.400 pessoas. Do total, cerca de 50% se encontram na faixa da População Economicamente Ativa. Segundo dados da Delegacia Regional do Trabalho em São Carlos, apenas 48,7% das vagas de emprego existentes para pessoas com deficiências foram preenchidas até abril de 2006. Apesar da vigência da lei n o 8.213/91 (24/07/1991), conhecida como Lei de Cotas, verifica-se a necessidade de ações conjuntas entre todos os atores sociais envolvidos na inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho: empregadores, trabalhadores, poder público e instituições de ensino. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar um projeto para implementar uma rede de ações para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho de São Carlos, através da parceria da Universidade Federal de São Carlos, Delegacia Regional do Trabalho e Prefeitura Municipal. Caracteriza-se como um projeto piloto e visa como resultados a efetivação de um sistema de informação gerencial protegido, criação de programas de qualificação profissional, análises das tarefas profissionais e habilidades da pessoa com deficiência, desenvolvimento de tecnologias assistivas, intermediação de vagas de emprego e incubação de negócios.

  • 11

    Resumo

    A discussão de um tipo de desenvolvimento a ser buscado em prol da preservação da humanidade, o chamado desenvolvimento sustentável, ganha força e constitui-se em novo paradigma. Porém, tal como definido, o desenvolvimento sustentável permite amplas interpretações e, por conseguinte, distintas possibilidades de concretização. Entender a razão deste fato e avaliar as possibilidades e formas de realização desse desenvolvimento de novo tipo, e o papel da engenharia de produção neste desafio é o objetivo do artigo.

  • Sandra Regina dos Anjos Oliveira, Emmanuel Paiva de Andrade
    8

    Resumo

    Este artigo expõe parte dos resultados originários da dissertação “Búzios, toda temporada! A relação Educação, Turismo e Cultura: Estudo de caso do TECTUR/CEJOB” apresentada ao Mestrado em Sistemas de Gestão da Universidade Federal Fluminense. Sugere ações no sentido de tornar mais eficaz a interação dos alunos do Curso Técnico de Turismo do Colégio Estadual João de Oliveira Botas – Tectur/Cejob, localizado no Município de Armação dos Búzios - RJ, com o poder público e a iniciativa privada. Tais ações poderiam auxiliar na geração de trabalho e renda para os munícipes e demais trabalhadores da região.

  • Jeovana Nunes Ribeiro, Ana Maria de Oliveira Damasceno, Anísio José da Silva Araújo
    10

    Resumo

    Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada com Pessoas com Deficiência (PCD’s) e empresas da região Nordeste, cadastradas na instituição FUNAD/CORPU. Neste, relatamos os desafios gerados pelas políticas de inclusão no trabalho; uma breve síntese sobre o percentual das PCD’s existente no Brasil; a visão destas pessoas e dos empresários à inclusão no mercado de trabalho no estado da Paraíba.

  • Vanessa Ferreira Mendonça de Carvalho
    8

    Resumo

    Este artigo analisa diferentes abordagens de indicadores de desempenho dentro da perspectiva de projetos e empreendimentos sociais e solidários. A partir dessa análise, mostra-se a importância estratégica dessa ferramenta de gestão para a continuidade desses empreendimentos.

  • Joana Thiesen, Maira Nunes, Rosane Marques, Amana Mattos
    6

    Resumo

    O presente artigo discute a implementação de uma Cozinha Comunitária na comunidade de Vila Paciência. O projeto, realizado pelo CEDAPS, conta com a parceria do SOLTEC através de um Programa de Desenvolvimento e Empoderamento focado na Promoção da Saúde. As metas são: a construção da cozinha, a capacitação do grupo de mulheres em noções de empreendimentos solidários e o acompanhamento dos primeiros meses de produção. A cozinha produzirá alimentos nutritivos de baixo custo, objetivando melhorar a alimentação de crianças da comunidade e gerando renda para as mulheres envolvidas na produção

  • Henrique Novaes, Renato Dagnino
    8

    Resumo

    Este texto discorre sobre o papel do engenheiro numa sociedade de classes. Verifica-se inicialmente que os engenheiros vêem de forma “naturalizada” sua inserção na socieadade: eles não percebem - ou percebem parcialmente- em que medida sua atuação reforça ou solapa as relações de produção capitalistas, qual o sentido do seu trabalho, se contribuem ou não para a emancipação da classes subalternas. Apesar de sabermos que há outras formas de atuação, nos concentramos na função do engenheiro enquanto classe auxiliar dos capitalistas no processo de trabalho e na atividade desempenhada pelo engenheiro enquanto pesquisador e professor universitário. Para os últimos, apresentamos o conceito de Adequação Sócio-Técnica como um instrumento que pode os auxiliar a trilhar alguns caminhos para a construção de um estilo alternativo de desenvolvimento.

