v. 5 n. 1 (2008): Anais do V Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social

USP

São Paulo, SP, BR

setembro 2, 2008 – setembro 3, 2008

Publicado: 2020-05-05

Artigos

  • Carlos Machado, Rodrigo Vilani

    Resumo

    O presente trabalho tem por objetivo analisar os investimentos reservados à área de energia (petróleo e gás natural) pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal tendo como pano de fundo os princípios da política nacional de meio ambiente. Trata-se de contribuir para a discussão relativa à introdução da temática ambiental nas ações tomadas pelos diversos setores do Poder Público, especificamente aquelas voltadas para a matriz energética brasileira. A partir de uma leitura da base de dados existentes no portal eletrônico do PAC, das críticas realizadas ao Programa e da literatura especializada, conclui-se afirmando que o PAC está estruturado com base num modelo desenvolvimentista de viés exclusivamente econômico sem levar em consideração qualquer medida social e ambiental para sua aplicação. Ressalta-se a relevância da discussão multidisciplinar para o fortalecimento das políticas ambientais voltadas, em última análise, para a concretização da qualidade de vida das presentes e futuras gerações

  • Ana Claudia Borges, Ana Paula Brancaleoni

    Resumo

    Este artigo discute a trajetória de um Projeto de Extensão da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, que tem por objetivo o trabalho com grupos para o desenvolvimento de auto-suficiência e autogestão. Adotou-se uma metodologia qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a análise documental dos registros de supervisões e trabalhos realizados no Projeto, no período de 2004 a 2007. Além disso, também foram utilizados os dados obtidos em questionários padronizados, aplicados aos ingressantes do Curso de Administração nos anos de 2005, 2006 e 2007.

  • Eliete Crestani, Jorge Alberto Müller

    Resumo

    O uso do plástico explodiu a partir de meados do século passado. A sociedade em seu uso indiscriminado tem sido cúmplice nos problemas ambientais causados pelo derrame na natureza seja nos depósitos de lixo (lixões, aterros sanitários, entre outros), bem como a disposição do plástico em rios, ribeirões, cercas, bueiros causando sérios problemas de entupimento os quais não demoram menos de 500 anos sem decomposição. O projeto Bolsa Ecológica foi criado na expectativa, já confirmada, de ser uma alternativa ao uso das sacolas plásticas. O objetivo entremeio da bolsa ecológica é ser muito mais que apenas uma bolsa retornável, mas disseminar um conceito, o conceito da sustentabilidade. As Bolsas Ecológicas ao confeccionadas por uma cooperativa de mulheres que apresentam vulnerabilidade social as quais são assistidas pela Política Municipal de Assistência Social. No primeiro mês de projeto potencialmente 20.000 sacolas plásticas deixaram de ser espalhada em nosso planeta.

  • Léo Ferreira, Rossandro Ramos

    Resumo

    O artigo tem por objetivo avaliar o estoque de capital social do arranjo produtivo local de Gemas de Teófilo Otoni, localizado no Vale do Mucuri, Minas Gerais. Para tanto, recorre-se a uma metodologia que permite calcular o índice de capital social para o arranjo produtivo local. Conclui-se que o índice de capital social da região poderá ser aumentado através de ações mais focadas nas necessidades da região. Conclui-se que diversas são as variáveis que podem ser capazes desta intervenção, criando as condições necessárias para o desenvolvimento do arranjo produtivo local, e deste modo, atenuar a possível existência de distorções geradas por políticas públicas e falhas de mercado que acarretam resultados pífios para o desenvolvimento do arranjo produtivo local.

  • Antônio Carlos Demanboro, Giovanna Oliveira

    Resumo

    As diferentes necessidades mundiais vem apontando para o crescimento cada vez maior de especialistas que possam tratar e propor ações para minimizar os problemas sociais e ambientais. O desenvolvimento de novas técnicas de engenharia pode contribuir para a melhoria na qualidade de vida, sendo que a habitação social sustentável é uma das saídas para equacionar os problemas de déficits habitacionais, uma vez que proporcionam um ambiente mais saúdavel e equilibrado. Neste contexto, as habitações de interesse social (HIS) são discutidas, dando ênfase ao planejamento integrado das moradias, baseado em técnicas alternativas para diminuição dos custos e dos impactos ambientais, visando a sustentabilidade dos empreendimentos.