  • Carlos Alberto Nunes Cosenza, César das Neves, Fernando Rodrigues Lima, Flávio Raposo de Almeida
    8

    Resumo

    Este trabalho apresenta métodos e resultados de um estudo de localização de plantas para produção de Biodiesel a partir da mamona (Ricinus communis L.) na região nordeste brasileira, com foco na inserção social. Foram abordados fatores de cunho social e econômico, e considerada a oportunidade de geração de emprego e renda. Os empreendimentos estudados objetivaram o assentamento de famílias e o desenvolvimento de atividades voltadas para pequenos e médios produtores agrícolas da região do semi-árido nordestino. A estratégia, determinada por instituições governamentais, consistiu em fixar o agricultor à terra através do plantio da mamona de sequilho, uma espécie adequada ao clima e solo locais, que pode ser cultivada em consorcio com o feijão. Um Sistema de Informações Gráficas Georeferenciadas, utilizando tecnologia GIS (Georeferenced Information System), e um modelo de Localização Hierárquico, baseado em Lógica Fuzzy permitiram obter a hierarquização das localidades majorando os fatores de ordem social. Os resultados subsidiaram estratégias governamentais para determinação das zonas de plantio, esmagamento e produção do biodiesel que receberiam incentivos e projetos.

  • Rogério da Silva Rocha, Emerson Araújo, Fabiano Costa
    11

    Resumo

    São várias as dificuldades e as exigências que o mercado de trabalho apresenta para uma grande parcela da população do país. Para muitos, a inserção no mundo do trabalho, ou sua reinserção, tem se tornado cada vez mais problemática. É fato que, hodiernamente, a maior parcela desses trabalhadores dificilmente conseguirá fazer parte do mercado de trabalho formal nos moldes de outrora, dadas as mudanças ocorridas nas relações de trabalho para atender às expectativas da Economia Globalizada. Todas essas dificuldades são encontradas também em Nova Iguaçu, município pertencente à Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Desta forma, é para esses trabalhadores que a economia solidária existe. Dentre os instrumentos de economia solidária podemos citar as incubadoras de empreendimentos populares e as incubadoras tecnológicas de cooperativas populares que são voltadas para promover o desenvolvimento econômico local pela inclusão social de diversos trabalhadores. As incubadoras são organizadas de forma a atender às necessidades da população local seguindo os princípios cooperativistas e de autogestão com vistas a suprir o déficit de geração de empregos formais. Sua implementação, em geral ocorrida nas Universidades, pode e deve ser fomentada pela sociedade civil organizada, ou mesmo pelos organismos governamentais como forma de Política Pública.

  • Ana Paula Leivar Brancaleoni, Ana Claudia Giannini Borges, Perla Calil Pongeluppe Wadhy Rebehy
    7

    Resumo

    Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados obtidos, nos dois últimos anos (2004/06), por um projeto de extensão do Curso de Administração da Unesp/Jaboticabal, que visa desenvolver ações que possibilitem a capacitação de ONG’s, associações e grupos da sociedade civil da região para a gestão autônoma e auto-suficiente. Para tanto, utiliza-se uma metodologia qualitativa, dentro dos pressupostos da pesquisa-ação. Os trabalhos são realizados em grupo, visando superar a transmissão de conhecimentos técnicos e construindo efetivamente espaços facilitadores da reflexão e tomada de consciência de aspectos relevantes de sua organização cotidiana. Os trabalhos em grupo são sistematicamente registrados. Dentre os resultados obtidos, constata-se que as iniciativas em economia solidária que visam o rompimento com o assistencialismo e o trabalho alienado devem, necessariamente, ter como ponto fundamental a participação do coletivo, o desenvolvimento do sentido cooperativo e da auto-gestão. Em relação aos projetos de extensão têm-se por desafio agregar aos conhecimentos técnicos os de caráter psico-social e político. Além disso, observa-se a importância de se construir formas de gestão e organização do trabalho adequadas aos diferentes grupos, que promovam uma maior inclusão dos mesmos no processo de trabalho e, portanto, uma maior geração de renda.

  • Antonio Carlos Nunes
    8

    Resumo

    Muito se tem pesquisado e discutido sobre as transformações dos processos produtivos e a consolidação de novos paradigmas de gestão de operações visando à otimização dos modelos anteriormente aceitos no contexto da Teoria Taylorísta. Entre muitos temas abordados, nessa reformulação dos modelos de gestão da produção, encontra-se a discussão da ética, da responsabilidade social e da sustentabilidade. O desequilíbrio imposto pela globalização exige novas configurações e habilidades organizacionais. A capacidade de interagir de forma cooperativa com outros e com a sociedade é fundamental para a sobrevivência, a legitimidade e a competitividade no mercado. Neste sentido, o presente artigo objetiva discutir a necessidade de se pensar o Engenheiro como parte de um sistema mais amplo, onde a responsabilidade social é uma vantagem competitiva dinâmica porque protege insumos básicos na produção, o meio ambiente produtivo e humano no longo prazo. Para tanto, é abordado a responsabilidade social em uma visão de cadeia, enfocando no contexto da produção, Discute-se a busca pela vantagem competitividade, o conceito de responsabilidade social de forma sistêmica e multidimensional, a gestão socialmente responsável numa visão de cadeia.