  • Anna Paula Costa, Clarice Pachi, Jorge Yamamoto

    Resumo

    Este estudo procura auxiliar o trabalho organizacional de ONGs, como a Oficina Profissionalizante Clube de Mães do Brasil, por meio do uso de práticas simples de Gestão do Conhecimento, bem como ferramentas de TI gratuitas, disponíveis na internet. A criação de um portal do conhecimento usado como cenário para o estudo de métricas de avaliação da melhoria dos trabalhos será o assunto abordado no artigo.

  • Andre Luiz Marguti

    Resumo

    Saúde e Saneamento Básico são indissociáveis: segundo a OMS, para cada dólar investido em saneamento, de quatro a cinco dólares são economizados em saúde preventiva. Historicamente, o desenvolvimento das cidades e o aumento da expectativa de vida estão relacionados ao desenvolvimento do sistema de saneamento básico na respectiva região. O saneamento básico compreende quatro grandes áreas, quais sejam: abastecimento e tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto, gestão de resíduos sólidos e drenagem urbana. Com o contínuo desenvolvimento e avaliação da Bandeira Científica, projeto de extensão universitária da Faculdade de Medicina da USP no qual anualmente se prestam serviços de saúde a uma cidade carente do Brasil, levantou-se a importância de desenvolver ações também na área de saneamento básico, principalmente visando perpetuar os benefícios do trabalho realizado pelas áreas de saúde. Isso ocorre, pois, sem conhecimento e acesso ao saneamento, as pessoas acabam por se contaminar novamente com doenças tratadas durante a expedição anual. Sendo assim, as Engenharias Civil e Ambiental, cujos currículos na Escola Politécnica da USP contemplam matérias sobre saneamento, foram convidadas a integrar o projeto, realizando desde 2006 atividades educativas e análises de infra-estruturas dos municípios atendidos pelo Projeto.

  • André Ricardo de Souza

    Resumo

    O comportamento econômico é uma categoria que perpassa os campos de interesse e atuação de psicólogos, economistas e cientistas sociais. Do ponto de vista psicológico, diz respeito à conduta do indivíduo face aos demais e também a seus processos de tomada de decisão no interior das organizações. Numa perspectiva sociológica, o indivíduo é sujeito de ações interpretáveis que em conjunto formam arranjos sociais, abrangentes também à esfera econômica. Já o economista analisa esse comportamento enquanto resposta do indivíduo a problemas estritamente econômicos, basicamente de trabalho e consumo, ou seja, de produção e utilização da renda. Empreendedor é aquele que, além da diversidade possível de bens e serviços produzidos, pode assumir feições diferentes também conforme dois conjuntos de valores e atitudes, ou dois modelos de comportamento econômico, orgânica e ideologicamente opostos: o empreendedorismo liberal e a economia solidária. O modelo do empreendedorismo liberal tem um caráter individualista e corporativista. Já, a economia solidária é essencialmente associativo-coletivista. Enquanto o empreendedorismo liberal é tido como um “pressuposto natural” da sociedade moderna, a economia solidária se apresenta como um movimento que pretende recuperar a antiga utopia militante do socialismo. O presente trabalho constitui uma análise das nuanças da oposição entre esses dois modelos.

  • Zinara Marcet de Andrade Nascimento

    Resumo

    O presente texto tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca do papel do engenheiro frente à relação sociedade, ciência e tecnologia. Percebe-se que no atual estágio de avanço da ciência e sua respectiva aplicação em tecnologia, a engenharia ganhou destaque por ser capaz de preparar profissionais aptos a produzir inovações. Por outro lado, há muito essa categoria de profissionais é chamada para uma visão mais responsável e humanizada na produção e na utilização da ciência e da tecnologia. Porém, apesar de anuência de que sobre a lógica do capital a ciência e a tecnologia são sistematicamente utilizadas em prol do lucro, poucos questionam a mais-valia. Para melhor elucidar tais questões, utiliza-se o referencial teórico marxista. Conclui-se que é preciso compreender a essência predatória do referido modo de produção para poder alterar-lhe as estruturas e com isso utilizar a ciência e tecnologia em todos os ramos a favor da classe trabalhadora e da emancipação da humanidade.

  • Fernando de Oliveira Gil, Maria Inês Piffer, Nathalia Sautchuk Patrício

    Resumo

    A engenharia é uma das áreas fundamentais para o desenvolvimento tecnológico e científico de um país pelo seu caráter transformador. Neste artigo faz-se uma reflexão sobre o aspecto social na formação do engenheiro, analisando-se o Programa Poli Cidadã da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e suas influências. O Programa Poli Cidadã surgiu do planejamento estratégico da escola, o Poli 2015, com o objetivo de incentivar a realização de projetos de graduação que atendam a necessidades identificadas junto a organismos representativos da sociedade. Atualmente, são desenvolvidas atividades extensivas e intensivas no âmbito do programa. Projetos de Conclusão de curso e de Iniciação Científica são exemplos de atividades extensivas. Durante os períodos de férias escolares são realizados trabalhos de campo, nos quais alunos “se mudam” durante um período para uma comunidade carente visando aplicar os conhecimentos de engenharia à realidade local, caracterizando assim as atividades intensivas. As atividades desenvolvidas pelo Programa demonstram a preocupação com a formação do engenheiro cidadão, que sabe utilizar a tecnologia, sempre, a serviço do homem e da sociedade.

  • Cesar Luis Villasboa de Vasconcellos, Gleidson Machado de Lima, Rejane Lúcia Loureiro Gadelha, Suelen Fontes Lyszy

    Resumo

    O presente artigo tem como objetivo relatar as experiências dos alunos da graduação que serão identificados como MULTIPLICADORES. A experiência é sobre atuação na comunidade da Vila Residencial, localizada no Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do Laboratório de Informática para a Educação do Departamento de Eletrônica da UFRJ. O projeto, procura através do uso da informática como ferramenta, desenvolver um trabalho que possibilite a realização de uma atividade interdisciplinar, que visa dar reforços nas disciplinas de língua portuguesa e inglesa, matemática e simultaneamente aprende a operar um microcomputador.

  • Luiz Arthur Silva de Faria

    Resumo

    Este trabalho apresenta, à luz de algumas das questões levantadas na “International Conference on the History of Computing” (realizada em abril de 2000 na Alemanha), uma breve análise de duas proposições envolvendo o mundo do software que se colocam atualmente no Brasil: o Portal do Software Público Brasileiro e as cooperativas de software livre. Tais proposições têm em comum, além do envolvimento com softwares, a (re)abertura de debates sobre temas aparentemente consolidados, naturalizados. Como referencial teórico para o exame destas questões são utilizados os Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), e em especial suas concepções sobre coletivos e (des)construções de fronteiras. As proposições examinadas, e os coletivos com elas envolvidos, comunicam-se com a chamada economia solidária e apontam para o conceito de commons, cuja principal característica talvez seja a de um arranjo institucional onde nenhuma pessoa tem o controle exclusivo do uso e da disposição de qualquer recurso particular.

  • Felipe Dias de Rezende Machado, José Felipe Torres Lima, Mariana Aguiar Massote

    Resumo

    Este artigo pretende descrever o desenvolvimento de uma ferramenta informática para o apoio no letramento e discutir sua inserção na educação pública. O trabalho é desenvolvido pelo Laboratório de Informática para Educação(LipE) do Departamento de Eletrônica e Computação da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na metodologia foi usada pesquisa participativa, ou seja, envolvendo todos os atores sociais. Passos para o desenvolvimento do software foram descritos. Os resultados foram o desenho e a implementação do software LIpE Frases e a interação entre os estudantes de graduação e o meio social onde estes são inseridos. A pesquisa participativa ajudou a aperfeiçoar os métodos utilizados para garantir que o objetivo principal fosse logrado. O trabalho concluiu que o software se mostrou útil ao apoio ao ensino e, portanto o objetivo foi atingido.

  • Cecilia Amelia Zavaglia, Eder Albuquerque, Elisabeth Maria Sanches, Nubia Suely Santos

    Resumo

    No desenvolvimento de novos materiais de engenharia, as matérias-primas vegetais têm gerado grande interesse, devido ao seu potencial de configurarem produtos ecologicamente corretos, de baixo impacto ao meio ambiente. Fibras vegetais como linho, sisal e curauá, são utilizadas como reforço em materiais compósitos, em aplicações no mobiliário, construção civil e indústria automobilística. Neste trabalho, é mostrado como a produção de fibras vegetais se constitui numa atividade intrinsecamente ligada aos conhecimentos tradicionais de comunidades ribeirinhas da Amazônia, e como essa atividade é considerada importante no desafio de tornar viável econômica e ecologicamente a exploração dos recursos da floresta. Os principais aspectos de estudos locais recentes que utilizaram fibras vegetais da floresta para reforçar compósitos poliméricos são comentados. Características como morfologia, propriedades e aplicações das fibras vegetais são mencionadas para fibras como curauá, sisal, miriti e juta, entre outras. Essas iniciativas mostram como a engenharia pode buscar modelos de uso sustentável da floresta, assim como também reconhecer o papel fundamental das comunidades locais no equilíbrio deste sistema.

  • Maximo Augusto Masson, Suzana Saraiva

    Resumo

    O trabalho sublinha a importância da área de engenharia em qualquer projeto de desenvolvimento econômico e social, salientando que quaisquer propostas neste sentido necessariamente devem ter em consideração características da política para a educação superior em termos gerais. São discutidos aspectos históricos da educação superior brasileira e suas correlações com a trajetória de desenvolvimento ao longo do século XX, bem como as exigências postas pela intensificação da integração internacional com o advento do processo de globalização. Aponta-se a necessidade da implementação de políticas para o setor educacional superior que possibilitem articular desenvolvimento e redução das desigualdades sociais e que diretrizes podem ser empregadas.

  • Arlete Candido Monteiro Vieira

    Resumo

    Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre as políticas públicas de geração de trabalho e renda, considerando os empreendimentos de Economia Solidária como saída viável a questão de exclusão social gerada pelo desemprego. Propõe uma análise articulada das formas de atuação do poder público em fomentar tais atividades. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa exploratória que se baseia em uma pesquisa empírica, de base qualitativa que compreendeu duas cooperativas populares localizadas no Vale do Paraíba Paulista, onde foram utilizados os instrumentos de observação e análise documental do processo de constituição e funcionamento de cooperativas populares de reciclagem de resíduos sólidos. O estabelecimento de políticas públicas de promoção social provou ser fator de suma importância para o desenvolvimento dos empreendimentos analisados, porque com o apoio governamental as ações fluem com maior facilidade e a sociedade civil será envolvida de forma natural.

  • Bernardo Rittmeyer, Celso Alexandre Alvear

    Resumo

    Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir o projeto de desenvolvimento de Tecnologias da Informação para Fins Sociais que vem sendo desenvolvido pelo SOLTEC/UFRJ. A partir do processo de construção conjunta de um portal comunitário da Cidade de Deus com atores locais, este projeto está contribuindo no fortalecimento da organização comunitária, estabelecendo articulações entre diversas organizações sociais. Assim, este artigo descreve a metodologia utilizada, os resultados obtidos até o momento e aponta para a importância de desenvolver sistemas de informação comunitários que permitam a troca de informação local e se relacionem com sistemas nacionais a fim de articular soluções locais com políticas nacionais.

  • Gilvane Ribeiro, Ligia Silva, Luis Henrique Abegão

    Resumo

    Este trabalho visa discutir o horizonte da economia solidária na geração de trabalho e renda, a partir de uma experiência no município de Volta Redonda-RJ, fruto da parceria da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (SMAC) com a Universidade Federal Fluminense (UFF). Com base nas transformações econômicas ocorridas no Brasil, nos anos 1990, analisa-se a emergência de empreendimentos populares solidários como alternativa ao tímido crescimento econômico do país, refletido no encolhimento do mercado de trabalho e na queda da renda per capita do brasileiro. Analogamente, procura-se enfatizar a necessária e potencialmente bem sucedida parceria universidade-sociedade-poder público na construção e fortalecimento de tais experiências. Em particular, apresenta-se o trabalho que vem sendo desenvolvido no âmbito da parceria SMAC-UFF e discutem-se as dificuldades e as perspectivas desta iniciativa.

  • Sandra Veiga

    Resumo

    Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o processo de elaboração e articulação para a implementação de uma política pública a partir de uma tentativa de parceria entre o Soltec – Núcleo de Solidariedade Técnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o governo do estado do Rio de Janeiro através da vice-governadoria e das secretarias de obras e de habitação, junto com o Comitê de Desenvolvimento Sustentável de Vila Paciência. A sua finalidade é a construção de casas populares com geração de trabalho e renda através de empreendimentos autogestionários e formação de mão-de-obra e, ainda, a organização política autônoma da comunidade de Vila Paciência, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Aborda os entraves e visões divergentes na organização de padrões de desenvolvimento socialmente mais inclusivos e justos que acabam determinando limites para a gestação de uma nova economia e mesmo para a formatação de uma política pública mais inovadora e inclusiva de contingentes que se encontram à margem da sociedade. Do ponto de vista da Universidade discute os impactos de um projeto de extensão, ensino e pesquisa junto aos alunos e seus resultados em termos de publicações e desenvolvimento de novos conhecimentos.

  • Victor José Baldan

    Resumo

    Este artigo apresenta uma investigação sobre todo o trabalho desenvolvido na Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e na Fábrica de Artefatos Reciclados de Cimento, localizadas na cidade de São Carlos/SP. Todos os processos que compreendem desde a chegada do resíduo bruto (entulho), passando pelo processo de reciclagem, confecção dos materiais, e suas posteriores aplicações, são realizados através da mão-deobra de reeducandos (presidiários) da região de São Carlos, visto que, o destino dos materiais fabricados, tem como destino, a construção de habitações populares para a comunidade de baixa renda e outras obras de carater social.

  • Aldo João Saltão, Gustavo Karuka, Rafael Kumagai

    Resumo

    A disponibilidade de um grupo maior de alunos voluntários para o estudo de problemas sociais induziu a preparação de um questionário a ser aplicado durante toda uma semana para uma reavaliação, desta vez quantitativa, dos problemas sociais enfrentados por várias comunidades carentes deslocadas de seu assentamento inicial pela construção do Rodo Anel e agrupadas, sem coesão social, numa área próxima que resultou super povoada e com problemas aumentados. A aplicação de um questionário deu bons resultados que permitiram a seleção de alguns problemas mais importantes que já estão sendo tratados, criando a necessidade de transformar as atividades intensivas que geraram esta informação em atividades extensivas que possam resultar em soluções bem orientadas, com vistas a formar um grupo de trabalho e um corpo de conhecimentos muito necessário nesta época de mudanças radicais na sociedade de modo a permitir o nivelamento da sociedade pelo seu nível mais alto através da aplicação dos ganhos sociais também no desenvolvimento dos atualmente menos favorecidos. Estes resultados foram obtidos pela dedicação de um grupo de alunos voluntários da EPUSP associados ao grupo de trabalho conhecido como Poli Cidadã. A geração, obtenção e uso dos dados necessários foi executada por esse grupo de voluntários para a criação de novos mecanismos de seleção de temas de importância social e do acompanhamento e sua evolução ao longo do tempo.

  • Ana Lúcia Motta, Hélio José Soibelman

    Resumo

    Este trabalho apresenta uma metodologia desenvolvida para que os gestores ambientais de embarcações de obras de engenharia possam avaliar o desempenho ambiental de seus sistemas de gestão, utilizando os princípios das Normas ABNT NBR ISO 14.001:2004 (sistema de gestão ambiental) e a ABNT NBR ISO 14.031:2004 (avaliação de desempeno ambiental). A metodologia foi baseada no princípio de que os objetivos e metas ambientais e seus indicadores devem estar diretamente relacionados aos aspectos e impactos significativos.

  • Diego Tresinari dos Santos

    Resumo

    Este trabalho tem como objetivo demonstrar que a educação à distância (EAD) pode exercer significante influência no desenvolvimento de projetos comunitários, uma vez que ela pode ser utilizada através da ministração de cursos visando motivar o desenvolvimento destes tipos de projetos. Especificamente este artigo discutirá como o curso de curta-duração à distância, que utiliza o ambiente TelEduc de ensino, sobre Aproveitamento de Resíduos Agro-industriais pode motivar os participantes, graduandos e pós-graduandos de engenharia, a desenvolverem projetos que visem geração de trabalho e renda a comunidades carentes através do aproveitamento de um resíduo agro-industrial específico.